Você já deve ter escutado alguém falar sobre apartamento duplex. Além dele, existe a  cobertura, o triplex e a penthouse, outros modelos de imóveis nesse estilo. Mas o que eles são? Para entender qual é a diferença e as principais características de cada um, confira as informações abaixo. A Melhortaxa traz detalhes para você tirar suas dúvidas. 

O que é um apartamento duplex?

Pensar em duplex é considerar um imóvel de alto padrão, pois ele se enquadra nessa característica. O nome desse tipo de moradia já diz muito sobre o que ela é: uma residência com dois pavimentos, ou seja, dois andares, em prédios. 

O apartamento com cobertura é um modelo de casa duplex — você vai entender mais sobre as características desse imóvel abaixo. Os imóveis com mezanino em prédio também se enquadram nesse tipo, dependendo das características dessa área elevada no ambiente. 

Além do design incrível, os principais diferenciais de um apartamento duplex são o espaço e o conforto para os moradores. Alguns imóveis desse formato possuem elevador social com saída diretamente na propriedade, o que garante privacidade e praticidade. 

Cobertura

A cobertura é um modelo de apto. duplex, caracterizado por ficar no último andar do condomínio. Ela pode ser um espaço de lazer, com piscina, churrasqueira e jardim. Todos esses fatores encarecem ainda mais esse tipo de imóvel. 

Penthouse

A penthouse é bastante parecida com a cobertura, sendo uma área de lazer exclusiva do apartamento. Porém, em cada torre, há apenas um modelo desse tipo.  

apartamento duplex

Triplex

O apartamento triplex tem mais de um pavimento. Ele pode incluir os quartos no segundo andar, e a cobertura no terceiro, dependendo do design do imóvel. Esse tipo é ainda mais sofisticado e luxuoso. 

Qual opção é a melhor?

Não é possível dizer qual dos três modelos é melhor porque isso depende da necessidade, do planejamento financeiro e do desejo de cada comprador. A cobertura pode ser uma boa opção para quem quer privacidade e lazer. A penthouse vai agradar a quem gosta de uma vista ampla e luxuosa.

Já o triplex ou o duplex apartamento podem ser interessantes independentemente do andar em que estiverem. É necessário pensar no modelo que mais atende ao que você procura para morar e investir. 

Quanto custa um apartamento duplex?

Um apartamento duplex tem preço um pouco mais elevado, justamente por ser um imóvel de alto padrão. Em São Paulo, por exemplo, pode-se encontrar empreendimentos que vendem esse modelo por cerca de dois milhões e meio de reais. 

Outras capitais brasileiras não ficam atrás. Uma cobertura em Vitória pode custar de um a três milhões, ou seja, comprar um apartamento duplex é um alto investimento!

Vale a pena comprar um duplex?

Caso possa investir na compra do imóvel, pode valer a pena, sim. Principalmente se você busca conforto, segurança e bastante espaço para viver. É possível aliar esses três conceitos ao escolher um apartamento duplex que agrade ao seu gosto e ao de sua família. 

Outra vantagem de um apartamento duplex é a iluminação natural, que, por ser beneficiada, pode reduzir o gasto com energia elétrica. Isso porque, com mais luz do dia em casa, não é preciso acender lâmpadas no período da manhã e da tarde. 

Essa opção pode ser escolhida por quem prefere morar em casa em vez de apartamento. O espaço e a sensação de ter dois andares disponíveis se parecem muito com um sobrado no solo. 

Além disso, quem gosta de receber visitas em casa e dar grandes festas pode ficar despreocupado com o conforto e a privacidade, já que esses apartamentos estão praticamente sozinhos nos andares. 

Mas, como dito, vale a pena avaliar se esse é o imóvel ideal para sua condição financeira e suas necessidades. Com certeza, com tudo bem planejado, vai ficar mais fácil tomar uma decisão.