Na hora de contratar um empréstimo ou solicitar um cartão de crédito, existem diversas circunstâncias que podem fazer com que seu pedido seja recusado, inclusive se o seu nome estiver registrado no Refin. Mas, afinal, você sabe o que é Refin?

Como um cadastro de inadimplência voltado exclusivamente para instituições financeiras e bancos, ele registra todas as informações dos devedores cujos débitos estão atrelados a empresas desse setor econômico.

A consulta, feita por instituições financeiras por meio do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ou CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do devedor, levanta os dados dos débitos de cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo.

Apesar de ser uma ferramenta útil para as instituições financeiras, entender o que é Refin esclarece os débitos pendentes para o consumidor. Acompanhe o conteúdo a seguir e conheça mais sobre esse cadastro.

Refin X Pefin

Se você já ouviu falar no Refin, então, provavelmente já deve ter se perguntado sobre a diferença entre esse cadastro e o Pefin. Como um serviço do Serasa que regulariza os débitos e adiciona as dívidas em aberto dos consumidores, o Pefin envolve diversos segmentos da economia, incluindo o varejo e a indústria.

Em outras palavras, a principal diferença entre os dois cadastros está na natureza. Ou seja, uma fatura de cartão de crédito que não foi paga e uma dívida no cheque especial pertencem ao cadastro do Refin por estarem diretamente conectadas com empresas financeiras.

No caso do cadastro Pefin, as companhias afetadas são as de varejo e indústria ou as que oferecem serviços para consumidores. Uma conta de água que não foi paga, por exemplo, é direcionada para o Pefin.

Quem pode acessar esses cadastros?

Ao contrário do Refin, no qual apenas as instituições financeiras têm acesso aos dados dos devedores, o Pefin do Serasa tem um acesso amplo, podendo ser consultado por qualquer pessoa dos setores econômicos envolvidos com a dívida, sejam lojas varejistas, prestadoras de serviço ou outras.

Independentemente de quantos cadastros existam, não é uma experiência positiva constar em um deles como inadimplente. Quando se está listado no Pefin e Refin, as chances de encontrar melhores oportunidades de crédito no mercado diminuem, por isso, é importante renegociar sua dívida.

Como renegociar e refinanciar dívidas?

Agora que você já sabe o que é Refin, o próximo passo é entender como sair desse cadastro. Para isso, nós, da Melhortaxa, separamos algumas dicas de linhas de crédito que podem te ajudar. Veja.

Planeje seu orçamento antes de procurar uma empresa para uma renegociação ou um refinanciamento. O mais indicado é somar todas as despesas domésticas e dívidas para ter uma noção de seu real poder de pagamento, gerando uma estratégia mais assertiva e consciente ao abordar as companhias.

Priorize as dívidas com os piores juros, multas e taxas por atraso no pagamento, como os cartões de crédito e o cheque especial, por exemplo. Duas boas opções são o refinanciamento de veículos e o de imóveis, que contam com taxas mais baixas e podem ser uma boa opção para colocar as finanças em dia.