Para quem está procurando controlar os gastos e os ganhos, seja no âmbito pessoal ou profissional, um gerenciador financeiro é a melhor ferramenta. Ela pode ser utilizada em computadores, tabletes e celulares para registrar o que entra e sai da conta. Além disso, também é possível criar gráficos sobre os gastos mensais do usuário.

Podemos dizer que se trata de uma evolução do método de anotar no papel. O controle das finanças fica ao alcance dos dedos, a qualquer hora e em qualquer lugar, beneficiando igualmente empresas e pessoas. A seguir, entenda como funciona o gerenciador financeiro e outras informações a respeito dessa ferramenta.

Qual é a importância dele?

Utilizar planilhas como gerenciador financeiro também é uma boa ideia, mas, na prática do dia a dia, não é a opção mais adequada. Como os gerenciadores também funcionam em celulares, o controle de gastos se torna muito mais acessível e fácil de ser feito.

Há três tipos básicos de gerenciadores financeiros, alguns com versão gratuita, outros pagos, mas, em ambos os casos, o gerenciador mostra como o dinheiro flui pela conta de forma concreta e detalhada. Assim, temos uma noção melhor de como lidamos com ele e como podemos fazê-lo render mais.

Além disso, existem aqueles oferecidos por bancos e instituições financeiras, o gerenciador financeiro pessoal e o empresarial, respectivamente. Os métodos variam dependendo de cada aplicativo, mas existem características em comum, como locais onde se anotam os gastos, os ganhos e a data de ocorrência.

Qual é o melhor?

Existem diversos aplicativos para organizar a vida financeira. Por isso, é sempre importante checar as funções de cada um deles para escolher o que mais se adéqua à necessidade do cliente. Pensando nisso, separamos dois aplicativos que possuem funções completas de gerenciamento financeiro.

Meu dinheiro 

O app Meu dinheiro pode ser instalado tanto no computador como nos smartphones. Ele fornece aos usuários uma análise completa das finanças. Nisso, estão incluídas ferramentas como a gestão dos gastos com o cartão de crédito, o controle dos saldos e o registro com os gastos específicos.

Além disso, o app contribui para que o cliente defina os objetivos financeiros de médio e longo prazo. Nesse sentido, o Meu Dinheiro exibe uma visualização dessas metas. O usuário pode encontrá-lo gratuitamente ou na versão paga, na loja de aplicativos do seu smartphone.

Organizze


O Organizze é um dos melhores aplicativos quando o assunto é relatório de análises financeiras. O app pode ser baixado tanto em aparelhos iOS como Android. A ferramenta disponibiliza um resumo geral das finanças do usuário, detalhando o que é preciso para ele ter uma boa saúde financeira.

Quais são as vantagens?

Imagine que você vai à padaria e compra pães, bolos e um cafezinho para acompanhar. Pelo celular, você anota esses gastos de maneira individual, para um melhor controle financeiro da sua conta. O aplicativo registra esses valores e os classifica em categorias.

Caso você utilizasse um papel para descrever os itens comprados, as categorias informacionais e os valores, o trabalho seria complexo. Por isso, a ferramenta facilita a nossa vida ao organizar os gastos financeiros e gerar dados sobre nosso hábito de consumo. A seguir, conheça outras vantagens de possuir um gerenciador financeiro.

Homem com as mãos no teclado do notebook ao lado de gráficos financeiros.

Precisão das informações

Uma das principais funcionalidades do gerenciador financeiro é a precisão das informações. Ele é capaz de reunir todos os dados financeiros de entrada e saída de dinheiro, realizando cálculos mais precisos do que se fossem feitos à mão. Dessa maneira, torna-se mais fácil ver o fluxo de dinheiro da semana ou do mês.

Não podemos nos esquecer de anotar todo e qualquer gasto ou ganho no gerenciador; do cafezinho da esquina às compras mensais, tudo deve estar registrado. Essas informações são muito importantes para fazer um planejamento financeiro a longo prazo, por exemplo.

Mobilidade e centralização dos dados

O gerenciador financeiro também oferece mobilidade. Hoje em dia, o critério mais considerado é se uma ferramenta pode ser usada e baixada no seu celular, e essa é justamente a vantagem desse recurso. Assim, dá para usar em todo lugar, no celular, no tablet ou no computador.

Ele une todas as suas informações financeiras em um único local, o que permite que você movimente as suas contas bancárias de qualquer ponto. Além disso, é possível importar, gerar e faturar dados, aplicar em investimentos, e emitir relatórios.

Segurança

Outro benefício do gerenciador financeiro é a segurança. A perda dos dados financeiros em qualquer cenário é o pior pesadelo de uma pessoa. Por isso, ao contrário das ferramentas convencionais — bloco de notas e planilhas —, o gerenciador é um software que faz backup das suas informações.

Você ainda tem a opção de guardar os dados em uma “janela” confidencial com criptografia, tornando ainda mais seguras as suas informações financeiras. Isso evita acessos indevidos por parte de outras pessoas, mantendo o seu sigilo.

Conheça a Melhortaxa e encontre as melhores ferramentas de gestão

Após entender o que é o gerenciador financeiro e para que serve, que tal conhecer mais recursos capazes de auxiliar nessa gestão? Acesse o blog da Melhortaxa e leia os artigos sobre gestão financeira.