Comprar um imóvel é uma tarefa desafiadora, afinal, há diversas etapas burocráticas a serem cumpridas. Nesse cenário, alguns termos podem confundir o cliente — é o caso de construtora e incorporadora. Enquanto o primeiro é mais conhecido, o segundo gera dúvidas. Você sabe o que é uma incorporadora?
Esse tipo de empresa é responsável por toda a parte jurídica do empreendimento e está ligada a lançamentos de imóveis na planta. Em conjunto com a construtora, a incorporadora tem como principal função estudar o mercado e as normas municipais de construção civil.
Em dúvida sobre o que é uma incorporadora imobiliária e como ela funciona? Acompanhe o texto a seguir para conhecer o que a diferencia da construtora e saber como realizar uma incorporação.
Qual é o papel da incorporadora de imóveis?
Para compreender o que é uma incorporadora na prática, é preciso analisar o mercado imobiliário como um todo. O lançamento de imóveis exige planejamento urbano, estudos socioambientais e várias outras análises para viabilizar o projeto.
Nesse cenário, a principal função de uma incorporadora é estudar o mercado imobiliário da região onde o empreendimento será construído. Portanto, é papel dela orientar a construtora responsável pela obra sobre os melhores bairros, o valor do metro quadrado, as oportunidades de crescimento, etc.
Com base em estudos socioeconômicos, a incorporadora traça um perfil de possíveis compradores e as principais características deles. Também é por meio dessa análise que se define o valor dos imóveis.
Se você deseja comprar um imóvel na planta, mas não sabe como analisar as opções, conversar com uma incorporadora pode trazer luz às suas dúvidas. Ela apresentará um panorama sobre a possibilidade de valorização da compra, a segurança da região e vários outros fatores.
Incorporadora X construtora
A essa altura do texto, fica mais claro diferenciar o trabalho de construtora e incorporadora. Enquanto o tema deste conteúdo trata de uma empresa que cuida da parte burocrática e logística do empreendimento, a construtora é responsável pela obra em si.
A construtora cuidará de tudo que se refere à construção do imóvel: contratação de mão de obra, detalhes envolvendo a segurança dos funcionários, compra de materiais, etc. Portanto, geralmente, a incorporadora e a construtora trabalham em conjunto, dividindo as responsabilidades.
Como fazer uma incorporação imobiliária?
Outra dúvida frequente é sobre como fazer uma incorporação imobiliária. O primeiro passo é realizar um estudo socioeconômico e ambiental na região em que se pretende construir o empreendimento. Porém, como isso é feito?
A construtora responsável pela obra — ou mesmo o indivíduo que pretende construir um imóvel a fim de investir no futuro — entra em contato com a incorporadora. Então, a empresa produz um estudo completo sobre a possibilidade de valorização, se há problemas de urbanização e até riscos, como falta de segurança.
Documentos exigidos para incorporar um imóvel
Com um plano de negócios em mãos, ainda é preciso que o responsável pela obra reúna uma série de documentos para legitimar a negociação. Entre eles, os principais a serem apresentados são:
- escritura e registro do imóvel;
- requerimento de incorporação imobiliária;
- documentos de identificação de pessoa física;
- certidões negativas de pessoas jurídicas;
- projeto arquitetônico da obra;
- declaração de idoneidade por parte da incorporadora;
- autorizações de secretarias ambientais e de construção civil.
Compreender o que é uma incorporadora e qual é o papel que ela exerce no mercado imobiliário, em conjunto com as construtoras, é fundamental na hora de reformar ou construir. Para quem busca um imóvel na planta, essa é a melhor forma de se planejar financeiramente para fazer a escolha certa.