Fazer investimentos na crise pode parecer sinônimo de um perfil investidor afeto ao risco. Mas, ao lançarmos um olhar mais crítico aos períodos de incerteza econômica vividos globalmente, é possível vislumbrar que, em tempos de crise, as oportunidades de ganho estão presentes.

Em períodos de escassez de serviços, produção e consumo e, consequentemente, recessão econômica, a primeira tarefa de um investidor é assumir um comportamento analítico. Para isso, é preciso entender o mercado e traçar estratégias de balanço entre risco e retorno de acordo com os ciclos da economia.

As oportunidades na crise surgem quando, além da visão holística do cenário econômico, o investidor alia controle emocional, assertividade na tomada de decisões e compreensão de sua situação financeira através da educação financeira.

A Melhortaxa preparou esse guia rápido de investimentos para iniciantes que, em tempos de crise, querem estar preparados para não perder nenhuma oportunidade de fazer bons negócios. Confira:

Onde investir na crise?

Investimentos na crise envolvem o entendimento de que o desaceleramento da economia, a elevação das taxas de desemprego e a queda do mercado de ações ao invés de apenas catástrofes absolutas são também oportunidades de alavancar os investimentos. Com isso em mente, criamos um guia rápido de onde investir.

Mercado de ações

O mercado de ações para iniciantes é sempre um dos melhores investimentos. Contudo, na crise, é possível comprar papéis de empresas com valores muito abaixo do que seriam em tempos normais. Para quem foca no futuro, ações de empresas que pagam dividendos são uma boa opção.

Investimentos no mercado de ações durante a crise exigem calma do investidor, que deve ir galgando suas posições com cautela e paciência, pois nunca se sabe quando a bolsa pode cair. Ainda assim, momentos de baixa são positivos para a compra de ativos bons com preços ótimos.

Apostar em empresas de reputação e qualidade é o “pulo do gato” para os iniciantes, que ainda não aperfeiçoaram seu perfil de risco e têm mais chance de êxito nas ações de empresas de baixo endividamento e consistência de resultados.

investimentos na crise

Renda fixa

Investimentos na crise sempre contemplam uma boa alocação de ativos, e direcionar o patrimônio para a renda fixa privada pode ser uma ótima oportunidade. Ainda que as taxas de juros sejam baixas e não aconteçam grandes rendimentos, ter certa liquidez a curto prazo é uma segurança.

O investimento em renda fixa, além dos baixos custos, oferece rendimentos acima da inflação. Ademais, é importante não alocar seus recursos em fundos de renda fixa conservadores, pois as taxas de administração acima de 1% podem acabar frustrando seus rendimentos.

Para quem pode aplicar o dinheiro por até 3 meses, um ativo de liquidez diária, como o Tesouro Selic, pode ser um bom caminho. Para estratégias de investimento a longo prazo, boas alternativas são os títulos do Tesouro Direito, indexados ao IPCA, Letras de Crédito Imobiliário ou Agrícola e Certificados de Depósito Bancário.

Imóveis

Quem investe e vende imóveis, atualmente, talvez não esteja otimista com as margens de lucro. Mas, para quem pretende adquirir esse patrimônio, é possível encontrar excelentes oportunidades na crise. Existem boas opções de investimentos no mercado mesmo em maus cenários.

Com os estoques de bens imobiliários novos em alta, as incorporadoras oferecem descontos atraentes. Assim, para quem quer lucrar com a alta dos preços em longo prazo, o momento atual é vantajoso para comprar imóveis baratos. Inclusive no mercado de imóveis usados é possível encontrar oportunidades imperdíveis.

Mantenha-se informado com a Melhortaxa

A Melhortaxa é uma startup de financiamento imobiliário que busca empoderar o consumidor em todos os assuntos do mercado financeiro, através de informação e transparência.

Momentos de crise são comuns e a volatilidade do mercado não deve assustar os investidores iniciantes, que devem ter um comportamento analítico e estratégico para enfrentar com otimismo todos os cenários possíveis. Quer saber mais sobre mercado financeiro? Acesse o blog da Melhortaxa e fique por dentro!