Planejar-se para a compra do imóvel ideal é um passo importante para a realização desse sonho. Porém, com o passar do tempo, os objetivos podem mudar e você pode precisar de um local maior ou mais próximo do trabalho. Nesse caso, você pode recorrer ao repasse de financiamento imobiliário.

Mas o que é repasse imobiliário? Este é o processo que permite a venda do imóvel mesmo com o seu financiamento ainda vigente. Encontrando um comprador, o banco fará uma análise de crédito que, se aprovada, faz o comprador assumir a dívida.

Acompanhe o texto abaixo para entender como funciona o repasse de financiamento imobiliário, tirar as suas dúvidas e saber o que fazer se estiver passando uma situação semelhante.

O início do processo

Quando você decide vender o imóvel mesmo possuindo dívidas, algumas atitudes são necessárias a fim de evitar problemas futuros. Siga as dicas abaixo para saber como fazer repasse de financiamento. Dessa forma, você vai conseguir viabilizar a venda do imóvel.

1. Leitura e análise do contrato

Conhecer as condições em que foram negociadas a compra de seu imóvel é o primeiro ponto que precisa da sua avaliação antes de disponibilizá-lo à venda. Assim, procure saber quais as condições e as cláusulas que o contrato impõe para o repasse do financiamento.

2. Restituição de valores

Na hora de vender o imóvel, considere o valor pago e, antes de conversar sobre o repasse de financiamento imobiliário com o banco, defina com o comprador o valor que deve ser restituído.

Essa negociação deve ser entre vendedor e comprador, e existem diferentes maneiras para realizá-la. Para isso, considere o pagamento parcelado, à vista ou com carros e imóveis como parte do pagamento.

Passo a passo do repasse imobiliário

Ao financiar um imóvel, seja um apartamento ou uma casa, ele é registrado em nome do comprador, mas fica alienado à instituição financeira credora. Com o término do financiamento, o comprador recebe a carta de quitação do imóvel e pode, então, registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis.

Se, por algum motivo, você pensar em vender o imóvel, mas ainda possuir as parcelas do financiamento imobiliário pendentes, o repasse imobiliário é a saída de que você precisa. Mas como deve ser essa transação? Veja abaixo:

  • Ao encontrar um comprador para seu imóvel, você (vendedor) precisa comunicar o banco e indicá-lo como responsável por assumir a dívida e efetivar o repasse de financiamento de casa;
  • Com os documentos entregues, o banco vai analisar o comprador e também as características do contrato do financiamento, como prazo de vencimento das prestações pendentes, taxa de transferência do imóvel, encargos, questões legais e também de contrato;
  • Converse com a instituição financeira responsável e veja quais são suas condições. Os bancos estipulam as suas próprias regras para a transação, como o repasse de financiamento imobiliário Caixa Econômica Federal;
  • O imóvel deve passar por uma avaliação de um engenheiro para constatar suas condições e seu valor atuais;
  • Concluídas e aprovadas as etapas, a instituição financeira credora vai emitir um novo contrato atualizado. O comprador fica responsável por pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), enviar o contrato ao Cartório de Registro de Imóveis e pagar o registro de mudança de propriedade;
  • Após o pagamento dessas taxas e tributos, e de lavrar o registro, o comprador é nomeado o responsável pelo imóvel.

Quais são os benefícios do repasse de financiamento?

Se você ainda tem dúvidas sobre seguir adiante com a ideia de fazer o repasse de financiamento, saiba que esse processo pode trazer uma série de benefícios.

Um deles é o financeiro. Se você está buscando um imóvel maior e mais caro, a restituição do valor pago pelo seu imóvel pode ajudar a amortizar o saldo do novo apartamento, por exemplo.

Você também tem liberdade de se mudar em caso de necessidade, seja qual for o motivo. Com o repasse de financiamento imobiliário, você não fica preso a uma dívida até a quitação,

Assim, opte pelo contrato de repasse de imóvel financiado. Fazendo o processo pelos trâmites legais, você consegue segurança. Evite o “contrato de gaveta” e siga o passo a passo para o sucesso da sua venda. Para isso, conte com uma assessoria especializada em caso de dúvidas.

Financiamento é com a Melhortaxa!

A Melhortaxa pode te ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu financiamento. Acesse o site, preencha o formulário de cadastro e converse com nossa equipe especializada em crédito imobiliário.