Já pensou em conseguir a sua renda extra ao investir em imóveis? Apesar de existirem outras opções de aplicações, como ações, títulos públicos e privados e diversos ativos, esse tipo de transação traz segurança para o investidor. É uma das formas mais tradicionais de investimentos disponíveis hoje.

Levando em consideração o potencial de valorização e a opção de usar o aluguel da propriedade como renda extra, além de gerar diversificação para a sua carteira de ativos, investir em imóveis pode valer a pena se bem-planejado. É muito importante conhecer o mercado imobiliário para fazer bons negócios.

Entendendo a dinâmica desse mercado, fica mais fácil e seguro pensar em como investir em imóveis. Afinal, não basta adquirir qualquer casa em uma região desconhecida: é necessário identificar onde há uma área valorizada e analisar se é interessante investir. Vamos ver 5 dicas para investir em imóveis.

1. Invista em terrenos

Uma dica valiosa para qualquer tipo de investimento é entender qual é o seu objetivo ao começar a aplicar. Por exemplo, comprar loteamentos de terrenos é um investimento que só trará renda em longo prazo, então é bom para quem tem algum dinheiro sobrando e espera um rendimento lá na frente.

Isso quer dizer que, se você estiver precisando de dinheiro em curto prazo, talvez o empréstimo seja um meio mais vantajoso, já que os terrenos costumam ser valorizados só com o passar do tempo. Assim, para investir em terrenos, veja aqueles em locais com potencial de valorização.

2 – Compre imóveis na planta

Para quem quer investir em propriedades, comprar imóveis na planta também é uma opção. Em geral, os valores pagos por quem adquiriu uma propriedade que ainda não está pronta varia de 20% a 30% do seu preço depois que a construção já está avançada.

O potencial de investimento é semelhante ao dos terrenos, mas com a vantagem de não precisar esperar tanto para ter o retorno. Vale verificar a idoneidade da construtora, ler as cláusulas do contrato para ver, por exemplo, estimativas de atraso na entrega da obra e pagamento de impostos e taxas.

3. Conheça fundos de investimento imobiliário

Já ouviu falar em fundos de investimento imobiliário (FII)? Trata-se de uma maneira de investir em propriedades sem ter muito conhecimento do mercado de imóveis, visto que você entrega a administração do fundo a um profissional especializado, além de aplicar com outras pessoas interessadas em imóveis.

Vale lembrar que é um tipo de renda variável, o que significa que o rendimento pode ser maior ou menor do que o estimado na hora de contratar o FII. Por isso, é importante que um profissional especializado faça o aconselhamento sobre o fundo mais promissor, com rendimentos mais atrativos.

Miniatura de uma casa branca ao lado de moedas empilhadas.

4. Busque imóveis para alugar

Comprar propriedades para alugar também é outra opção para quem quer investir em imóveis. Sejam casas ou apartamentos na planta, as alternativas para quem está interessado em começar a empreender nesse ramo são muitas. Aqui, o investidor terá uma renda mensal, que é o recebimento dos pagamentos de aluguel.

Além de não lidar com as inflações do mercado e outras oscilações, esse tipo de investimento atrai muita atenção. Os contratos de aluguéis trazem segurança financeira em longo prazo para os locatários. Mas vale a dica de contratar uma imobiliária, que tem garantias para que o proprietário receba o aluguel.

5. Esteja atento ao mercado imobiliário

Mais que entender se vale a pena investir em imóveis, você precisa estar atento às movimentações do mercado imobiliário. E isso quer dizer conhecer as áreas mais prestigiadas ou que serão valorizadas em pouco tempo. Áreas com previsão de construção de estações de metrô, por exemplo, apresentam alto potencial de valorização.

Não basta ter somente intuição quando o assunto é investir em imóveis. Faça longas pesquisas, a fim de decidir o local mais vantajoso de acordo com o público que deseja atingir. Veja, por exemplo, cidades no interior para onde vão indústrias ou empresas de logística. São locais que vão crescer muito em um futuro breve.

Detalhes de investir em imóveis

Essas cinco dicas já deram uma boa ideia de como é investir no mercado imobiliário. É um investimento de longo prazo, mas há detalhes que devem ser vistos com cuidado. Pode não haver taxas de administração em alguns casos, mas existem impostos ou taxas de cartório, por exemplo.

Outro ponto é conferir se o imóvel tem documentação. Geralmente são vendidos a preços muito baratos, mas podem ser um problema no futuro, justamente por não terem escritura ou registro. Se for o caso, você pode correr para regularizar o local o quanto antes ou, se preferir, não arriscar. 

Invista em imóveis com as dicas da Melhortaxa!

Depois de decidida qual propriedade é mais interessante para você, conte com a Melhortaxa para encontrar as melhores taxas de juros de financiamento e, assim, começar a investir em imóveis e ter o seu rendimento garantido.

Aqui, nós analisamos o seu perfil e encaminhamos você para várias instituições financeiras em busca de oportunidades vantajosas para o seu bolso. Envie seu formulário de cadastro e confira!