O pagamento feito com cartão de crédito ou débito é uma das formas mais utilizadas entre os consumidores atualmente. Entre as principais razões, pode-se apontar a segurança e as facilidades oferecidas por cada uma dessas opções. 

Mas, apesar de seus pontos positivos, ambas as alternativas precisam ser analisadas para saber qual o melhor momento de utilizá-las e, assim, não comprometer de maneira negativa o orçamento financeiro. 

Para ter um controle financeiro adequado, confira, a seguir, quando é mais adequado fazer compras com o cartão de débito ou de crédito e, assim, manter as finanças em dia. 

Cartão de crédito

Entre as principais vantagens do cartão de crédito está a opção de comprar agora e pagar depois. É uma espécie de empréstimo facilitado, onde o banco empresta-lhe um determinado valor, que, ao final do mês, será pago pelo consumidor. 

Pela possibilidade do cartão de crédito parcelar o valor do produto, ele é mais indicado para compras de maior valor, como a de eletrônicos, viagens ou, até mesmo, produtos de sites internacionais. 

Outra vantagem apresentada por essa opção e que pode ser decisiva no momento de escolher entre crédito e débito são os programas de pontos. Quanto mais o crédito é utilizado, mais pontos o consumidor ganha. Eles podem ser transformados em milhas, descontos ou produtos. 

A opção de crédito é ideal para quem deseja manter um controle financeiro mais estável, já que será possível saber quanto será destinado para as contas do mês. Aliás, o planejamento e o crédito devem andar de mãos dadas, uma vez que um não funciona bem sem o outro! 

Atente-se ao quanto gasta com o cartão de crédito. É recomendável manter um limite de crédito mais baixo, assim, haverá menos chances de “descontrole”. Lembre-se: todos os valores parcelados deverão ser pagos na data estipulada.

Cartão de débito

A principal diferença entre crédito e débito é a data de pagamento. Enquanto o primeiro te dá um prazo maior para quitar determinada compra, o segundo tem o valor descontado na hora. É como comprar com dinheiro em espécie.

Essa forma de compra é mais indicada para aquisições de menor valor, que são feitas no dia a dia, uma vez que só é possível comprar dessa maneira se houver saldo suficiente em sua conta bancária. 

O que pode ser decisivo no momento de escolher entre crédito ou débito são as possibilidades de descontos. Em muitos estabelecimentos, é possível ter vantagens ao fazer uma compra no débito. 

O cartão de débito também oferece muitas vantagens ao controle financeiro, uma vez que só é possível gastar o dinheiro que realmente tem, já que esse tipo de compra é uma espécie de saque direto do seu saldo bancário. 

Manter o controle é fundamental

Mesmo considerando as vantagens e desvantagens do cartão de débito e de crédito, é necessário levar em consideração o autocontrole no momento de efetuar uma compra. Procure gastar apenas o que você consegue pagar. 

Seja crédito ou débito, é muito comum que pessoas acabem se tornando inadimplentes devido a agirem por impulso no momento de uma compra e, assim, não pensarem no futuro da maneira correta. 

Se a compra for feita no crédito, atente-se ao valor total a ser pago no final do mês, e não apenas ao da parcela de determinada compra. Tenha em mente que, mesmo dividindo esse valor, ele deverá ser pago por completo. 

Já no caso do débito, é importante se manter sempre com uma reserva de dinheiro para imprevistos que possam acontecer e que, assim, eles não te obriguem a utilizar a reserva de emergências.

A assessoria da Melhortaxa pode te ajudar

Se você fez uma compra no crédito ou débito, e ela acabou fugindo do seu controle financeiro, uma solução para colocar suas contas em dia e te tirar da lista de inadimplentes é o crédito pessoal. 

Mas, no caso de escolher essa opção, é importante ter as melhores taxas para a reorganização de suas finanças. Para isso, conte com a ajuda dos especialistas da Melhortaxa! Eles encontrarão os juros mais baixos do mercado, de acordo com o seu perfil.