Quando efetuamos um financiamento, seja de veículos ou imóveis, a intenção é manter o compromisso e pagar as parcelas devidas. Porém, no caso de imprevistos financeiros, pode surgir dúvida sobre a possibilidade de transferir financiamento para outra pessoa.
Dessa maneira, o mutuário resolve a situação e não corre o risco de perder o investimento. Então, como passar um financiamento para outra pessoa? Acompanhe o conteúdo que preparamos abaixo e veja como funciona esse repasse!
Como o financiamento funciona
O financiamento é autorizado mediante a conclusão de algumas etapas. Antes de liberar o montante solicitado, a instituição financeira analisa o histórico de crédito do solicitante e a capacidade de pagar as parcelas.
O bem que será adquirido, seja um imóvel ou um veículo, também precisa ser avaliado pelo banco, já que será a garantia da operação. Com todas as etapas concluídas, comprador e vendedor assinam um contrato, atestando a conclusão da operação e a alienação fiduciária em garantia.
Isso quer dizer que, no caso de não cumprimento do contrato, o banco assume a posse do bem e o envia para leilão a fim de quitar o débito. Esta propriedade está vinculada a uma transação, por isso, o solicitante fica impedido de realizar o repasse de financiamento sem a autorização expressa da instituição credora.
Portanto, para saber como passar financiamento para outra pessoa, é necessário consultar o banco e apresentar a documentação do terceiro. Com uma nova análise de crédito concluída, você pode dar continuidade à transferência.
Quais são os riscos de um acordo verbal?
Se você tentou fazer o processo de transferência de dívida para outra pessoa, mas foi rejeitado pelo banco ou acha que apenas um acordo verbal é o suficiente, tome cuidado!
A instituição financeira credora não vai aceitar esse tipo de contrato. Isso quer dizer que, caso o comprador deixe de arcar com o pagamento das prestações, você será acionado e cobrado. Além disso, o débito pode levar seu nome para as listas de cadastro do SPC e do Serasa, além de gerar o risco de ação judicial.
Pode acontecer de você firmar esse tipo de acordo com um possível comprador, mas essa pessoa descumprir o combinado. Se isso acontecer, mesmo você apresentando o contrato de compra que consta que o comprador tem a obrigação de pagar as parcelas, assim como os juros e as multas, o banco não vai validar a transação.
Isso porque o acordo foi firmado sem autorização, ou seja, a assinatura do credor não consta nesse tipo de contrato. Em outras palavras, não há legalidade nesse combinado, o que invalida o terceiro como um comprador. Então, pagar financiamento no nome de outra pessoa não é um bom negócio.
Passo a passo da transferência de dívida
Para conferir como passar o financiamento para outra pessoa com segurança, sem riscos de permanecer responsável por uma dívida, veja o passo a passo a seguir.
Comunique a instituição credora
Quando você solicitou o crédito, assinou um contrato em que o valor das parcelas e das taxas de juros foi definido com base no seu histórico. Então, ao transferir financiamento para outra pessoa, ela precisa passar por essa mesma avaliação.
Para isso, o banco precisa consultar a reputação financeira do candidato, assim como analisar se existem riscos ao aprovar o crédito a esse terceiro. Aqui, a análise de perfil e renda é imprescindível no momento da transferência de veículo financiado para outra pessoa, por exemplo.
Aguarde a avaliação
É preciso aguardar o resultado da análise de crédito para transferir o financiamento para a pessoa indicada. Enquanto o banco não estiver certo do poder de compra desse terceiro, a transferência de financiamento não pode ser considerada concluída. Por isso, aguarde a finalização da verificação.
Confira a resposta da instituição
Depois de analisar o histórico de pagamento e o score da pessoa que você deseja transferir o financiamento, o banco vai te dar uma posição. Se o retorno for positivo, você segue adiante com o repasse.
Em caso de resposta negativa, é preciso transferir financiamento para outra pessoa ou encontrar uma nova forma de se desfazer do financiamento vigente antes de comprometer a situação.
Conclua a transferência
Caso a pessoa para qual você vai vender seu imóvel ou veículo apresente um bom histórico de crédito, o banco aceitará fazer a transferência. Confira se existem taxas ou tarifas que você ainda precisa pagar e conclua a solicitação.
Isso vai garantir que o processo foi realizado com segurança e você deixou de ser o responsável pelo débito. Além disso, você garante a possibilidade de novos negócios futuros, sem o risco de ter uma pendência nas parcelas vigentes que deixaram de ser pagas.
Em dúvida sobre o processo de financiamento? Mantenha-se informado com a Melhortaxa!
Agora que você conhece a maneira para transferir financiamento para outra pessoa, permaneça aqui, no blog Melhortaxa, e saiba tudo o que envolve o processo do negócio.
Confira quais são os documentos necessários, os meios para a comprovação de renda, se o pagamento antecipado proporciona vantagens e muito mais. Acesse agora mesmo!