Se você está pensando em se mudar, é importante conhecer os tipos de imóveis e selecionar aquele que mais se adapta ao seu perfil. Nesse sentido, entenda o que é apartamento sem condomínio e veja se essa é a opção que mais atende às suas necessidades.
Para saber como funciona esse tipo de imóvel, conhecer as medidas de segurança e os custos desses apartamentos, acompanhe o conteúdo que a Melhortaxa preparou com exclusividade para você. Confira a seguir tudo sobre o assunto.
Qual é a definição de um apartamento sem condomínio?
Geralmente os apartamentos sem condomínio são pequenos prédios, compostos por dois ou três andares, com poucos apartamentos por andar. A fachada também é discreta, e a cobertura pode ter uma área comum ou solário para os moradores.
O preço de um imóvel nesse estilo é geralmente menor que o dos grandes condomínios, porém essa não é uma regra. O valor de um apartamento sem condomínio varia de acordo com o metro quadrado da região, a infraestrutura local, o bairro, a metragem, a quantidade de dormitórios e a de vagas de garagem.
Engana-se quem imagina que um imóvel sem condomínio não tem taxa nem gera despesas mensais. Há uma estrutura, mesmo que mínima, que é aplicada nesse tipo de apartamento.
As administradoras têm um custo para manutenção de um prédio, e isso faz com que a taxa condominial seja menor quando comparada à dos grandes empreendimentos imobiliários. Os custos são divididos em limpeza, luzes de emergência, manutenção dos portões, extintores de incêndio, entre outros.
Porém, as despesas comuns dos grandes condomínios são inexistentes, já que não há área de lazer, piscinas, espaço gourmet, churrasqueira, quadras poliesportivas etc.
Como funciona a cobrança de taxas nesse tipo de imóvel
Como um apartamento sem condomínio é parte de um pequeno prédio, é comum que os moradores se reúnam com o síndico para fazer um rateio das despesas mensais. Muitas vezes o valor é fixo, predeterminado em reuniões, diferente do que é aplicado em outros tipos de apartamentos.
As administradoras condominiais podem oferecer ainda o pagamento via boleto. O esquema é parecido com a cobrança usual de um condomínio padrão, mas o valor é consideravelmente menor, já que se refere apenas à manutenção predial.
Esse tipo de moradia oferece um baixo custo mensal, o que é uma vantagem para quem precisa enxugar o orçamento e cortar gastos. Ou seja, se a intenção é economizar nas despesas mensais, considerar morar em um apartamento sem condomínio é uma opção que deve ser considerada.
Lançamento de novos prédios
É comum encontrar no mercado imobiliário novos empreendimentos pequenos, com poucas unidades e, consequentemente, sem condomínio. Algumas incorporadoras utilizam terrenos menores para a construção desse tipo de imóvel.
Por isso, se você tem interesse em viver em um apartamento sem condomínio, vale a pena visitar plantões de vendas e conversar a respeito do valor, das características da região, bem como da média de custos de manutenção predial.
Essa visita é interessante para você conhecer um apartamento sem condomínio decorado. Veja se o espaço é o suficiente para as suas necessidades, se a disposição dos móveis e espaços combina com o que você vem imaginando, além de dicas de decoração.
Outra alternativa é a aquisição de um imóvel desse tipo para investimento e renda extra. Por conta do baixo custo mensal, muitas pessoas se interessam por um apartamento sem condomínio para alugar. Por isso, conheça a região e confira a infraestrutura dos arredores; assim, você pode determinar o valor mais adequado para disponibilizar o seu apartamento no mercado imobiliário.
Nesse tipo de empreendimento, a preocupação com segurança é uma das prioridades. Por esse motivo, são instalados equipamentos como sistemas de monitoramento, câmeras, alarmes e cercas elétricas, bem como portões liberados com senhas.
Vantagens de apartamentos sem condomínio
Como mencionamos anteriormente, um apartamento sem condomínio é localizado em um prédio menor, com menos unidades. Por isso, existem vantagens nesse modelo se o comparamos aos grandes empreendimentos.
Os prédios pequenos possuem manutenção mais simples, o que torna a taxa de condomínio mais barata, visto que o espaço é compacto e de fácil conservação. Por conta disso, o custo para manter as áreas comuns, como corredores e garagem, é reduzido.
Por ter poucos moradores, as reformas ─ quando necessárias ─ podem ser combinadas diretamente entre si. Dessa maneira, é possível pesquisar materiais e mão de obra mais adequados.
A localização também pode ser considerada uma vantagem. Muitos prédios se localizam nas áreas centrais, perto de metrô, rodovias e centros comerciais. Isso faz com que o morador garanta praticidade e consiga resolver todas as suas tarefas com agilidade.
Pensando em comprar um apartamento? Conte com a Melhortaxa!
Depois de conhecer um pouco mais sobre um apartamento sem condomínio, assim como as suas características e vantagens, está decidido a comprar o seu imóvel? Saiba que a Melhortaxa pode ajudar você a fazer um bom negócio.
Envie o seu formulário de cadastro e receba, sem sair de casa, as melhores soluções do mercado imobiliário. Confira as propostas personalizadas de acordo com o seu perfil e a sua renda mensal. O processo é rápido, digital e gratuito!