O investimento em imóveis, seja para negócios ou moradia, vem aumentando, assim como o perfil desse tipo de investidor. É comum encontrar jovens comprando o primeiro imóvel, por exemplo. Nesse caso, surge a dúvida sobre quanto custa um apartamento pequeno.

Por isso, a seguir, confira as vantagens e as principais características desse tipo de imóvel, assim como quanto custa em média um apartamento pequeno. Acompanhe o conteúdo que, nós da Melhortaxa, preparamos para você.

Entenda a composição de preço de um imóvel

Quando você está em busca do condomínio ideal, é importante conhecer os fatores que definem quanto custa um apartamento pequeno ou grande. Vale ressaltar que os valores podem variar. Um apartamento pequeno em Curitiba, por exemplo, pode ter um preço mais atrativo que um no Rio de Janeiro.

Analise questões como localização, infraestrutura local, metragem, estado de conservação da propriedade, tipo de imóvel, itens presentes no condomínio e variação do mercado imobiliário no período.

Imóveis bem localizados e próximos a centros comerciais tendem a valer mais por conta da facilidade que oferecem, contribuindo para a qualidade de vida. Isso também serve para os imóveis maiores, ou seja, quanto mais espaço disponível, mais alto será o valor.                                                                                                  

O tipo de imóvel também oferece variações, por isso defina qual melhor atende suas necessidades. Observe se o local precisa de reforma, pois esse custo deve ser descontado no valor da venda. Conhecer o mercado imobiliário também vai ajudar. Se estiver em um momento de alta, o valor pode ser maior.

Analise os bairros

Os apartamentos compactos vêm ganhando popularidade. Cada vez mais, as construtoras lançam novos empreendimentos com esse tipo de planta. Imóveis pequenos acomodam perfeitamente um solteiro ou uma família pequena, perfil que tem passado a investir no mercado imobiliário.

Existem uma série de fatores que refletem diretamente no valor de um imóvel, incluindo a localização e as características de cada propriedade. Um apartamento pequeno em SP, localizado em Pinheiros, pode custar cerca de R$ 500 mil.

Assim como saber quanto custa um apartamento pequeno nos bairros mais caros, você deve questionar quanto custa um apartamento pequeno em SP, em regiões mais em conta. Nesse caso, é possível encontrar imóveis na Zona Leste da cidade por cerca de R$ 5 mil m².  

Vantagens do apartamento pequeno

Além do valor de um apartamento pequeno ser menor, investir em um imóvel compacto garante uma série de vantagens que devem ser analisadas. Veja algumas características desse tipo de residência abaixo.

Valor de mercado

Esta é uma das principais vantagens de investir em um apartamento pequeno. Por ter menos espaço, o custo é menor, principalmente quando comparado com um imóvel maior, ideal para uma família grande.

quanto custa um apartamento pequeno

Descobrir quanto custa um apartamento pequeno, independentemente se você vai comprar à vista, garantindo um preço ainda melhor, ou fazer um financiamento imobiliário, traz economia ao seu orçamento. Isso porque você pode pagar parcelas menores. Por isso, considere essa opção.

Manutenção mais simples

Assim como a manutenção é mais simples de realizar, o valor das despesas é baixo. Nessa conta, entram itens como reformas, já que o material de construção usado (pintura, piso, etc) será reduzido.

Mais barato para montar

Com um espaço reduzido, poucos móveis são suficientes para mobiliar o local, gerando economia. Como o imóvel é compacto, não dá a impressão de que os cômodos estão vazios se tiverem apenas os móveis necessários.

Uma marcenaria planejada pode ajudar na organização, deixando o apartamento pequeno e moderno, otimizando o espaço. Já para a decoração, a dica é ter cuidado com os excessos. Isso porque, ao colocar muitas coisas em um ambiente, o visual pode pesar demais. O ideal é o equilíbrio.

Praticidade

Considerada a grande característica dos imóveis pequenos, a praticidade é uma aliada na hora de cuidar da casa. O tempo dedicado à organização e à limpeza é consideravelmente menor.

Isso faz com que mais tempo seja dedicado às demais atividades. Além disso, se você não tem tempo para realizar as tarefas de casa, o valor pago para a contratação de serviços será mais em conta se comparado com apartamentos maiores.

Localização e preço

As construtoras passaram a entregar novos apartamentos pequenos em regiões bem localizadas, pensando em um público que investe em qualidade de vida e prioriza o tempo.

Ou seja, muitos apartamentos pequenos são bem localizados, aliando um valor atrativo aos grandes centros, principalmente em bairros onde a infraestrutura é completa.

Aceitação no mercado imobiliário

Os imóveis pequenos têm ganhado espaço no mercado imobiliário. Isso quer dizer que, se você pensar em vender ou alugar o seu apartamento, o processo pode acontecer de maneira mais rápida, devido ao interesse das pessoas em uma residência desse tipo.

Precisando de ajuda para comprar seu apartamento? Conte com a Melhortaxa!

Se, depois de pesquisar quanto custa um apartamento pequeno, você encontrou o imóvel dos seus sonhos, conte com o nosso time de especialistas em crédito imobiliário. Envie seu formulário de cadastro e receba as melhores propostas, personalizadas de acordo com seu perfil!