Você sabe o que é IGP-M? O Índice Geral de Preços do Mercado é calculado a cada 30 dias pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e registra a inflação de diferentes preços, sejam eles de matérias-primas industriais, agrícolas, serviços ou bens.
Mesmo que se pareça com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o IGP-M é diferente e possui algumas particularidades para ter seu índice definido. Além disso, ele verifica o nível de atividade econômica desempenhada pelo país ao longo dos últimos 30 dias.
Como o IGP-M é calculado?
O índice IGP-M é composto por três índices do mercado. São eles:
- IPA (Índice de Preços por Atacado): usado por atacadistas, o índice impacta nas vendas do varejo e compõe 60% do valor final do IGP-M;
- IPC (Índice de Preços ao Consumidor): usado na definição do reajuste de centenas de produtos, compõe 30% do IGP-M,
- INCC (Índice Nacional de Custo da Construção): correspondente a 10% do IGP-M, é responsável por reajustar as parcelas de um financiamento de acordo com os gastos com mão de obra e materiais nas obras de um imóvel.
Vale frisar que todos esses índices secundários, assim como o IGP-M, são calculados pela FGV a partir do dia 21 de determinado mês até o dia 20 do mês seguinte.
O que o IGP-M afeta?
Além de medir como a economia do país está, o IGP-M também é responsável pelo reajuste de contratos e valores, como apólices de seguro, tarifas públicas e especialmente os contratos imobiliários.
No setor imobiliário, ele afeta o valor de mercado de uma propriedade ou o valor mais adequado para cobrar de aluguel sobre ela. Por esse motivo, o IGP-M é conhecido popularmente como “inflação do aluguel”.
Como ele impacta o mercado imobiliário?
Por englobar itens do mercado imobiliário, como o valor da construção, da propriedade pronta e o aluguel que pode ser cobrado por ela, o IGP-M é muito importante e precisa ser levado em consideração ao comprar e financiar um imóvel ou ao construí-lo.
Em situações envolvendo o aluguel de uma propriedade, o valor a ser cobrado do inquilino é reajustado anualmente. Diante disso, é levada em consideração a soma dos 12 últimos índices IGP-M daquele ano. Por exemplo:
- Um imóvel foi alugado por R$ 1.200 em abril de 2019;
- O IGP-M anual entre abril de 2019 e março de 2020 foi de 6,69%,
- Logo, o novo valor a ser cobrado será de R$ 1.292,07.
Já nos casos envolvendo a venda de um imóvel, o IGP-M só será usado no reajuste das parcelas de um financiamento quando a propriedade já estiver com as obras concluídas. Antes disso, como já citado, o INCC e outros índices são responsáveis por tal função.