Quando o assunto é encontrar um lar, é comum surgir a dúvida: morar de aluguel ou comprar um imóvel? Foi-se o tempo em que as locações eram mal vistas pelos brasileiros: a prática está cada vez mais comum e oferece várias vantagens.

Está na dúvida sobre morar de aluguel ou financiar um imóvel? Acompanhe o texto a seguir e saiba como avaliar as opções de acordo com os seus objetivos e, principalmente, o seu orçamento. 

Comprar ou alugar, como escolher?

O primeiro passo para chegar a uma escolha certeira sobre o melhor modelo de aquisição de um imóvel é compreender os próprios objetivos. Para saber se vale a pena, entenda que investir tempo e dinheiro na compra de uma casa exige dedicar alguns bons anos de fidelidade com o negócio.

A compra de uma casa ainda é vista como a melhor opção por quem busca comodidade e segurança. Porém, como um financiamento imobiliário pode levar até 30 anos para ser quitado, é fundamental que você saiba avaliar se está disposto a comprometer seu orçamento por tanto tempo.

Já para quem gosta de flexibilidade e não se vê “preso” a um lugar específico, compensa morar de aluguel desde que o planejamento seja feito a curto prazo. Contudo, lembre-se de verificar outros gastos envolvendo o imóvel, como o pagamento de aluguel, seguro-fiança e outras taxas imobiliárias.

Quais são as vantagens de morar de aluguel?

Ao compreender como funciona morar de aluguel, fica mais fácil considerar a modalidade. Se ainda há dúvidas, confira a seguir as principais vantagens desse tipo de negócio provisório e saiba como ele impacta nas finanças mensais.

Flexibilidade para mudanças

Um dos principais atrativos da locação de imóveis é a flexibilidade. Com rotinas cada vez mais atarefadas, muitos jovens se veem desprendidos de criar raízes em um lugar. Nesse caso, a vantagem de morar de aluguel é poder mudar de residência com maior facilidade, sem se fixar a um contrato longo. 

Nos últimos anos, as imobiliárias digitais contribuíram para um aumento dos contratos de aluguel facilitados. Atualmente, há opções, inclusive, de contratos mensais, sem exigência de fiadores e outras amarras burocráticas. 

Economia no curto prazo

Os contratos de aluguel permitem ao morador comprometer menos renda em comparação a um financiamento imobiliário. Por isso, se você ainda não está totalmente estabelecido financeiramente, pode ser a melhor opção de moradia no momento.

morar de aluguel

A curto prazo, um imóvel alugado compromete a renda apenas pelo período estabelecido em contrato. Os flats e moradias compartilhadas já são realidade para muitos jovens brasileiros que passam o dia estudando ou trabalhando e vão para casa apenas dormir, por exemplo. 

Quais são as desvantagens de morar de aluguel?

Se ainda há dúvidas sobre morar de aluguel ou comprar, nada é mais justo que apresentarmos o outro lado da moeda. A locação imobiliária não é perfeita e também carrega percalços, por isso há quem ainda prefira financiar um imóvel. A seguir, veja as principais desvantagens dessa modalidade.

Reajustes no valor do aluguel

Além da necessidade de pagamento de aluguéis mensais, o inquilino do imóvel deve ficar atento aos reajustes de contrato. É natural que a imobiliária atualize o valor conforme o contrato é renovado, seguindo o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). 

Além dos reajustes, vale lembrar que quem mora de aluguel paga IPTU. O valor é geralmente diluído na parcela mensal do aluguel. Outros gastos como seguro-fiança, taxas administrativas da imobiliária e reparos também fazem parte da conta e devem ser analisados no cálculo geral.

Menos liberdade para personalizar o lugar

Um dos grandes percalços para quem mora de aluguel é a impossibilidade de personalizar o imóvel. A decoração e a pintura do lugar devem ser negociadas diretamente com o responsável pelo imóvel e, muitas vezes, é necessário que elas sejam desfeitas com a entrega das chaves ao fim do contrato.

Por isso, mexer na estrutura da propriedade não compensa, visto que o imóvel não será permanentemente seu. Esse é um dos principais motivos para as famílias optarem por comprar uma casa em vez de alugar, principalmente pensando a longo prazo. 

Organize suas finanças com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como é morar de aluguel, nada é melhor que organizar as próprias finanças para decidir a modalidade de aquisição de um imóvel mais adequada a você. Para isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro.

No blog da Melhortaxa, você encontra diversas dicas de finanças pessoais para compreender os próprios gastos, quitar as dívidas e economizar. Conte conosco para fazer o melhor negócio!