Trocar a sua dívida por uma mais barata e com juros mais vantajosos pode ser uma boa opção caso queira obter melhores condições de pagamento. Pensando nisso, uma boa escolha é fazer um empréstimo com imóvel em garantia. 

Você já conhece essa modalidade de crédito? Também chamado de refinanciamento imobiliário ou home equity, esse é um dos tipos de crédito mais baratos do mercado, no qual você pode ter até 60% do valor do seu imóvel em mãos, para usar como quiser! 

Para contratar esses serviços, existem alguns itens a serem cumpridos. Justamente por isso, preparamos este post com o intuito de orientar você a respeito de todas as informações necessárias sobre os pré-requisitos do empréstimo com garantia de imóvel. Confira!

O que é empréstimo com imóvel em garantia?

Basicamente, no empréstimo com imóvel em garantia você passa o seu bem para a instituição bancária como garantia e recebe um crédito, com valores mais altos que nas demais linhas de crédito oferecidas no mercado e, ainda, com taxas de juros reduzidas e prazos estendidos. 

Ao colocar o seu imóvel como uma garantia, o cliente passa mais segurança ao banco sobre o pagamento das parcelas, então consegue um empréstimo maior, de até 60% do valor do imóvel. Além disso, é possível quitar as prestações em até 240 meses (20 anos) com uma taxa média de juros de 16,7% ao ano.

Vale lembrar também que, no caso de empréstimo imobiliário, o bem continua sendo seu! Ou seja, a operação fica registrada em cartório, mas o bem continua no nome do proprietário, que pode usufruir do imóvel normalmente, inclusive alugá-lo.

Outra ótima notícia é que, no empréstimo com imóvel em garantia, você decide o que fazer com o dinheiro: pagar as parcelas do imóvel, investir, trocar dívidas caras por uma mais barata ou o que mais você preferir. 

Quem pode optar por fazer um refinanciamento imobiliário?

As vantagens do empréstimo com imóvel em garantia são tantas que muitos brasileiros estão preferindo contratar esse crédito em vez dos famosos empréstimos pessoais. Contudo, antes de conseguir contratar essa opção, é preciso cumprir alguns requisitos. 

Em primeiro lugar, a propriedade a ser usada como garantia precisa estar registrada no nome do interessado. Além disso, o imóvel tem de estar devidamente regularizado com todos os impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano  (IPTU) e o Imposto Sobre Transmissão de Bens (ITBI).

Outro ponto importante diz respeito à renda mensal do cliente. No caso, o ideal é que no máximo 30% do salário sejam usados para o pagamento das prestações. Dessa forma, será possível evitar imprevistos financeiros e o atraso das demais contas do orçamento. 

Por exemplo: se a renda da pessoa no mês corresponde a R$ 6 mil, o valor máximo a ser pago por cada parcela deve ser de R$ 1,8 mil. Assim, o restante da renda não fica comprometido, e você tem a certeza de que poderá arcar com as prestações. 

Uma dúvida muito frequente de quem deseja refinanciar o imóvel é sobre questões envolvendo empréstimo com garantia de imóvel para negativado. Nessa situação, alguns credores podem elevar as taxas de juros a serem pagas mensalmente, pois o risco de inadimplência tende a ser maior.

Como é feita a solicitação do crédito com garantia de imóvel?

Antes de solicitar uma linha de crédito, é importante saber como a contratar e os documentos necessários, para não perder tempo no processo. Você também precisa estar ciente de que o refinanciamento de empréstimo pode ser um pouco mais demorado.

Resumidamente, a solicitação e a contratação do refinanciamento imobiliário consiste em fazer uma breve análise sobre os juros cobrados por cada banco, a fim de verificar qual possui condições mais vantajosas. Essa tarefa pode ficar muito simples com a ajuda da Melhortaxa, com uma equipe especializada no assunto para atender você!

Homem estendendo a mão com moedas. Ao fundo estão um contrato e a miniatura de uma casa.

1. Cadastre-se no site da Melhortaxa e verifique quais instituições possuem os menores juros

Preenchendo o cadastro no site da Melhortaxa, a nossa equipe fará uma análise dos juros de refinanciamento cobrados por cada banco. Logo depois, todas as propostas oferecidas pelas maiores instituições do Brasil são mostradas ao cliente, que será capaz de escolher a melhor opção.

2. Separe os documentos necessários para análise

Após a escolha do credor mais vantajoso, a nossa equipe irá lhe oferecer a ficha da instituição a ser preenchida com todas as informações pessoais e do imóvel. Nessa etapa, é preciso deixar separados todos os documentos solicitados, a fim de agilizar o processo de contratação. Entre eles: 

  • Documento de identificação (RG e CPF ou CNH);
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • Certidão de Registro do Pacto Antenupcial (nos casos de casamentos com Comunhão Universal ou Total de Bens);
  • Certidão de Casamento com a averbação de divórcio (nos casos de separação);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda;
  • Matrícula do imóvel;
  • Capa de IPTU (constando a metragem do imóvel);
  • Declaração Negativa de Débitos de Condomínio.

3. Análise jurídica e avaliação do imóvel

Após a entrega dos documentos solicitados, começa a análise do crédito que será concedido pela instituição financeira, de acordo com a renda mensal do cliente. Nessa etapa, a Melhortaxa acompanha de perto todo o processo e fica de prontidão caso o banco tenha alguma dúvida sobre o contratante.

Uma vez aprovado o crédito ou o crédito para negativado, também é feita uma análise jurídica da propriedade a ser usada como garantia, ou seja, a análise dos documentos do imóvel, como registro em cartório e matrícula. 

Com todos os documentos aprovados, o banco solicitará uma avaliação da propriedade. Nesse ponto, um engenheiro é contratado e vai até o imóvel para realizar a vistoria. Além disso, a Melhortaxa também fica à disposição caso surja algum problema que possa comprometer o bom andamento do processo.

4. Assinatura do contrato e o seu registro em cartório

Depois de tudo devidamente regularizado, o contrato de empréstimo com imóvel em garantia é emitido pelo credor. Ao mesmo tempo, a Melhortaxa marca uma data para contratante e contratado se encontrarem e assinarem toda a papelada. 

Com os documentos em mãos, basta o cliente registrá-los em cartório, e a quantia solicitada é disponibilizada na conta, para usá-la da forma que preferir, seja para pagamento das dívidas, seja para investimentos. 

A Melhortaxa garante as melhores propostas do mercado!

A Melhortaxa oferece assistência gratuita em todas as etapas de contratação de um refinanciamento com os menores juros do mercado. Então, não perca mais tempo! Cadastre-se já no nosso site, conte com a ajuda de uma equipe altamente especializada e encontre as melhores soluções para você.