Quartos geralmente são os ambientes mais íntimos da casa, afinal, é neles que descansamos e passamos parte do tempo com nós mesmos. E para os pequenos, isso não seria diferente. Portanto, se você está pensando em como decorar quarto de criança, está no lugar certo.
Quando pensamos em decoração de quarto infantil, alguns aspectos são importantes para tornar o ambiente mais aconchegante e até divertido para as crianças. Para além da decoração, é importante que elas se sintam seguras e confortáveis em seu espaço.
Está planejando a casa nova e não sabe como decorar o quarto infantil gastando pouco? Fique tranquilo, porque separamos várias dicas para você mobiliar esse espaço tão importante da casa. Confira a seguir.
1 – Quarto para o bebê e para a criança
Se o seu caso for a chegada de uma nova criança na família, você pode planejar o quarto do bebê já pensando em adaptá-lo mais tarde, para quando ele crescer. Dessa forma, os móveis para quarto de criança se tornam mais funcionais, basta algumas adaptações.
Quer um exemplo? É possível montar um berço que mais tarde se transforme em uma cama. Já a cômoda do fraldário pode virar uma penteadeira ou até mesmo servir de depósito para os brinquedos.
Ao planejar um quarto dois em um, você economiza nos gastos e ainda torna o ambiente multiuso, além de mostrar à criança que ali é um espaço seguro, com tudo que ela mais precisa para se desenvolver.
2 – Foco nas prateleiras, cestos e organizadores
Ao pensar em como decorar quarto de criança, uma das maiores preocupações que surgem é em relação à organização dos brinquedos. Mas saiba que o quarto de criança não precisa ser sinônimo de bagunça.
Brinquedos, roupas e acessórios devem ser guardados em locais seguros e práticos, facilitando não apenas a arrumação, mas a diversão da criançada. E um bom aliado são as prateleiras e cestos, que ocupam um espaço menor que os armários e são mais fáceis de utilizar.
Na hora de pensar em como decorar o quarto infantil, utilize caixas transparentes para guardar os objetos, separando por etiquetas de identificação. Dessa forma, ficará mais fácil saber onde cada brinquedo está guardado e ainda incentivará a criança a organizar depois da brincadeira.
3 – Segurança é primordial!
Antes mesmo de pensar em como decorar um quarto de criança, é preciso se atentar à segurança do ambiente. Independentemente de o pequeno ser um recém-nascido ou já crescido, algumas dicas são essenciais para manter o espaço seguro para a criança se desenvolver.
Por isso, quando estiver em dúvida sobre como decorar quarto de criança, lembre-se de checar os seguintes itens:
- Cuidado ao instalar quadros e objetos suspensos próximos da cama/berço, para evitar que caiam sobre a criança;
- As tomadas devem ser instaladas longe do alcance dos pequenos, ou pelo menos estar cobertas,
- Evite objetos pontiagudos. Você pode utilizar capas protetoras para conter o contato.
4 – Invista em cores divertidas e uma boa iluminação
Uma das maneiras mais práticas para quem deseja dar mais vida ao quarto da criança é colorir as paredes. E se você não sabe como decorar a parede de quarto infantil, nós temos algumas dicas que vão além da pintura divertida.
Adesivos, ganchos coloridos, tinta de lousa para a criança desenhar… Não faltam boas opções para aproveitar as paredes no quarto dos pequenos. Essa também é uma ótima dica para ambientes pequenos, já que é possível otimizar o espaço e aproveitá-lo ao máximo.
Não exagere nas cores escuras, pois o quarto pode ficar sobrecarregado. A dica aqui é investir em cores divertidas e ao mesmo tempo claras, que valorizam a iluminação natural do ambiente.
Decorar um quarto infantil sem gastar muito é o sonho de muita gente, e seguindo essas dicas você pode dar o primeiro passo para transformar o ambiente em um cantinho personalizado e cheio de alegria. Você pode ainda aproveitar a criatividade para criar decorações à mão, elas dão um toque ainda mais especial ao ambiente.
Quer mais dicas de decoração? Conte com a Melhortaxa
Agora que você já sabe como decorar quarto de criança, que tal mais dicas para decorar os outros cômodos da casa? Nossa seção de dicas está repleta de textos sobre decoração, acabamento e reforma para ajudar você a transformar o ambiente gastando pouco. Confira lá!