Com as mudanças na nossa sociedade e no nosso jeito de viver, o mercado imobiliário também se modifica e se adapta às necessidades de quem sonha com a casa própria. Uma das mais novas tendências é o chamado condomínio clube, uma nova visão do que os apartamentos podem oferecer.

Como toda novidade, no entanto, esses tipos de investimentos podem trazer vantagens e desvantagens. Por isso, a Melhortaxa separou as principais informações que você precisa considerar antes de escolher viver em um apartamento de condomínio clube.

O que é um condomínio clube?

Antes de ponderar se vale a pena se mudar, é importante saber o que é condomínio clube. Assim como o nome sugere, esse tipo de empreendimento tem como característica misturar os serviços de um clube com a moradia, como um conjunto de prédios. 

Por isso, enquanto um condomínio comum tem algumas áreas disponíveis de lazer, como piscina, academia e salão de festas, esses serviços têm um foco muito maior nos condomínios clubes. Alguns podem chegar a oferecer espaços franqueados e galerias nas imediações.

É como se fosse uma minicidade para os moradores desfrutarem. A área de lazer do condomínio é muito maior, oferecendo o máximo de conforto aos condôminos, com diversas opções disponíveis. Abaixo, veja alguns dos serviços mais comuns.

  • Piscina;
  • Mercado;
  • Cinema;
  • Quadras;
  • Salão de beleza;
  • Sauna;
  • Brinquedoteca;
  • Espaço gourmet;
  • Lavanderia.

Um ponto importante a ser levado em consideração é que não necessariamente esses serviços serão gratuitos. Por isso, é importante discutir com a administração do condomínio clube para entender quais opções são de uso franco e quais são pagas.

condomínio clube

Vantagens e desvantagens

Viver em um lugar como esse parece um sonho, especialmente por conta da praticidade que ele pode oferecer para o nosso dia a dia. No entanto, morar em um condomínio clube tem desvantagens, e elas devem ser levadas em conta antes de fazer um investimento como esse.

Praticidade

Como já mencionamos, a vantagem principal de viver em um condomínio clube é a praticidade de ter tudo que você precisa por perto. Assim, você evita se locomover a muitas distâncias para usar um serviço e economiza bastante tempo, além de aproveitar a rotina de uma forma otimizada.

Segurança

A segurança de não ter que sair da sua moradia para realizar tarefas básicas também é um grande benefício. No entanto, alguns desses condomínios podem deixar os espaços abertos a não moradores, ocasionando muitos visitantes. Por isso, é importante estar atento ao tipo de vigilância oferecida. 

Preço

Quando se trata do preço de um apartamento em um condomínio como esse, já imaginamos valores exorbitantes. Porém, esse não é sempre o caso, pois, como se trata de um local onde várias pessoas podem viver, o preço de manutenção é dividido em parcelas que cabem no bolso.

Privacidade

Apesar de ser vantajoso dividir as contas, muitas pessoas morando no mesmo espaço pode trazer infelicidades. Por isso, um ponto que deve ser levado em consideração é a quantidade de apartamentos alocados no mesmo condomínio clube, para que não aconteçam surpresas desagradáveis no futuro.

Como saber se esse é o investimento certo?

Com tantos pontos levantados, pode surgir a dúvida de quando vale a pena fazer esse investimento. A melhor maneira de saber é discutir com a sua família e entender o que cada um prioriza na hora de escolher um novo local para morar. Esse é um passo fundamental para garantir a qualidade de vida de todos.

Além disso, as diversas áreas de lazer são ideais para quem tem filhos, pois, dessa forma, a maior parte dos serviços pode ser aproveitada. Se você passa longos períodos longe de casa, talvez esse não seja o negócio ideal, já que você pode não ter tempo para usufruir de todas as vantagens.