Sabia que, se você é um trabalhador com carteira assinada, todo mês é descontado 8% do valor do seu salário? Então, fique atento, porque este é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e é importante saber quando sacar o FGTS.

Esta é uma garantia dada ao trabalhador em casos de demissão sem justa causa, por exemplo. Possibilitando que a pessoa física, ou seja, o colaborador retire-a em alguns casos específicos. 

Quer saber como funciona o saque FGTS? Acompanhe o conteúdo abaixo que a Melhortaxa preparou! Aqui, você poderá encontrar as respostas para as suas perguntas. Veja.

Consulta pelo CPF

Se você ainda não acompanha o saldo do seu Fundo de Garantia, comece a controlá-lo para ter certeza que o valor é depositado todos os meses por seu empregador. Por meio do seu CPF, você pode visualizar essa quantia — mesmo antes de realizar o saque do FGTS.

Existem três caminhos para o funcionário conseguir ter acesso aos valores que foram recolhidos até o momento. No site Meu INSS, no portal da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo próprio do FGTS.

Condições para sacar o FGTS

Para poder sacar o FGTS, a Caixa Econômica Federal estipula algumas condições para os funcionários de carteira assinada. Apesar da demissão sem justa causa ser o meio mais conhecido, não existe apenas essa forma. 

Para ajudá-lo a saber quando será liberado o FGTS, nós, da Melhortaxa, separamos algumas das formas mais comuns para solicitar o saque do Fundo de Garantia. Confira abaixo:

  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Rescisão por falência da empresa;
  • Falecimento do empregador individual, doméstico ou nulidade do contrato;
  • Rescisão de contrato por culpa recíproca ou força maior;
  • Aposentadoria;
  • Decorrência de desastre natural;
  • Suspensão de trabalho avulso,
  • Falecimento do trabalhador.

Documentos

Assim que retirar a quantia, seja para usar o FGTS para comprar um imóvel ou investir em um empreendimento, fique atento aos documentos solicitados. Para cada tipo de condição, existe uma lista individual de documentos.

Para saber quais papéis levar quando for sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, acesse o site da Caixa Econômica Federal e confira quais documentos são necessários, mas lembre-se de apresentar os originais.

Saque digital

Quando quiser sacar o FGTS, saiba que você possui duas maneiras de ter acesso a esse dinheiro: indo à Caixa Econômica Federal ou pelo saque digital, este é um novo tipo de serviço, que oferece conforto, segurança e comodidade aos colaboradores brasileiros.

Como funciona?

Disponível desde fevereiro de 2020, o saque digital possibilita que todas as pessoas físicas — que podem realizar a retirada — acessem o saldo e solicitem a transferência para qualquer agência que seja da mesma titularidade.

Essa operação é feita sem custo algum — inclusive sem a cobrança de tarifa de transferência. O processo da solicitação até a liberação pode ser acompanhado pelo aplicativo, mas fique atento, pois o valor tem prazo máximo de até 5 dias úteis para chegar na sua conta.

Saque anual

Já ouviu falar do saque-aniversário? Essa é uma novidade para quem tem interesse de saber quando sacar o FGTS. A partir de 2020, os trabalhadores poderão — não é uma obrigação — realizar retiradas anuais na Caixa, de acordo com a data de aniversário, veja.

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho;
  • Nascidos em março e abril: saque de maio a julho;
  • Nascidos em maio e junho: saque de junho a agosto,
  • Nascidos a partir de julho: saque no mês do aniversário.

Fique atento, pois o valor liberado depende de quanto o colaborador tem na conta e, se optar por sempre receber no aniversário, ele não terá direito a retirar o valor total em conta em caso de rescisão de contrato — somente a multa de 40% do FGTS.

A partir do ano de 2021, os saques mudarão. Eles poderão ser feitos no primeiro dia do mês do aniversário do contribuidor. Ou seja, se este nasceu em 20 de abril, o valor estará disponível no dia 1º do mesmo mês.

Saiba como usar o FGTS para ter a casa própria com a Melhortaxa!

Você sabia que o saldo FGTS pode ser utilizado no seu financiamento imobiliário? De acordo com a Caixa Econômica Federal, o contribuinte pode usar o Fundo de Garantia para quitar total ou parcialmente a dívida, desde que o contrato tenha sido assinado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Se quiser amortizar parte das parcelas pendentes, saiba que você consegue abater até 80% do valor das prestações de 12 meses consecutivos. Com a Melhortaxa, você tem acesso a uma assessoria especializada nesse e em outros casos.

Aqui os clientes conseguem comparar todas as ofertas disponíveis no mercado de crédito. Cadastrando-se na nossa plataforma, você inicia uma nova experiência, tendo acesso a ofertas exclusivas às suas necessidades de forma totalmente on-line.