Direcionado a um público seleto e exclusivo, um apartamento de luxo apresenta características particulares e incomuns em comparação com um imóvel convencional padrão.

Para classificá-lo como uma propriedade de luxo, é necessário analisar alguns pontos. Portanto, para entender como funciona esse tipo de denominação e quais são as características que definem o que é um apartamento de luxo, confira o conteúdo a seguir.

Imóveis de luxo

Para ser realmente considerado um apartamento de luxo, um imóvel precisa apresentar uma série de particularidades que tragam conforto aos moradores, além de mais espaço e melhor aproveitamento dos ambientes.

Porém, não é apenas o espaço que define um imóvel como um apartamento alto padrão. Para aplicar essa classificação, é necessária uma combinação de características e diferenciais, como a localização, o projeto arquitetônico elegante, o valor do metro quadrado, o acabamento exclusivo e sofisticado.

A seguir, veja as principais características dos imóveis de luxo e saiba como identificá-los ao se deparar com esse tipo de propriedade no mercado imobiliário:

Metro quadrado

Em linhas gerais, os apartamentos de luxo ficam em regiões privilegiadas, ou seja, são apartamentos com boa localização. Por isso, o valor do metro quadrado local é muito acima da média dos bairros mais populares.

apartamento de luxo

O preço do metro quadrado dos imóveis de alto padrão varia entre R$ 20.000 a R$ 40.000 por m².

Localização

O imóvel deve ser compatível com o endereço. Por isso, um apartamento em bairro nobre, com uma localização privilegiada e próxima aos centros empresariais, geralmente corresponde a um imóvel de luxo.

Esses endereços oferecem uma infraestrutura completa aos moradores, que ganham qualidade de vida e bem-estar. As vias também são diferenciadas, bem-cuidadas, arborizadas e mais seguras, características dos imóveis de alto padrão.

Segurança

Para quem escolhe viver em uma região luxuosa, a segurança e a privacidade são as principais exigências. Em condomínios de luxo, esses itens são prioridades. Entre os mecanismos de segurança usados, estão câmeras de monitoramento, sistemas de alarme, identificação eletrônica e equipes especializadas.

Projeto

Para agregar valor aos apartamentos luxuosos, o projeto arquitetônico elegante, assinado por profissionais renomados e designers conceituados, é uma estratégia importante, porque é um diferencial das construtoras. Inclusive, existem algumas reconhecidas pela atuação exclusiva nesse tipo de mercado.

Decoração

A decoração e os acabamentos dos apartamentos de luxo possuem itens especiais e diferenciados. São utilizados materiais como mármore, madeiras nobres, assim como itens de design de artistas renomados e obras de arte.

O projeto de iluminação de um apartamento de luxo é tão importante quanto o projeto arquitetônico. Além da luminosidade propriamente dita, ele tem a função de adequar as luzes à decoração do ambiente. Para isso, utilizam-se lustres finos, spots e abajures que compõem o estilo do imóvel.

Automação e tecnologia

Com o auxílio da tecnologia na automação residencial, os imóveis de alto padrão podem ser personalizados de acordo com os hábitos e as preferências dos moradores.

Isso vale desde a porta de entrada até os sistemas de iluminação e segurança, por exemplo. Porém, como possuem valor elevado, sistemas desse tipo são característicos do apartamento de luxo.

Lazer

Para compor um condomínio de luxo, opções de lazer e bem-estar são atrativos que deixam o ambiente mais exclusivo e confortável. Com uma infraestrutura completa, há academias, spa, piscinas, saunas, além de serviços de conveniência como manobristas e concierges.

O investimento

Algumas dúvidas podem surgir ao se pensar sobre investir em um apartamento de alto padrão. Porém, é importante ressaltar que o mercado imobiliário tem se mostrado estável e apresenta um aumento crescente no índice de vendas.

Mesmo diante do cenário atual na economia, o mercado de apartamento de luxo se mostra seguro. Isso porque esse tipo de investimento pode trazer rentabilidade, oferecendo possibilidades de negócio, seja para locação, seja para venda. Além disso, os imóveis de luxo contam com a valorização de mercado.