Por muitos anos, a poupança foi a melhor opção para acumular um rendimento para, assim, se assegurar financeiramente no futuro. Porém, seus juros baixos acabaram fazendo com que esse formato de conta deixasse de ser buscado. Com isso, saber como fazer o dinheiro render se tornou uma grande questão entre os mais conservadores.

Atualmente, há vários tipos de investimentos que te proporcionam um rendimento financeiro tão bom e seguro quanto era a poupança há alguns anos. Quer conhecer alguns deles? Então, confira o conteúdo exclusivo que a Melhortaxa preparou sobre o tema!

Como escolher um investimento

Para saber como fazer o dinheiro render, é necessário escolher um investimento que te dê o retorno esperado. Para isso, além de estudar cada tipo disponível no mercado, é importante traçar seus objetivos e analisar sua saúde financeira.

Outro ponto importante a ser avaliado ao começar a investir é não acreditar que o investimento mais buscado no momento é, realmente, o melhor para você. É necessário avaliar se o acumulado pode ser resgatado a qualquer momento ou só após um prazo, como são calculados os juros e qual o risco da aplicação.

A Melhortaxa tem um conteúdo exclusivo sobre esse tema, que você pode conferir clicando aqui.

Os investimentos mais comuns

Apesar de não existir um tipo de aplicação que seja ideal para todos os perfis de investidores, há aqueles que são considerados os mais recomendados, uma vez que costumam ser investimentos rentáveis e com baixo risco. Nesta lista, estão presentes:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é, basicamente, um empréstimo feito ao governo federal. Ao comprar um dos títulos, você disponibiliza seu valor para o país e, em compensação, seu dinheiro será devolvido com juros, ou seja, rentabilizado.

O Tesouro Selic é o título mais recomendado, uma vez que suas taxas de juros estão muito próximas ao valor da Selic, além de ter alta liquidez e baixa volatilidade. Outro ponto favorável é poder resgatar seu montante quando desejar.

Neste texto, explicamos mais a fundo sobre o Tesouro Direto, os tipos de títulos e a sua principal diferença com a poupança.

como fazer o dinheiro render

CDB

O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é outra forma de ter como fazer o seu dinheiro render com baixos riscos. Enquanto o Tesouro Direto é um empréstimo para o governo federal, o CDB é um empréstimo feito aos bancos.

O seu rendimento é proporcional ao período que seu dinheiro ficará aplicado: quanto mais tempo, maior o lucro. Além de estar assegurada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), essa aplicação costuma oferecer rentabilidade atrativa, especialmente em bancos menores.

LCI

LCI (Letra de Crédito Imobiliária) é um tipo de investimento muito semelhante ao CDB. Sua principal diferença é que não há a cobrança de Imposto de Renda, fazendo com que seu lucro não tenha nenhum desconto.

Por outro lado, a Letra de Crédito tende a ter uma rentabilidade menor, especialmente quando comparada ao CDB. Porém, é sempre recomendável fazer uma simulação, para que você tenha certeza de que o LCI serve ou não no seu caso.

Letras de câmbio

Essa é uma opção muito parecida com o CDB, porém, em vez de emprestar seu dinheiro a um banco, ele será destinado a uma financeira. Por conta disso, seus rendimentos tendem a ser muito atrativos entre os títulos de renda fixa.

Mesmo tendo um risco mais alto — por se tratar de instituições financeiras —, o investidor tem a garantia do FGC para valores até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. Essa é uma alternativa de como fazer o dinheiro render um pouco mais rápido.

Ações

Se você já conta com um fundo de emergência e deseja arriscar um pouco mais nos investimentos, as ações podem ser uma boa opção. Apesar de se tratarem de fundos de renda variável — em que não há previsão de lucros —, elas podem se mostrar muito lucrativas.

Mantenha-se informado com a Melhortaxa

Não tem como fazer o dinheiro render mantendo-o parado, mas também é importante saber qual é o tipo de investimento mais adequado para o momento, respeitando seu perfil de investidor. Assim como este conteúdo, você pode encontrar várias outras publicações em nosso site sobre o tema. Confira!