Já ouviu falar na fração imobiliária? Esse é um tipo de investimento que tem ganhado popularidade nos últimos anos, já que possibilita a aplicação em uma propriedade sem o gasto necessário para comprá-la.
Ficou com dúvidas? Imagine que você possa usar um quarto de um hotel de cinco estrelas durante uma semana todo mês pagando pouquíssimo durante todo o ano? Pois então, essa é a lógica da fração imobiliária.
Se ainda estiver em dúvida e quiser saber mais sobre esse tipo de economia compartilhada, leia o artigo abaixo. Aqui, nós, da Melhortaxa, explicaremos melhor sobre o investimento. Confira.
Entenda a fração imobiliária
A fração imobiliária é definida como um investimento no qual a propriedade é compartilhada com um grupo de pessoas. Isso quer dizer que elas compram cotas e pagam mensalmente pelo direito de utilizar o imóvel durante um ou mais períodos no ano.
Vale lembrar que o direito de uso da propriedade deve ser de modo alternado, para que não haja encontro entre os investidores. Então, em geral, o tempo de uso é determinado pela cota adquirida.
Para entender como funciona o investimento em cotas imobiliárias, primeiramente, você precisa saber sobre os dois sistemas da fração imobiliária: fraction e time sharing. Confira a definição nos tópicos abaixo.
Fraction
O sistema fraction é quando o investidor tem direito ao título da propriedade. Isso quer dizer que, além de poder usá-lo em datas específicas, o consumidor também poderá vender e lucrar com a valorização do imóvel no mercado.
Na prática, com o modelo fraction, o investidor acaba tendo direitos sobre a propriedade assim que compra uma cota. Então, assim como em uma sociedade, os custos e as despesas do imóvel são divididos entre os “sócios”.
Time sharing
Além do sistema fraction, existe o modelo time sharing. Conhecido também como um termo de multipropriedade, os investidores dessa modalidade são proprietários do imóvel, porém, somente durante um período determinado em contrato.
Muito comum no setor de turismo, ele é usado por grandes cadeias de hotéis. Assim, o sistema funciona à base de um pagamento mensal, no qual o investidor, em geral, pode usar o lugar 10% em um ano.
Vale a pena investir?
Ainda não sabe se fração imobiliária vale a pena? Para responder a essa pergunta, nós separamos abaixo três vantagens desse investimento, para que você possa tirar suas próprias conclusões. Veja.
Redução de custos
Já pensou nos custos de gerir uma casa de praia ou uma fazenda para usá-la pouquíssimas vezes? É pensando nesse cenário que a fração imobiliária vale a pena.
Além de ser um lugar garantido nas férias da sua família, é certo que os custos serão menores do que a diária de uma estadia em um hotel com o mesmo conforto e benefícios.
Acesso à escrituração
No caso do modelo fraction, você pode até ter acesso à escrituração do imóvel sem pagar pelo custo total dele. Desta forma, é possível lucrar com as oscilações do mercado imobiliário, ainda tendo todas as garantias que qualquer imóvel proporciona, como:
- Alienação fiduciária;
- Locação de imóvel;
- Revenda,
- Transmissão para herdeiros.
Manutenção do o valor imobiliário
Com exceção do modelo time sharing, a fração imobiliária não permite a perda do valor da propriedade, pelo contrário, em alguns casos, é possível que a cota imobiliária ganhe apreço e suba seu valor.
Saiba mais sobre o mercado financeiro
Agora que você descobriu o que é fração imobiliária e entende se vale a pena investir em uma, o próximo passo é saber mais sobre o mercado financeiro para ampliar o seu capital de maneira consciente. Para isso, confira o blog do Melhortaxa! Aqui, o brasileiro conhece tudo o que precisa para cuidar do seu bolso.