A decisão de comprar um imóvel deve vir acompanhada de uma série de informações, proporcionando entendimento sobre o assunto. Isso, porque essa aquisição pode gerar muitas dúvidas em quem está se questionando: “como comprar meu primeiro apartamento?”.

A conquista de um imóvel, independentemente do motivo, exige planejamento, pesquisa e organização. Seja para o início de um patrimônio, investimento em longo prazo ou independência, é importante saber o que envolve a compra de um apartamento.

Pensando nisso, trouxemos seis dicas para ajudar você com o processo de financiamento e aquisição de um apartamento. Confira o conteúdo a seguir e conheça o processo!

Pesquise o assunto

A compra de um apartamento envolve uma série de questões burocráticas e termos praticados no mercado imobiliário. Por ser uma aquisição com um valor elevado, o comprador precisa entender as etapas do processo de financiamento, a fim de evitar imprevistos.

É indispensável conhecer as despesas cartorárias existentes no processo de financiamento. Entram nessa lista o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o registro do contrato. Por isso, pesquise sobre o assunto, tire as suas dúvidas a respeito da compra. Informe-se ainda acerca da isenção de ITBI do primeiro imóvel.

Compare as condições de pagamento

As instituições financeiras usam os mesmos critérios de avaliação para a concessão do crédito. Porém, as taxas de juros praticadas são distintas umas das outras.

Por isso, você deve avaliar qual banco oferece as melhores condições, e a Melhortaxa pode ajudar nesse processo. Através da nossa plataforma, você envia os dados do seu financiamento e recebe as propostas personalizadas de acordo com o seu perfil e a sua renda.

Organize as suas finanças

Para quem está se questionando sobre “como comprar meu primeiro apartamento” ou se é o momento de investir, um dos primeiros passos é avaliar as finanças. Um planejamento financeiro organizado e estruturado é essencial para dar início ao financiamento imobiliário.

Procure quitar débitos, caso existam. Deixar o nome limpo é importante para a aprovação no processo. Pagar as contas corretamente e manter as finanças em dia também aumenta o seu score de crédito.

Conheça o seu orçamento, saiba quais são as suas despesas fixas e variáveis, veja onde pode cortar gastos. Saiba que ter uma reserva de emergência para se precaver em caso de imprevistos é importante para a saúde do seu dinheiro.

meu primeiro apartamento

Defina o tipo de imóvel

Além de conhecer as etapas do financiamento imobiliário e escolher a instituição financeira, é preciso definir o tipo de imóvel. Isso ajuda a focar e analisar somente aqueles que têm mais o seu perfil.

“Qual deve ser o meu primeiro apartamento?” Você já se perguntou a respeito? Para isso, conheça os apartamentos padrão, studio, kitnet, garden, cobertura. Avalie qual deles mais se encaixa às suas necessidades.

Confira o que você realmente precisa, atente-se à quantidade de dormitórios, se o condomínio possui garagem, piscina, área de lazer. Se você trabalha em casa, verifique se o apartamento oferece um espaço confortável para o home office.

Procure conhecer o apartamento

Quando encontrar o imóvel mais adequado ao seu objetivo, procure visitar o local em diferentes horários. Assim, você vai conhecer mais profundamente a região, o trânsito nos arredores, a movimentação do comércio, o fluxo de pessoas. Também é importante saber a posição solar do imóvel. Então, antes de fechar negócio, procure fazer algumas visitas.

Além disso, é fundamental se informar a respeito da documentação do imóvel. Converse com o vendedor a respeito de possíveis pendências e das maneiras para solucioná-las.

Verifique se existem débitos condominiais, dívidas de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Peça para consultar a certidão negativa de débitos e impostos.

Faça simulações de financiamento

As simulações pré-financiamento são importantes para que você tenha a real noção do Custo Efetivo Total (CET) do seu processo. Essa ferramenta ajuda a entender o valor das parcelas mensais, a aplicação dos juros e o custo total da sua solicitação de crédito.

Além das simulações de crédito, existem pontos a serem considerados e que agregam valor às parcelas do financiamento imobiliário. Analise também os seguros obrigatórios, as taxas de administração e abertura de cadastro, bem como os índices de correção.

Veja o tipo de financiamento que melhor se adequa ao seu perfil e orçamento. Dependendo do sistema, você pode verificar se a compra do primeiro imóvel paga ITBI ou não.

Vai financiar o seu primeiro imóvel? A Melhortaxa te ajuda!

Se depois de pesquisar o assunto e entender o processo, você tomou a decisão: “Vou comprar meu primeiro apartamento!”, saiba que a Melhortaxa tem a solução de que você precisa.

Através de uma plataforma intuitiva, você envia os dados do seu financiamento e recebe as melhores propostas e taxas de juros do mercado. Tudo personalizado de acordo com o seu perfil e a sua renda mensal. O melhor de tudo isso? O processo é rápido, digital e gratuito, por isso não perca tempo e envie agora mesmo o seu formulário de cadastro!