Está planejando reformar ou construir seu imóvel? Então, você já deve ter se deparado com várias dúvidas sobre qual o melhor material para utilizar na obra. O drywall é um dos queridinhos das construtoras, considerado econômico e sustentável. Mas, afinal, você sabe o que é drywall?
Também conhecido como gesso acartonado, esse material se popularizou nos Estados Unidos e logo ganhou espaço no Brasil graças à sua praticidade, além de evitar sujeira e facilitar a reforma de ambientes internos.
Muitas vezes, ele é confundido com um material frágil, mas podemos garantir que isso não é verdade. Portanto, se você está em dúvida sobre se o drywall vale ou não a pena, acompanhe o texto a seguir para conferir as vantagens e desvantagens do uso desse material na reforma ou na construção da sua casa.
O que é drywall e como funciona?
Você deve estar se perguntando o que é drywall, não é mesmo? O nome vem do inglês, e o material consiste em uma placa de gesso seca, que não utiliza água em sua composição.
Mas do que é feito o drywall? Podemos definir o drywall como uma espécie de estrutura pré-moldada, que funciona como “chapa dupla”. Ela geralmente é feita de madeira ou aço, envolvida em gesso, e chega praticamente pronta no imóvel.
Justamente por ser um material pronto para uso, o drywall permite uma reforma mais limpa e prática ao ambiente. Ao contrário de outros materiais — como a alvenaria —, o gesso não demanda argamassa, água e outros resíduos auxiliares.
Onde utilizar o drywall?
Agora que você já sabe o que é o gesso acartonado — nome abrasileirado do drywall —, podemos entrar na parte da funcionalidade do material.
A placa de drywall possui um acabamento mais leve e fica perfeita como auxílio para decoração. Para apartamentos pequenos ou studios, o gesso pode ser utilizado como estante para dividir a sala e o quarto, já que o material é bem mais fino que uma parede normal.
Outra dica de utilização prática é o drywall como acabamento: o forro de gesso funciona como estrutura e até mesmo suporte para luminárias, cabos, etc. O efeito visual fica elegante e dá um tom mais despojado para os ambientes.
Quanto custa o drywall?
A essa altura do texto, você já entendeu o que é drywall, e agora deve estar se perguntando qual o custo de uma parede de drywall, certo? A boa notícia é que esse tipo de revestimento é mais barato que a alvenaria, por exemplo.
O custo de uma placa de gesso varia entre R$ 20 e R$ 50 o metro quadrado, o que equivale a um valor pelo menos 30% mais barato, se comparado ao modelo tradicional de alvenaria.
Quais as vantagens e as desvantagens em utilizá-lo?
Já explicamos o que é a parede de drywall, então nada melhor que resumir os prós e contras desse material. Confira a seguir.
Vantagens
- Tem muita resistência, inclusive a tremores;
- A instalação é rápida e prática;
- Manutenção simples, evitando “quebra-quebra” nas paredes,
- Seu preenchimento de gesso isola o som mais do que a alvenaria.
Desvantagens
- Não funciona em ambientes externos, por ser um material sensível à umidade;
- A capacidade máxima de sustentação de objetos é de 10 kg,
- A instalação exige mão de obra qualificada e específica.
Atrapalha em algo na hora de vender o imóvel?
Uma dúvida final que surge antes de escolher o drywall como material é se ele é bem visto pelo mercado imobiliário. Será que as paredes de gesso atrapalham uma futura venda do imóvel? A resposta é: depende. Se o material estiver em bom estado pode até mesmo valorizar o imóvel.
Outra vantagem do imóvel com drywall é que o futuro morador pode realizar reformas na estrutura de maneira mais simples, já que o material pode ser substituído sem grandes obstruções na estrutura. Portanto, cabe a você explicar aos interessados sobre a praticidade desse material.
Como vimos, o drywall é uma tecnologia prática, sustentável e mais barata que os concorrentes. Você ainda economiza na compra do material e na mão de obra: o drywall exige menos profissionais e dispensa o uso de materiais de transporte e armazenamento. No fim das contas, a obra sai mais barata como um todo!
Dicas de decoração é com o Melhortaxa
Gostou do conteúdo e quer acompanhar outras dicas interessantes para reformar a sua casa? Então, confira nossa seção de textos sobre decoração e fique por dentro de todas as novidades do setor imobiliário.