Decorar um espaço para casal exige sensibilidade, sintonia entre as preferências de ambos e planejamento. Isso porque é preciso acomodar roupas e demais pertences de duas pessoas em um mesmo cômodo. Às vezes, em cômodos pequenos, a falta de espaço pode se tornar um problema. Decorar um quarto de casal exige que situações desse tipo sejam equacionadas e que as duas partes encontrem móveis, cores e objetos decorativos que agradem ambos, sem abrir mão de que cada um tenha seu cantinho particular. Beleza, mas também conforto, precisam estar presentes dos dois lados da cama.

Comum acordo – Não adianta: se um dos membros do casal tiver um gosto muito extravagante e quiser transparecer isso na decoração do quarto, haverá discussão. Da mesma forma, se um dos lados for sóbrio demais e quiser compor um ambiente com poucas cores e detalhes coloridos, o outro pode achar o ambiente chato demais.

A ideia é que os dois escolham juntos o modelo e cor dos móveis, cortinas, paredes, detalhes da decoração e mesmo roupas de cama. Como o quarto é um ambiente íntimo e que precisa ser agradável, é fundamental que os dois se identifiquem com seus elementos e se sintam à vontade.

Referências muito masculinas ou muito femininas não podem prevalecer. As cores mais utilizadas para decorar quartos de casais são as combinações mais tradicionais e neutras, como preto e branco, ou dois ou mais tons também claros. Tons de verde, azul e marrom  e estampas geométricas e florais também são bastante utilizados nesse tipo de projeto. Detalhes e referências pessoais do casal podem ficar por conta de detalhes decorativos.

Otimizando o espaço – Além de respeitar o gosto do outro é preciso respeitar seu espaço. Algumas medidas na hora de escolher os móveis cuidam do conforto do casal. O ideal é que em cada lado da cama haja um criado-mudo, um abajur e tomadas. No criado-mudo ficam os objetos para se ter à mão durante a noite e pela manhã, como despertador, celular, óculos e remédios. Se não houver espaço para isso, uma pequena prateleira na parede cumpre a mesma função. O abajur permite que um dos membros do casal possa ler enquanto o outro dorme, e as tomadas também ajudam a aumentar o conforto e a independência individual. Uma poltrona ou baú aos pés da cama também desempenham papel semelhante. Neles, é possível acomodar roupas para se vestir de manhã, sem mexer na cama e incomodar o outro.

Espaços em guarda-roupas e armários do banheiro também devem ser separados. A fração de espaço que caberá a cada uma das partes pode variar de acordo com a necessidade e a quantidade de pertences que cada um possui, mas é fundamental que cada um tenha o seu lado no armário, para guardar roupas e sapatos, e a sua gaveta no gabinete do banheiro. Assim, fica mais difícil perder ou confundir pertences, e a rotina de organização e limpeza do cômodo é facilitada.