Diante do desconforto financeiro causado pela pandemia, somado à lenta recuperação econômica, economizar nunca foi tão fundamental. Por isso, saber fazer um bom orçamento mensal se tornou garantia de mais tranquilidade financeira.

Sim, são muitos os acontecimentos e as variáveis que podem influenciar a sua vida financeira ao longo de 30 dias, mas parte de se organizar é ter em mente que os imprevistos são uma certeza. Mas afinal, como colocar isso no seu orçamento? 

Sabemos que falar é muito mais fácil do que fazer, por isso criamos este conteúdo com o passo a passo para você montar o seu orçamento mensal de forma simples e prática. Vamos lá?

Anote todos os seus gastos em uma planilha

O primeiro passo para organizar a sua vida financeira é fazer um raio X das suas finanças! Isso significa entender como e com o quê o seu dinheiro está sendo gasto. Por meio da planilha de gastos mensais, é possível entender o seu comportamento de consumo e onde podem ser feitos ajustes no orçamento.

Você pode tanto optar por uma planilha simples, feita à mão, quanto baixar um modelo pronto via internet. Que tal utilizar um gerenciador financeiro? Existem diversos modelos disponibilizados online que vão ajudar você a controlar melhor os gastos e economizar dinheiro.

Prefira pagar à vista em vez de usar cartão de crédito

Controlar o cartão de crédito é um dos primeiros passos para poupar; afinal, quando realizamos compras no crédito, adquirimos mais uma dívida. Antes de usar o cartão, analise se aquela compra realmente é necessária no momento.

Caso não haja como evitar o uso, utilize apenas um cartão de crédito, estabeleça um limite de gastos por mês e evite fazer muitos parcelamentos, pois isso dificulta o controle e aumenta os juros a serem pagos. 

Coloque os seus objetivos no papel

Qualquer plano de sucesso começa com objetivos claros; então, para que o planejamento financeiro pessoal seja efetivo, é preciso saber onde se deseja chegar. Quais são os seus planos? 

Você quer guardar dinheiro para financiar um apartamento? Deseja trocar de carro no próximo ano? Ou fazer uma viagem com a família nas férias? Com base nessa definição, é possível saber quanto é preciso guardar em dinheiro e, assim, estabelecer um cronograma para a execução do seu projeto.

Se o objetivo for de longo prazo, fazer uma reserva financeira é o primeiro passo para alcançar a meta. Poupar dinheiro todo mês pode parecer impossível para muita gente, mas com planejamento e organização pode se tornar uma realidade.

orçamento mensal

Faça substituições inteligentes para economizar

Uma das vantagens da planilha é que ela nos permite refletir sobre o uso dos recursos financeiros. Assim, é possível fazer algumas substituições em certas categorias de despesas visando à redução dos gastos.

Gastos não essenciais, como academia, delivery e assinaturas de streamings a que você mal assiste, podem representar uma fatia valiosa do seu orçamento mensal. Separados, esses valores podem parecer inofensivos, porém representam a diferença entre conseguir poupar um pouco ou nada no final do mês. 

Que tal substituir a academia por caminhadas ou corridas pelo bairro? E se o delivery for utilizado apenas para ocasiões especiais? Trocas inteligentes podem salvar o seu orçamento mensal.

Como fazer um orçamento mensal organizado?

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para economizar, é hora de entender como funciona um orçamento mensal saudável; ou seja, que permita a você tirar os seus projetos do papel e colocá-los em prática sem sofrimento! 

Já ouviu falar da regra de 50, 30 e 20? 

Essa regra, muito indicada pela economista e especialista em economia pessoal Carol Sandler, diz que 50% do orçamento das pessoas devem ser destinados aos gastos essenciais, enquanto 30% devem ser despendidos para os gastos pessoais e 20% devem ser economizados. 

Para que você entenda melhor o que significa cada uma dessas categorias e como essa regra pode ser aplicada no seu dia dia, veja nos exemplos abaixo onde se encaixa cada tipo de gasto: 

  • gastos essenciais (50%): moradia, segurança, transporte, alimentação, contas como água, luz e telefone, saúde e seguros;
  • gastos pessoais (30%): lazer, compras pessoais, roupas, festas e presentes, estética, viagens e doações;
  • economizar (20%): grandes compras, como motos, carros, imóveis, educação e cursos, viagens especiais e aposentadoria. 

É claro que esse modelo de orçamento mensal pode ser adaptado de acordo com cada estilo de vida e o que o indivíduo julgar ou não como essencial. Outra dica importante é buscar a orientação de um profissional de finanças pessoais, caso ainda sinta dificuldades em se organizar por conta própria.

Dicas para economizar? Conte com a Melhortaxa

Gostou do conteúdo e quer mais dicas de como economizar dinheiro, controlar o orçamento mensal, poupar e chegar no final do mês com as contas em dia? Então, confira a nossa seleção de textos sobre finanças pessoais e fique por dentro das nossas melhores dicas financeiras!