A quitação antecipada de uma linha de crédito é um processo que pode facilitar a vida de muitas pessoas, gerando maior tranquilidade no orçamento financeiro. Afinal, essa prática zera ou abate grande parte da dívida. Isso pode trazer tranquilidade para o orçamento no futuro. 

Essa quitação de uma linha de crédito pode acontecer de duas formas: antecipada ou feita no dia do vencimento da última parcela. Porém, essa primeira opção costuma ter vantagens interessantes para o contratante, já que pode trazer alguns descontos.

Porém, para descobrir se a quitação antecipada vale a pena, é importante conhecer esse processo, tirando todas as dúvidas antes de dar o primeiro passo. A seguir, explicamos com mais detalhes essa prática, confira nosso conteúdo exclusivo e veja se compensa para seu orçamento quitar sua dívida antecipadamente.

Como funciona a quitação antecipada?

Realizar uma quitação antecipada é uma maneira de amortizar os valores de um empréstimo ou financiamento. Como esse processo traz benefícios para a instituição financeira, já que o valor é devolvido mais rapidamente que quando previsto, é possível conseguir alguns descontos de taxas, diminuindo o total pago. 

A quitação antecipada é um direito estabelecido no CDC (Código de Defesa do Consumidor). Inclusive, as regras garantem que se aplique o desconto para quitar financiamento, por exemplo, de maneira proporcional àquilo que já é cobrado mensalmente. Então, se a taxa de cobrança for de 2% ao mês, será dado um desconto na mesma medida.

Se quitar o empréstimo antecipado tem desconto, como consegui-lo? Basicamente, o banco responsável pelo crédito deve descontar os juros das mensalidades que ainda vencerão. Portanto, se você possui interesse em quitar a dívida antes do vencimento, saiba que é, sim, possível.

Quais são as vantagens de antecipar as parcelas?

Em geral, a quitação antecipada das linhas de crédito é vantajosa. Contudo, antes de decidir por esse processo, vale calcular a antecipação de parcelas de financiamento para entender se o desconto é realmente interessante. Além dessa simulação, para chegar a uma conclusão, considere os benefícios a seguir.

Redução das taxas de juros

Sem dúvidas, a maior vantagem para quem opta pela quitação antecipada de financiamento de veículo, por exemplo, é a redução das taxas de juros mensais. Afinal, esse valor descontado auxilia na hora de sair do vermelho e deixar o orçamento mais “folgado”.

quitação antecipada

Liberação de novos créditos 

Outro ponto levado em conta em caso da quitação antecipada das parcelas é que a ação “abre portas” para a liberação de novos créditos no futuro. Em vez de o cliente passar anos comprometendo o orçamento com uma longa dívida, ele se vê livre para realizar outra operação se desejar. 

Nova imagem no mercado

Essa atitude ainda contribui para uma “boa imagem” no mercado e entre as empresas de restituição de crédito. Antecipando as parcelas, você, como cliente, é visto como um bom pagador, o que indica menor risco de inadimplência, beneficiando diversas outras ações futuras relacionadas à liberação de dinheiro.

Como realizar uma quitação antecipada?

Para solicitar uma quitação antecipada, você deve entrar em contato com o banco que realizou o empréstimo ou o financiamento e deixar clara a intenção de quitar a dívida. Lembre-se de que esse é um direito de todos os consumidores e deve ser respeitado pela instituição.

Após o contato com a corretora, o próximo passo é decidir entre realizar o pagamento total ou parcial da dívida, de acordo com os critérios oferecidos. Depois, o cálculo de quitação antecipada funciona de duas formas:

  • Quitação total: toda a dívida é quitada de uma só vez, com o abatimento dos juros e dos encargos de todas as parcelas restantes;
  • Quitação parcial: pagamento de mais de uma parcela por vez — pagar três meses juntos, por exemplo. Nesse caso, o abatimento é calculado sobre a parcela antecipada, não a do mês atual. 

Para simular a quitação de um empréstimo, considera-se: valor da parcela, taxa de juros, dia do vencimento, data de quitação e quantidade de prestações que você deseja quitar. O banco realiza o cálculo com base no prazo final de pagamento e no montante a ser adiantado. 

Como é possível notar, antecipar as parcelas de um financiamento ou empréstimo pode trazer inúmeras vantagens, mas é preciso se planejar financeiramente para evitar dívidas futuras. Assim, você encontrará o melhor caminho para resolver suas pendências financeiras. 

Saiba tudo sobre linhas de crédito com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como funciona a quitação antecipada, fica mais fácil rever o orçamento financeiro para se livrar das dívidas e adquirir uma linha de crédito com as melhores taxas do mercado. 

O blog da Melhortaxa ajuda você a compreender todos os trâmites necessários para quitar uma dívida ou mesmo solicitar um financiamento mais adequado às suas pretensões. Acompanhe nossos textos e conte conosco para fazer as melhores escolhas!