Você sabe como é o processo de solicitação de empréstimo? E como são verificados os seus dados? Pois saiba que essa etapa é chamada de análise de crédito e é por meio dela que é definido se você tem o perfil certo para adquirir uma linha de crédito.
Contratar um empréstimo pessoal ou financiamento é um processo simples, porém, assusta muitos brasileiros. A taxa de aprovação de uma linha de crédito depende de diversos fatores, que, muitas vezes, são desconhecidos aos consumidores.
Por isso, para ajudá-lo a contratar um empréstimo sem grandes dificuldades, nós, da equipe da Melhortaxa, preparamos este artigo para você, que está interessado em entender o que é análise de crédito. Continue lendo e confira o que levar em consideração.
O que é análise de crédito?
Ter a análise de crédito aprovada é o desejo da maioria das pessoas que precisam de dinheiro extra, mas você sabe o que é essa verificação? Ela é um processo realizado pelas financeiras e instituições bancárias para garantir que você, interessado em um empréstimo, tenha capacidade financeira para pagar as prestações.
A análise de crédito tem como objetivo evitar o prejuízo à instituição e o endividamento do contratante. Ela verifica seu histórico para constatar se há a inadimplência como um fator comum entre suas operações de crédito.
Os critérios e a documentação na análise variam conforme as diretrizes da empresa que vai conceder o dinheiro. Porém, entre os itens fundamentais, estão: comprovante de renda, uma boa nota no cadastro positivo, pagamento de tributos federais e trabalhistas em dia e score de crédito.
Score de crédito
O score de crédito é uma das ferramentas usadas durante a análise de crédito. Ele atribui uma pontuação, que vai de 0 a 1.000 pontos para cada pessoa, classificando-as com baixa, média e alta chance de inadimplência. Entenda mais a seguir.
- Até 300 pontos: alto risco de endividamento;
- Entre 301 e 700 pontos: médio risco de inadimplência,
- Acima de 700 pontos: baixo risco de atrasos nos pagamentos.
Entenda o processo de análise
Como é feita a análise de crédito? Os critérios desse processo envolvem, em geral, cinco fases, que avaliam os dados cadastrais tanto do contratante quanto do seu cônjuge. Veja quais são elas:
- Entrega da documentação;
- Análise do histórico do consumidor com outras instituições;
- Verificação do CPF em órgão de proteção de crédito como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito);
- Pontuação do score de crédito,
- Aprovação ou recusa do crédito.
Vale lembrar também que o valor pedido não deve comprometer 30% do orçamento da pessoa física ou jurídica. Essa é uma recomendação que os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, fazem para evitar o endividamento.
Análise de crédito x risco de crédito
Já ouviu falar no risco de crédito? Pois saiba que os conceitos de análise e risco de crédito são diferentes, além de afetarem o consumidor de maneira distinta na hora de solicitar o empréstimo.
Enquanto a análise de crédito avalia os dados do interessado, a verificação de risco de crédito envolve fatores — perda de renda ou dívidas — que podem mudar o contrato estabelecido e é feita no momento da concessão do valor.
Como ter a sua análise de crédito aprovada
Caso você tenha enviado toda a documentação e, ainda assim, teve o crédito recusado, saiba que alguns fatores podem ter influenciado nesse resultado. Um deles é um baixo score de crédito.
Para melhorar sua nota, fique atento a alguns detalhes, como dívidas, atraso de contas e inconstância no pedido de cartões e aumento de limite. Agora, se o problema for a comprovação de renda, verifique as regras específicas para profissionais autônomos, pessoas jurídicas e CLTs.
Conte a Melhortaxa para se manter informado
Depois de ler este conteúdo, você já sabe o que é uma análise de crédito imobiliário? Para não deixar esse aprendizado de lado, que tal conhecer mais sobre vantagens, dicas e definições sobre o mercado de crédito? Acesse o blog da Melhortaxa e leia diversos artigos.