Muito conhecido por quem faz investimentos financeiros, o índice TR foi criado em 1991 para se tornar a referência de taxas de juros no Brasil. Dessa maneira, hoje em dia, ele afeta diversos tipos de aplicações, como a poupança e os financiamentos imobiliários. 

Também chamado de taxa referencial, o índice é usado como um fator de correção monetária de empréstimos, investimentos e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Por isso, essa taxa possui uma grande importância no mercado financeiro e pode influenciar diversos tipos de investimentos.

Para você, que está interessado em contratar um financiamento imobiliário, entender melhor sobre esse índice tão importante, a Melhortaxa preparou um conteúdo completo. Acompanhe o texto abaixo e entenda mais sobre o valor da TR e o que você precisa para fazer um investimento seguro!

Cálculo do índice TR

A taxa referencial, hoje, está zerada. Isso porque o índice TR está em 0% desde setembro de 2017, por causa da queda da Selic — taxa de juros básica da economia brasileira. Nesse caso, vale lembrar que os valores nunca serão negativos, já que o mínimo da TR é zero.

O Banco Central (Bacen) é o órgão responsável por coletar e divulgar as informações referentes ao índice. Para chegar a um valor, são verificadas as taxas de juros utilizadas nas negociações de CDBs (Certificado de Depósito Bancário) das 30 maiores instituições financeiras do Brasil.

A média desses valores origina a TBF (Taxa Básica Financeira), utilizada para identificar o total do índice TR. Abaixo, confira o cálculo para obter a taxa referencial.

TR = 100 x { [ ( 1 + TBF) / R ] – 1 }

O termo R que aparece na equação acima é definido por uma fórmula, que envolve a constante “a” (que tem valor fixo 1,005) e a variável “b” (que depende do valor da Taxa Básica Financeira). Veja a fórmula  que o define a seguir.

R = (a+b) x TBF

Diária X mensal X anual

A taxa referencial possui três variações: diária, mensal e anual. A primeira, assim como o nome sugere, refere-se ao valor lançado pelo Banco Central todos os dias.

Esse valor corresponde a uma parcela da taxa referencial mensal, quantia utilizada para fazer as correções monetárias na economia brasileira durante 30 dias. Basicamente, é a soma das TRs diárias, usada para a correção da maioria dos investimentos.

índice TR

Conhecendo os valores do índice TR diário e mensal, é possível chegar ao percentual da taxa referencial anual. Ele é determinado pela soma das quantias registradas durante o período de 12 meses, criando uma média dos valores apontados no ano.

Índice TR X financiamentos

Agora que você já sabe o que é taxa referencial, é importante entender como ela influencia a sua vida. Os financiamentos imobiliários sofrem impacto direto do índice TR, mas é importante ressaltar que isso não vale para todas as solicitações. 

Antigamente, todos os contratos imobiliários eram afetados pela taxa referencial. Hoje em dia, no entanto, essa prática não é mais obrigatória, exceto para as propriedades que fazem parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) — fornecido pela Caixa Econômica Federal.

Se o seu imóvel fizer parte desse programa, preste atenção ao parcelamento. Os valores das prestações são corrigidos por juros fixos — determinados em contrato e baseados no valor da renda mensal da família — somados ao valor do índice TR.

Para não pagar custos extremamente altos e que passam do seu orçamento, veja qual é o valor da taxa referencial. Acompanhando os lançamentos do Banco Central, você consegue se planejar financeiramente de modo mais consciente e sem correr riscos não planejados.

Outros investimentos influenciados

A prática de acompanhar as novidades do Banco Central a respeito da taxa referencial é saudável não apenas por causa dos financiamentos imobiliários. Existem outros investimentos que podem ser afetados por esse índice, portanto, é importante ficar sempre atento às mudanças que podem acontecer!

Alguns dos investimentos que têm envolvimento com a taxa referencial são o FGTS, a caderneta de poupança (em conjunto com a taxa Selic) e os títulos de capitalização. Por isso, uma das melhores maneiras de controlar as suas finanças é entender o movimento que as taxas têm sobre o seu dinheiro.

A taxa referencial tem relação direta com vários tipos de investimentos e, principalmente, diversas linhas de crédito, como o financiamento imobiliário. Então, se estiver com dúvidas para encontrar as melhores ofertas de empréstimo, você pode buscar os especialistas da Melhortaxa para te ajudar!

Conte com a Melhortaxa para te assessorar no seu financiamento

Gostou de descobrir o que é o índice TR? Aqui, na Melhortaxa, você tem acesso às melhores taxas de juros do mercado, além de oportunidades personalizadas, que cabem no seu bolso. Cadastre-se em nosso site e tenha essa experiência.

Também não deixe de acompanhar as novidades que publicamos aqui. Veja como podemos te ajudar a entender melhor os principais temas que envolvem financiamento imobiliário e afins. No nosso blog, você pode encontrar diversos conteúdos que te ajudam a empreender de maneira consciente.