Comprar no crediário era uma das formas mais comuns de se adquirir produtos mais caros em parcelas antes da popularização do cartão de crédito. Embora o formato tenha caído em desuso, várias lojas de atacado e varejo ainda o usam para facilitar o pagamento das compras.
Como funciona o crediário? Se um consumidor deseja comprar um item — como TV, geladeira, fogão ou máquina de lavar —, mas não tem cartão de crédito, a loja financia o valor e emite um carnê, que deve ser pago todos os meses, diretamente na loja ou no banco.
Como fazer crediário?
As lojas que oferecem essa forma de pagamento geralmente têm um setor destinado somente ao crediário. Os funcionários são responsáveis por atender aos clientes, fazer as análises de crédito, recolher documentos e emitir os carnês.
Mas como fazer crediário? A loja consulta os dados do consumidor, ou a instituição financeira, para saber se ele tem alguma restrição ao crédito, como a inscrição na Serasa. Também são necessárias informações como endereço, telefone e nome completo.
Pode ter mais de um crediário na mesma loja?
Geralmente sim. Como comprar no crediário segue sempre o mesmo procedimento de análise de crédito, o consumidor pode ter vários crediários em um mesmo estabelecimento. Os carnês são emitidos de forma individual, para que o cliente saiba quais produtos adquiriu e quantas parcelas existem para pagar.
É muito importante ter prudência na hora de comprar no crediário. Como o valor individual das parcelas costuma ser baixo, some as que você ainda tem para pagar dos produtos que comprou anteriormente. Eles não podem comprometer o orçamento total no final do mês.
Quais são os tipos de crediário disponíveis?
Quando falamos de comprar no crediário tradicional, com os carnês impressos, é natural que surjam algumas dúvidas. Afinal, há mais de um tipo, e cada loja define uma estratégia conforme as suas regras de utilização. Os principais tipos de crediário são:
- Crediário financiado: o comerciante utiliza o capital emprestado da instituição financeira para liberar crédito ao comprador. O cliente paga o valor das prestações direto para a financeira em vez de se dirigir à loja.
- Crediário garantido: o comércio contrata uma administradora para liberar crédito ao consumidor. Nesse caso, a empresa contratada se torna responsável pelo pagamento de possíveis inadimplências.
- Crediário próprio: o comércio é responsável por 100% dos riscos e, também, pelo crédito liberado ao cliente. Nesses casos, o comprador realiza o pagamento das parcelas diretamente na loja em que fez as compras.
Quais são as vantagens do crediário?
Para quem não tem cartão de crédito ou confia mais no bom e velho carnê, o crediário é uma ótima forma de poder adquirir produtos mais caros, parceladamente. Mas é muito importante ter controle, pois comprar no crediário pode ser tentador devido ao baixo valor das parcelas.
Por isso, antes de investir em algo, planeje os seus gastos mensais, veja do que realmente precisa e como está o seu orçamento. É a disciplina financeira. Afinal, os juros de atraso no pagamento das parcelas podem chegar a 6%.
Quem tem nome sujo pode ter crediário?
Pessoas com restrição financeira dificilmente conseguem cartões de crédito, mas podem ter acesso ao crediário on-line, que já é oferecido por diversas lojas e não demanda análise prévia de crédito. Basta realizar um cadastro no site da loja e escolher a opção de emissão de boleto para efetuar a compra desejada.
Se você prefere ir à loja para ver os produtos e fazer a sua escolha, verifique quais estabelecimentos emitem carnês para pessoas negativadas. Eles não fazem análise de crédito prévia, mas é importante manter o pagamento das parcelas em dia, para evitar a incidência de juros.
Precisa ter conta em banco para ter carnê?
Não. Como é a loja que faz o financiamento da sua compra e emite o carnê, o cliente não precisa ter conta para comprar no crediário. Ele faz o pagamento das parcelas diretamente no estabelecimento ou vai até um banco. Se ele tiver conta, o processo fica mais fácil, pois pode pagar diretamente até no aplicativo.
Pode parcelar em quantas vezes no crediário?
Geralmente as lojas e instituições financeiras parcelam o valor da compra em até 48 vezes, mas é muito importante ficar atento aos juros que incidem no preço total. Quanto mais vezes a compra for dividida, maior é o juro. Assim, dê preferência para o pagamento à vista ou dividido no menor número possível de parcelas.
Ajuda para pagar o crediário? Conte com a Melhortaxa
Chegou a comprar no crediário e está com dificuldades de quitar a dívida? Ignorá-la ou deixá-la para mais tarde pode significar juros altíssimos que só aumentam o montante pendente, e isso vai comprometer muito o seu orçamento no futuro.
Conte com a ajuda da Melhortaxa para evitar que as dívidas virem uma bola de neve! Confira a seção de textos sobre negativados, formas de financiamento de dívidas, modalidades de empréstimos e posts a respeito de educação financeira. Acompanhe várias dicas para você limpar o nome, organizar as finanças e ainda economizar.