A transferência de financiamento imobiliário possibilita a migração da dívida de um banco ou uma instituição para outro que ofereça condições melhores, como assistência mais eficiente ou juros menores.
A portabilidade de financiamento imobiliário está disponível para todas as pessoas físicas em bancos que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Confira o passo a passo para solicitar o serviço da Melhortaxa.
Vantagens da transferência de financiamento
A maior vantagem de transferir um financiamento de um banco para outro é a economia. Por se tratar de uma operação que envolve valores significativos, diminuir os juros pode trazer reflexos positivos para sua saúde financeira. Dessa forma, muitas vezes, vale a pena fazer portabilidade de financiamento imobiliário.
Quanto mais distante do fim do contrato, mais vantajosa é a transferência de financiamento. Desse modo, o ideal é que, ao perceber que os juros podem ser menores, você busque alternativas para o seu bolso.
A possibilidade de transferência de financiamento imobiliário ou de outros tipos de crédito, estabelecida em 2006, com a Regulamentação nº 3.401 do Banco Central, permite que o cliente migre a dívida sem haver a cobrança de custos pela portabilidade financiamento imobiliário.
A Melhortaxa indica as taxas médias cobradas de acordo com a modalidade (SFI, SFH e MCMV). Então, é possível observar onde há a possibilidade de pagar menos. Aproveite para fazer a portabilidade do financiamento com as melhores condições do mercado conforme seu perfil.
O que diz a lei
Por lei, nenhum banco pode se recusar a ceder o crédito para outra instituição. Ou seja, ele não pode fidelizar os clientes. Em 2013, a Resolução nº 4.292 aprimorou as regras ao impor o prazo de até 5 dias úteis para que o banco informe os detalhes da dívida a ser portada para onde o cliente desejar.
Além disso, a transferência de financiamento imobiliário não pode ser casada com outros serviços. Então, o banco não pode, por exemplo, obrigar o consumidor a contratar títulos de capitalização ou outro serviço associado.
Documentos necessários
Para solicitar a portabilidade, o cliente deverá apresentar uma série de documentos ao novo banco ou instituição. Somente depois da análise é que a transação será aprovada ou não. Assim, o consumidor precisa ter em mãos:
- CPF;
- Número de telefone;
- Número e condições do antigo contrato;
- Comprovante de residência,
- Dicas para fazer a portabilidade.
Antes de decidir fazer a transferência de financiamento imobiliário, é muito importante observar se o CET (Custo Efetivo Total) na segunda instituição é realmente menor. Muitas vezes, uma instituição cobra menos juros, mas tem taxas administrativas maiores. Então, é importante considerar tudo.
Quanto a isso, não se preocupe! A Melhortaxa avalia todas as condições e taxas oferecidas pelo novo banco, para que a transferência de financiamento imobiliário seja realmente vantajosa para você.
Outro aspecto muito importante sobre transferir financiamento imobiliário é que o processo não muda o prazo de pagamento. Assim, o número de parcelas e o término da operação se mantêm na nova instituição, mas o valor do serviço poderá diminuir. Portanto, vale a pena pesquisar.
Como a Melhortaxa trabalha
A base de dados da Melhortaxa compara várias instituições financeiras e calcula a economia crível da migração da dívida para cada uma delas. Conosco, você não precisa se preocupar com a burocracia que envolve a transferência de financiamento de imóvel.
Nós te orientamos e ajudamos em todo o processo, gratuitamente. Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e tenha, com base em seu perfil, as melhores propostas do mercado.
Conte com a ajuda de um especialista
A equipe da Melhortaxa é composta por profissionais altamente qualificados, além de tecnologias que contribuem na identificação das melhores condições de transferência de financiamento imobiliário, de acordo com o perfil do solicitante. Entre em contato conosco e assine o contrato mais vantajoso para você!