Acumular dívidas e ficar com o nome sujo é um pesadelo para muitos brasileiros, ainda mais quando o endividamento cresce e acaba indo parar na justiça. Por isso, é comum nos perguntarmos: “o que acontece se eu não pagar uma dívida protestada?”.

O protesto de título funciona como uma cobrança formal, realizada na justiça, quando todos os outros meios já foram utilizados para cobrar o devedor sobre a dívida. Além de deixar o nome sujo, essa ação em cartório pode causar até a não aprovação de crédito.

Mas, afinal, quais são os passos a tomar quando se atinge o patamar de protesto de dívida para sair dessa condição? Acompanhe o texto a seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e saiba como resolver esse tipo de situação. 

Como descobrir se uma dívida foi protestada?

O primeiro passo para você descobrir quais dívidas possui em aberto é consultar o número do seu CPF em plataformas como o SerasaConsumidor, onde, por meio de um rápido cadastro, é possível conferir quais são as pendências e em que situação se encontra cada uma delas.

Porém, se a pendência financeira atingir o estágio de protesto de dívida, provavelmente, você ficará sabendo por meio de uma intimação entregue pessoalmente por um funcionário de cartório. Ela também pode ser entregue por meio de uma carta com Aviso de Recebimento ou edital público.

Ao receber o documento, o devedor tem até três dias úteis para entrar em contato com o credor da dívida ou simplesmente pagar o débito em aberto, ou seja, a carta funciona como uma espécie de “aviso prévio”. Se não for paga até esse limite, ela se torna uma dívida protestada. 

Quais são as consequências de uma dívida protestada?

Quando uma dívida não é paga, o primeiro passo é a inclusão do nome do devedor em plataformas como o SPC e o Serasa. Além disso, pode haver consequências mais graves, como a empresa acionar o devedor em cartório.

É importante compreender o que é uma dívida em protesto, afinal, é inviável imaginar uma aprovação de crédito nessas condições. O devedor pode ficar até sem cartões de crédito, além de ser impossibilitado de realizar um sonho, como o financiamento de uma casa, o empréstimo para comprar um carro, etc. 

Como quitar uma dívida protestada?

Agora que você já sabe o que acontece quando a dívida vai a protesto, nada melhor que descobrir como regularizar a situação e evitar dores de cabeça, não é mesmo? Confira o passo a passo completo para quitar as pendências e limpar seu nome com as empresas: 

  • Entre em contato com o Cartório de Protesto e exija uma certidão de protesto. Ela pode ser emitida em até 24 horas e é válida em qualquer cartório do país;
  • Entre em contato com o credor para renegociar a dívida ou efetuar o pagamento; 
  • Exija um comprovante de pagamento. Ele será importante para regularizar a situação em cartório,
  • Volte ao mesmo Cartório de Protestos do início para apresentar a Certidão de Protesto Positiva e o comprovante de quitação da dívida.

Após esses passos, o Cartório de Protestos irá carimbar o documento, alegando que o título foi executado. Em seguida, enviará o certificado para as empresas de restrição de crédito, como SPC e Serasa, informando que a dívida foi sanada. 

Prazo pode variar dependendo da região 

O processo de recebimento do comprovante de quitação da dívida em cartório e a retirada do nome da plataforma pode levar até cinco dias úteis, mas não costuma passar desse período. 

Dependendo da região onde foi realizada toda a operação, a situação pode ser regularizada em até 24 horas. Assim, você estará livre para finalmente emitir uma linha de crédito confiável para o seu orçamento financeiro. 

Refinanciamento é com a Melhortaxa

Após se perguntar “o que acontece se eu não pagar uma dívida protestada?”, pode ser que você esteja em busca de uma forma para refinanciar o seu bem de maneira segura, não é mesmo?

A Melhortaxa pode ajudar você a simular um refinanciamento! Conte com os nossos simuladores para buscar as melhores taxas de juros do mercado. Tudo isso é feito de maneira prática e gratuita.