Quando o assunto é decoração, existem vários estilos que podem ser usados para garantir mais personalidade para um espaço. Uma das opções mais desejadas é a decoração vintage

Além de dar um toque mais pessoal para o  ambiente, esse estilo decorativo pode ser uma boa alternativa para quem deseja economizar. Isso, porque podem ser utilizados móveis de família e também peças de antiquários e brechós. Muito legal, né?  

Então, o próximo passo é começar a redecorar o seu cantinho! Pensando em ajudar você nessa missão, criamos este conteúdo sobre o que é o vintage e como ele pode ser aplicado à decoração da sua casa. Vamos lá? 

O que é decoração vintage? 

O estilo de decoração vintage pode ser alcançado por meio do uso de móveis e objetos antigos, itens que fazem referência ao período que vai dos anos 20 aos 80. Além disso, o estilo pode ser percebido em roupas e acessórios. 

A palavra vintage tem origem francesa e significa algo clássico, algo antigo e de ótima qualidade. Então, a partir da combinação dessas peças é possível criar um ambiente que seja acolhedor e nostálgico. 

São elementos da decoração vintage: estampas clássicas, tons envelhecidos, móveis de madeira, tapetes e objetos como telefones de disco, cerâmica, brinquedos, entre outros itens de antiquário.  

Diferenças entre o vintage e o retrô

É  muito comum que as pessoas confundam a decoração vintage com a retrô, afinal, nos dois casos estamos falando da reutilização de objetos antigos. Porém, existem diferenças substanciais entre os dois estilos.  

A decoração vintage é caracterizada por objetos originais da época, dessa forma, dificilmente são encontrados em lojas comuns. Para que uma peça seja considerada vintage, precisa ter no mínimo 40 anos de existência. 

Mas, atualmente, artigos dos anos 80 e 90 também podem ser usados para dar esse ar mais antigo e nostálgico à decoração — são chamados de “novo vintage”.

Enquanto isso, a decoração retrô faz referência a peças novas inspiradas em objetos e mobílias antigas. Esse estilo funciona como uma releitura das décadas anteriores, como eletrodomésticos coloridos e móveis com pés de palito. 

decoração vintage

Dicas para fazer uma decoração vintage na sua casa:

A decoração vintage além de não ser algo complicado de executar pode trazer mais elegância para o espaço. Além de ter bastante personalidade, o vintage pode ser uma decoração mais barata que as demais. Então continue lendo e veja abaixo 5 dicas fazer na sua casa: 

  1. Procure os seus móveis em antiquários

Quer ter mais ideias de decoração nesse estilo? Visitar antiquários e bazares é uma ótima opção para quem deseja ter mais ideias de decoração.  Além disso, esse estilo de decoração permite ao dono do imóvel economizar e ainda deixar a casa com um aspecto único. 

Como um estilo atemporal, a decoração vintage é barata e constituída por elementos usados e de outras épocas. Por isso, os antiquários são as principais fontes para adquirir os seus móveis e objetos.

Porém, vale lembrar que hoje em dia eles já não são os únicos meios de pôr em prática essa decoração. Grupos de móveis usados nas redes sociais são outro espaço para obter peças únicas por um preço justo.

Reaproveite o que você já tem! Quadros, vasos de flores, aparadores, estantes e mesas com aquele aspecto envelhecido e desgastado, com a madeira já perdendo a cor, são sinônimo de estilo e beleza na decoração vintage.

  1. Preze pelo mínimo

A decoração vintage não é definida pelo uso excessivo de elementos. Por isso, quando for decorar o seu quarto, por exemplo, você pode começar com abajur, tapete ou até algumas almofadas.

É válido lembrar que o estilo de decoração vintage pode ser feito com os mais variados itens: seja com um pequeno objeto metalizado ou até mesmo com um papel de parede com cores vivas e estampas antigas. O importante é buscar a harmonia entre os elementos.

  1. Aposte em cores neutras

Já pensou em apostar em uma paleta de cores neutras? Bege, marrom e creme são cores com as quais não tem como errar e, na decoração vintage, combinam com todos os tipos de objetos que você queira acrescentar no seu cantinho.

Seja um tapete colorido ou uma poltrona de estilo vitoriano, ao decorar o ambiente de forma mais neutra é possível dar mais destaque às peças individualmente. 

  1. Use papéis de parede

Você já viu algum filme dos anos 40 e 50 que não tem um papel de parede floral? As estampas florais já são marca registrada da decoração vintage. Contudo, existem outras estampas que também remetem ao estilo, como arabescos, alguns padrões geométricos, curvas e traços suaves. 

Uma das formas mais indicadas para a utilização do papel de parede é como um ponto de destaque no ambiente. Então a dica é colocá-lo em uma parede bem visível. 

  1. Iluminação adequada

Uma das principais características do estilo vintage é a construção de um ambiente nostálgico e aconchegante. E para chegar no efeito desejado é preciso ter uma iluminação correta, conforto visual geralmente obtido pela iluminação indireta. 

Para tanto, utilize elementos como lustres pendentes, arandelas, abajures, candelabros e lamparinas que, ao trazerem luzes mais quentes, deixam o espaço mais elegante e acolhedor.

Quer mudar a sua casa com mais tranquilidade? A Melhortaxa te ajuda!

Notou como é fácil reformar a sua casa com uma decoração vintage? Agora que você já viu essas dicas, fique conosco aqui no Blog Melhortaxa e saiba tudo sobre empréstimo para reforma, o passo a passo de uma obra, além de muito conteúdo sobre decoração e otimização de espaços!  

Aproveite também para conhecer os serviços da Melhortaxa. Aqui você encontra atendimento de qualidade e inteiramente digital. Ideal para quem está interessado em ter acesso a crédito imobiliário. Confira!