Quando o assunto é financiamento, seja de imóvel ou de veículo, é natural que surjam diversas dúvidas. Uma das mais frequentes é em relação à exigência de score alto para a aprovação de crédito. Afinal, será que é possível fazer um financiamento com score baixo no RJ?
O mercado imobiliário da capital carioca está aquecido, principalmente em relação ao número de novos empreendimentos. Já para o setor de automóveis, a compra de seminovos e usados vem aumentando gradativamente nos últimos anos. Somada à baixa taxa de juros na economia, a procura por financiamento também cresceu.
Porém, nada disso adianta se não houver facilidades para quem mais precisa. Segundo levantamento do Serasa, cerca de 62 milhões de brasileiros estão devendo no mercado — o que acaba influenciando o score mais baixo.
Você se encaixa nessa realidade, mas, ainda assim, quer realizar um financiamento imóveis RJ ou trocar de carro? Acompanhe o texto a seguir e saiba qual é a melhor forma de conseguir aprovação.
O que representa um score baixo?
Antes de mais nada, é preciso deixar claro o que representa um score baixo. O fator mais determinante para a queda da pontuação se dá pelo atraso de pagamentos das pendências financeiras. Portanto, evitar negativações no mercado é o primeiro passo para melhorar a sua “imagem” perante as instituições de crédito.
Em busca de um financiamento com score baixo no RJ? Alternativas como o crédito consignado e o consórcio podem facilitar a aprovação, já que exigem menos garantias.
Nessas condições, a chance maior de conseguir um financiamento é para a compra de veículos, afinal o valor costuma ser menor quando comparado ao de comprar casas RJ. Lembre-se que a lógica das instituições é garantir que as parcelas sejam pagas, e o score baixo costuma ir na direção contrária.
É possível financiar imóvel com score baixo?
Qual é a melhor forma de realizar um financiamento de casas RJ tendo o score baixo? O primeiro passo para obter sucesso é fazer uma simulação em diferentes instituições credoras. Uma boa relação com o banco pode facilitar a tomada de crédito mesmo quando sua pontuação está mais baixa que o exigido.
Os financiamentos imobiliários exigem maiores garantias, por isso pode ser mais difícil conseguir aprovação quanto o score está abaixo de 1.000 pontos. Porém, se houver garantias financeiras para bancar a negociação, é possível conseguir aprovação com score acima de 700 — o que já é um bom ganho.
Como boa parte das opções de financiamento de imóveis RJ cobrem até 70% do valor do bem, você terá que pagar até 20% de entrada para conseguir a liberação do crédito. Portanto, uma combinação entre pagamento de parte do imóvel e boa relação com o banco pode facilitar a vida de quem possui score baixo.
Como financiar um veículo com score baixo?
O financiamento com score baixo no RJ será mais fácil se você estiver interessado em trocar de carro. Isso porque o crédito costuma ter um valor menor, o que facilita a hora de apresentar as garantias ao banco e, consequentemente, conseguir aprovação.
Ao contrário das exigências para comprar imóvel RJ por meio de financiamento, a operação com veículos não exige um score mínimo — ao menos por lei. Em teoria, nada impede que a instituição credora aprove um crédito para a compra de carro mesmo com o score sendo 100, por exemplo.
Na prática, não é bem isso que acontece, afinal o banco necessita de garantias, e um score muito baixo pode afetar sua reputação. Tudo dependerá do valor que você pretende financiar, da entrada e de outras condições, mas é natural que a instituição exija, ao menos, um score de 400 pontos para dar andamento à análise.
Compare financiamentos com a Melhortaxa
O financiamento com score baixo no RJ é possível desde que haja planejamento e uma boa negociação com a instituição financeira. Um dos passos mais importantes para obter sucesso é comparar as condições de cada banco.
Está em busca de um financiamento com as melhores taxas do mercado? Conte com a Melhortaxa! Preencha o formulário em nosso site e receba as melhores ofertas para o seu orçamento.