São tantas contas, gastos, cartões de crédito, empréstimos, que às vezes pode ser difícil acompanhar essas movimentações financeiras. Isso pode levar a um descontrole no orçamento, quando não temos conhecimento de todas as nossas dívidas. É aqui que entra o Registrato, do Banco Central do Brasil.
O que é o Registrato? É como se fosse o seu histórico de transações financeiras com bancos e demais instituições. Nesse banco de dados, você tem acesso a uma série de informações, como chaves Pix, transações com moedas estrangeiras, empréstimos e cheques sem fundo.
Para que serve o Registrato?
O Registrato Banco Central surgiu em 2014, como uma forma de fazer os cidadãos terem acesso à sua situação financeira sem a necessidade de ir a unidades do Banco Central para solicitar essa informação. Isso geralmente demanda o envio de cópias de documentos com registro de firma em cartório.
Assim, pelo computador ou celular, a pessoa física ou jurídica vê o seu histórico financeiro de maneira mais fácil, prática e detalhada. O sigilo da informação é garantido pelo sistema do Banco Central, que impede acessos indevidos.
Para que serve o Registrato? Com ele, você tem relatórios detalhados sobre as movimentações financeiras, inclusive se houve alguma feita de forma fraudulenta, que você não reconhece. Isso ajuda muito a entrar em contato com o banco credor para resolver essa situação.
Quais são os benefícios?
Não sabe se aquela conta-corrente que você deixou de utilizar há anos ainda está ativa? Uma consulta ao Registrato do Banco Central pode sanar essa dúvida. Além de ser útil para os clientes em geral, essa ferramenta facilita o trabalho das instituições financeiras – que se utilizam do recurso para realizar análises de crédito.
No fim das contas, o Registrato serve como um grande acervo de todas as contas abertas que você possui, contribuindo para uma maior organização das finanças e da movimentação bancária. Ele simplifica a vida, tanto de pessoas físicas como de instituições financeiras.
Como fazer o cadastro no Registrato?
O cadastro do Registrato Banco Central pode ser feito de maneira simples pela internet, com a apresentação do CPF e/ou do CNPJ próprios. Vale lembrar ainda que você pode visualizar as suas movimentações, mas não as de terceiros. No site, é possível checar as seguintes informações:
- Sistema de Informações de Crédito (SCR): todas as operações de crédito realizadas por pessoas físicas e jurídicas, como financiamentos, empréstimos, pendências, etc.
- Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro (CCS): todas as informações sobre as instituições financeiras pelas quais você realizou alguma operação de crédito.
Como consultar o Registrato do Banco Central?
Afinal, como consultar o Registrato? O primeiro passo é acessar o site oficial do Bacen e realizar um cadastro. Para utilizar o sistema, você deve ainda ter acesso ao internet banking da sua conta-corrente, para confirmar que é o titular da operação. Confira o passo a passo:
- Acesse o portal do Banco Central.
- Selecione “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”.
- Escolha uma opção de credenciamento (celular, internet banking, certificado digital ou outras formas).
- Em seguida, clique em “Obtenha a frase de segurança”.
- Adicione todos os seus dados pessoais, além da instituição financeira.
- Copie a frase de segurança (válida por até 48 horas).
- Acesse o internet banking do seu banco.
- Acesse a opção “Registrato” e faça a validação.
- Cole a frase de segurança.
- Após confirmação, consulte as informações registradas pela sua instituição.
Como usar os dados do Registrato?
Ele é uma ferramenta muito importante para quem está começando a fazer um planejamento financeiro. Caso você esteja bastante endividado e não consiga identificar as suas dívidas, ele traz o valor daquelas que provavelmente você nem tinha conhecimento.
Vale lembrar que o Registrato não faz acordos com as entidades credoras; trata-se de um banco de dados com toda a sua movimentação bancária. Assim, caso você encontre uma dívida da qual não se lembrava, mas que interfere no seu orçamento, entre em contato com o banco para fazer uma negociação.
Por que monitorar esses dados é importante?
Diante de dívidas no seu nome que não foram pagas, os serviços de proteção ao crédito entendem que você tem dificuldade de saldar essas pendências e reduzem o seu score de crédito, deixando o seu nome negativado. Isso impede que você pegue novos empréstimos ou solicite mais cartões de crédito.
Essas informações são importantes para quem está elaborando um planejamento financeiro. Uma vez com o controle financeiro em andamento, dá até para adiantar o pagamento dessas dívidas e se ver livre dessas pendências. Assim, a sua conta vai ficar cada vez mais no azul e a sua liberdade financeira, mais próxima.
Organização financeira é com a Melhortaxa!
Como você pode perceber, o Registrato é uma importante ferramenta de organização das finanças. Afinal, contribui para um maior controle das movimentações bancárias, da abertura de contas e das análises de crédito, bem como das chaves Pix registradas no seu nome.
Está em busca de uma maior organização financeira? Acompanhe os textos da seção sobre finanças pessoais do blog da Melhortaxa e mantenha-se atualizado a respeito das melhores formas de lidar com o seu dinheiro.