A sopa de letrinhas do universo dos investimentos não tem fim, o que indica diversas opções para quem deseja diversificar a carteira, especialmente, em ativos de renda fixa. Assim, a LTN é mais uma das boas opções existentes no mercado.
Esse tipo de papel, atrelado ao Tesouro Direto (TD), é indicado, principalmente, para quem busca uma alternativa à poupança, ao mesmo tempo que deseja investir dinheiro em uma opção segura e conservadora. Assim como outros títulos do TD, ele garante o pagamento dos juros por meio do Tesouro Nacional.
Tem dúvidas sobre o que é LTN, como funciona e quais são as vantagens para quem aplica o dinheiro nesse investimento? Acompanhe o texto a seguir e confira todos os detalhes sobre esse assunto.
O que é e como funciona a LTN?
A LTN nada mais é que Letras do Tesouro Nacional, mas o que isso significa? Basicamente, são papéis que possuem lastros na dívida pública. Na prática, assim como outros títulos de renda fixa, ela funciona como uma forma de determinada instituição angariar recursos para financiar algum projeto.
Atualmente conhecido como Tesouro Prefixado, esse tipo de papel não é utilizado como empréstimo pelos bancos, mas, sim, pelo governo federal, por isso é atrelado ao Tesouro Nacional, o que garante maior segurança a respeito do pagamento de juros.
Quando falamos em rentabilidade, é importante compreender que LTN ou Tesouro rende de acordo com os juros futuros, o que significa que pode haver oscilação e possibilidade do título cair em algum momento, já que ele acompanha o atual cenário econômico do país.
Tipos de LTN
Ao pesquisar sobre as opções relacionadas a esse tipo de investimento, você encontrará duas modalidades de LTN disponíveis no mercado: uma com vencimento para 2022 e outra com vencimento para 2025.
Apesar de ambas representarem Letras do Tesouro Nacional, elas possuem rentabilidade e vencimento distintos, portanto, é preciso analisar detalhadamente o que cada uma oferece para quem deseja investir.
Diferença entre LTN e LTF
Provavelmente, você já se deparou com uma sigla semelhante, então, é natural se perguntar qual a diferença entre LTN e LFT. Enquanto a primeira é um título pré-fixado, a segunda é pós-fixada.
Como várias outras opções, as LFTs têm rendimento atrelado à taxa básica de juros, a Selic. Isso significa que a rentabilidade pode mudar diariamente, ao contrário das LTNs, que possuem uma taxa mais fixa. Porém, na prática, essas diferenças minuciosas só atingem o investimento se ele for de curto prazo.
Vale a pena investir em LTN?
Agora que você já sabe o que é LTN de Tesouro Direto, é importante compreender se esse tipo de investimento vale a pena. A rentabilidade do título é previsível, o que significa que você saberá o montante bruto que irá receber no futuro antes de comprar o papel. Além disso, ele possui as seguintes vantagens:
- É previsível e seguro;
- Possui opções de vencimentos de curto, médio e longo prazo;
- Rende mais que a poupança,
- Permite o recebimento de juros semestralmente.
Ela também é acessível: cada unidade desse papel custa R$ 1 mil, diferente de outros títulos semelhantes, que exigem um valor maior, além de serem calculados com base em juros e outras correções.
Portanto, se você está em busca de uma boa opção de investimento de renda fixa para diversificar a sua carteira ou deseja substituir a poupança por algo com maior rentabilidade, a LTN é, sim, uma boa ideia.