Esqueça as bancadas espaçosas e eletrodomésticos sofisticados que permitem que se faça tudo com os pés nas costas. Não que esses objetos não sejam importantes na hora de decorar – e utilizar – uma cozinha. Mas assim como os grandes elementos, os detalhes fazem toda a diferença quando se fala em decoração de cozinhas.

Tanto quanto os móveis, algumas vezes até mais, eles têm o poder de imprimir um estilo e causar diversos efeitos e sensações. Pense, por exemplo, na diferença entre uma mesa posta com pratos de porcelana branca e delicados guardanapos de papel com bordados e uma mesa com pratos e guarnapos coloridos. Certamente não são a mesma coisa. E é com louças, talheres, acessórios e detalhes decorativos que diferentes estilos podem ser criados a partir de uma cozinha neutra. A clássico e a moderna são dois estilos básicos.

Cozinha clássica – Mais tradicionais, as cozinhas desse estilo são caracterizadas pelo mobiliário de madeira – preferencialmente escura – ou brancos, e por elementos de cores sóbrias. Vale tanto para os pratos quanto para as toalhas de mesa, por exemplo.

Pratos de porcelana branca, talheres simples, no máximo com cabo de madeira ou na cor branca, copos de vidro transparente: a mesa de almoço ou jantar de uma cozinha no estilo clássico é sóbria e sofisticada. Como a ideia é emular uma cozinha de antigamente, elementos como travessas, molheiras e sopeiras de porcelana, brancas ou desenhadas, são muito bem-vindos.

Guardanapos de papel, com bordados e rendas, e toalhas de algodão branco ou linho podem ser utilizadas tanto na mesa de jantar quanto na café de manhã e da tarde, onde é preciso investir em outros elementos. Jogos de xícara de café, chá e sobremesa também oferece muitas possibilidades para quem está montando um estilo clássico. Mais uma vez, as porcelanas podem vir brancas ou com desenhos, em pintura ou relevo. Açucareiros de louça ou inox, leiteiras de porcelana e chaleiras são outros detalhes que imprimem um estilo clássico à cozinha.

Cozinha moderna – Nesse estilo de cozinha existe mais espaço para cores e elementos da cultura popular. A boa notícia é que, em hoje em dia, a maior parte das lojas de decoração e artigos para casa prioriza esse estilo, o que torna a garimpagem e a compra muito mais fáceis.

Pratos de vidro ou de cerâmica coloridos, copos de vidro colorido ou com desenhos estão liberados na cozinha moderna. Também é permitido ousar mais nas cores e texturas de talheres e demais elementos que vão à mesa, como toalhas, guardanapos, jogos americanos, jogos de xícara e de sobremesa. Os elementos decorativos também pedem cores. Quadros com referências a elementos populares, como aqueles inspirados em rótulos de produtos icônicos, também são detalhes que deixam uma cozinha moderna.

Nunca se descuide, no entanto, do equilíbrio. As cores podem ser utilizadas sem medo, mas cuidado para não tornar a sua cozinha um “carnaval”, com muitas cores berrantes ou destoantes entre si, ou com diferentes padrões e estilos estéticos em tecidos e enfeites. Escolha um conjunto de cores ou de elementos (frutas, por exemplo) em torno do qual a decoração da cozinha irá girar.