No Brasil, o financiamento é um meio muito eficaz para quem deseja conquistar alguns bens, construir um patrimônio e ter uma vida mais confortável. Porém, uma incerteza muito comum que surge ao contratar essa modalidade de crédito é: “tenho financiamento de veículo; posso financiar imóvel?”

Se essa também é a sua dúvida, pode ficar tranquilo. É possível aderir a dois financiamentos ao mesmo tempo, desde que você atenda a alguns requisitos — como mostraremos no decorrer deste artigo. Confira!

Quais são as condições para financiar casa e carro juntos?

Como já sabemos, o financiamento é uma transação financeira que, por um lado, compromete boa parte da renda do contratante para o pagamento das parcelas e, por outro, envolve muitos riscos aos credores, que procuram sempre se proteger da inadimplência dos clientes. 

Por esse motivo, a contratação de diferentes tipos de financiamento em conjunto pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível. Para aprovação junto à instituição financeira, é preciso levar em conta um requisito principal: o valor comprometido nos empréstimos. 

Via de regra, os bancos não permitem a concessão dessa modalidade de crédito caso as parcelas ultrapassem 30% da renda mensal do cliente. Sendo assim, o banco fará uma criteriosa avaliação para se assegurar de que a sua receita será o bastante para essa segunda negociação. 

Ou seja, se eu tenho financiamento de veículo, posso financiar imóvel também, desde que a minha renda seja o suficiente para cobrir com segurança o pagamento das prestações e este não ultrapasse 30% do meu orçamento mensal. 

E, é claro, além desse requisito, é importante conhecer as regras específicas das modalidades de financiamento de veículos e imóveis, para saber se você se enquadra nas condições exigidas. 

Outros requisitos básicos para solicitar um financiamento

Mesmo sabendo que tenho financiamento de veículo e posso financiar imóvel ao mesmo tempo, também é preciso ter em mente as condições necessárias para tal. Resumidamente, ao considerar um crédito para compra desses bens, é preciso:

  • ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;
  • ter mais de 18 anos ou emancipação;
  • ter nome limpo;
  • possuir um bom score de crédito;
  • não ultrapassar 80 anos e 6 meses na soma da idade do interessado mais tempo de amortização da dívida, no caso de financiamento imobiliário;
  • dispor de um valor para dar de entrada — em alguns casos ainda é possível financiar um veículo sem entrada, porém os juros tendem a ser maiores nessa operação. Para imóveis, é possível utilizar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como parte da entrada.
mãos de cliente e corretor em cima da mesa.

Vale ressaltar que cada banco também possui as suas próprias exigências para concessão do crédito. Fica a critério de cada instituição o modo como será feita a avaliação dos documentos e, por fim, a decisão sobre a liberação do financiamento. 

Dicas para se planejar para um segundo financiamento 

Basicamente, as contratações de financiamento de veículo e de imóvel seguem as mesmas condições, como vimos acima. Entretanto, alguns fatores, como score baixo, prestações atrasadas e outras dívidas em curso, podem causar a reprovação do seu crédito, mesmo que você tenha o valor necessário para a comprovação. 

Portanto, manter uma boa reputação com o banco é fundamental para um segundo financiamento, que tende a ser ainda mais difícil e burocrático. Caso você esteja com o nome negativado, esse é outro ponto a resolver antes de fazer o pedido do crédito, uma vez que é um indicativo de inadimplência. 

Outra questão a se atentar é que o financiamento imobiliário tende a ter um tempo de pagamento estendido, que pode chegar a 30 anos, e exigir uma comprovação de renda maior. Isso consequentemente requer mais planejamento para não afetar as finanças. 

Por outro lado, quando falamos de financiamento de veículos, a tendência é que o valor usado seja menor e demande menos tempo para ser quitado. Assim, vale colocar na balança qual bem é a prioridade no momento e, quem sabe, até mesmo adiantar algumas parcelas para não comprometer demais o orçamento com duas dívidas simultâneas. 

Vale sempre lembrar que o planejamento financeiro é fundamental para qualquer pessoa que pense em adquirir um empréstimo para a compra de um bem de alto valor. Para aprender alguns passos simples e colocar a organização em prática, visite o nosso artigo completo sobre o tema clicando aqui

Em suma, para a pergunta “tenho financiamento de veículo; posso financiar imóvel também?”, a resposta é sim! O fato de ter um veículo financiado não impede um novo financiamento imobiliário, desde que a sua renda comporte as parcelas de ambos.

Tudo sobre financiamento: você encontra aqui! 

Agora, sabendo que se tenho financiamento de veículo, posso financiar imóvel junto, fica mais fácil entender que esse é um processo relativamente simples, não é mesmo? Com os documentos certos e a comprovação de renda adequada, é possível realizar o sonho da casa e do carro próprio sem pesar no orçamento. 

Se você gostou deste artigo e procura mais informações sobre financiamento, não pode deixar de acompanhar o blog da Melhortaxa para ficar por dentro de todas as novidades dessa categoria. Conte com o nosso grupo de especialistas e tire todas as suas dúvidas antes de fechar o melhor negócio!