Contratar um novo empréstimo ou uma linha de crédito pessoal pode ser um processo burocrático, especialmente se você estiver com o nome negativado. Infelizmente, essa é uma realidade para muitos brasileiros que, tomados por dívidas, podem ter o acesso ao crédito negado. 

Mas, afinal, o que é negativado? Saiba aqui, no blog da Melhortaxa, mais informações sobre esse termo e como ele afeta as solicitações de crédito pessoal, especialmente os empréstimos. 

O que é “estar negativado”? 

“Estar negativado” é um termo popular para designar o status daqueles que não pagaram em dia as dívidas e tiveram os nomes incluídos nas listas de inadimplência nos órgãos de proteção ao crédito. 

Quando a pessoa solicita crédito, como um empréstimo ou financiamento, é comum que as instituições financeiras consultem os órgãos de proteção para conferir o histórico de pagamentos e determinar se é seguro conceder a quantia para quem a solicitou.

Ao ver que a pessoa está devendo, a instituição financeira entende que há potencial para que ocorram prejuízos com o não pagamento. Por esse motivo, é muito comum que, após a análise de crédito, o valor não seja aprovado.

A inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito impacta em mais fatores além de operações de crédito pessoal. Ter o nome negativado também impede a abertura de contas em bancos e a solicitação de cartões de crédito. 

Dívida negativada e atrasada são a mesma coisa?

Não. Embora ambos os casos se refiram a valores não pagos, a dívida que está apenas atrasada não foi liquidada. Já a negativada é a que foi inscrita nos órgãos de proteção de crédito.

Essa diferença é importante porque a empresa credora entra em contato com o cliente várias vezes para encontrar uma solução para a dívida. Quando, por algum motivo, ela não consegue, acontece a entrada na lista das dívidas negativadas.

Preciso de um empréstimo, e agora?

Se você faz parte da lista de inadimplentes e está em busca de um empréstimo para negativado, saiba que, além desta alternativa, existem opções de crédito que podem ajudar. Duas delas são o refinanciamento e a portabilidade. Saiba mais sobre elas abaixo. 

Refinanciamento

O refinanciamento de dívidas pode ser uma boa opção para quem precisa de quantias altas e está negativado, já que o valor disponibilizado por ele é maior e pode ser utilizado como o solicitante preferir. Geralmente as instituições financeiras exigem uma garantia, como o veículo, para liberar o financiamento.

A vantagem é que as taxas de juros desse tipo de empréstimo costumam ser mais baixas que as do empréstimo pessoal. Mas vale lembrar que, no caso de não pagamento das parcelas, o veículo colocado como garantia é entregue à instituição financeira.

Portabilidade

A portabilidade de crédito é outra alternativa para quem está negativado, já que, por meio dela, é possível encontrar instituições financeiras com opções de crédito mais baratas.

Dessa forma, há como baratear o custo das dívidas existentes, facilitando o seu pagamento, o que libera mais rápido o orçamento familiar. Com a portabilidade, é possível sair mais rápido da lista de inadimplentes. 

Como sair do negativado?

Se você está com restrições de crédito, saiba que é possível sair dessa lista. Seguindo alguns passos, o processo de como sair do negativado se torna mais fácil. Um deles é fazer um planejamento financeiro: veja as receitas e despesas e corte os gastos não essenciais; depois, guarde esse dinheiro que sobra para negociar a dívida. 

Outra solução é aproveitar campanhas promocionais das entidades protetoras de crédito para sair da lista dos negativados. Os descontos sobre a dívida e as condições de pagamento costumam ser bastante atrativos.