A necessidade de realizar saques extras ou transferências entre contas de diferentes titulares, às vezes, é tamanha, que o desconto de pequenos valores passa despercebido por grande parte das pessoas. Essa cobrança feita pelas instituições financeiras é conhecida como tarifa bancária.

Buscando evitar a incidência de grandes valores, o movimento das fintechs — bancos com serviços e produtos on-line — cresceu e conquistou grande parte dos consumidores, oferecendo isenção e menores cobranças. 

Agora, se você quer conseguir a sua independência financeira e ser capaz de tomar as suas próprias decisões, acompanhe este artigo. Aqui, a Melhortaxa explica o que é a tarifa bancária, além de como você pode diminuir os seus gastos com ela. 
 

Entenda as tarifas bancárias

Transferências entre agências diferentes e emissão de folhas de cheque a mais são outros exemplos em que há incidência da tarifa. Para que essa operação seja concluída e o cliente seja cobrado, primeiramente, ele precisa concordar com o processo — seja por contrato digital ou físico.

As tarifas bancárias são cobranças realizadas assim que você ultrapassa o seu pacote de serviços — que se refere ao valor pago na mensalidade da conta. Ou seja, assim que sua conta é aberta, você tem direito a uma série de serviços e produtos; e, quando pede mais, há uma cobrança por isso.

Apesar do que é popularmente conhecido, “tarifas” e “taxas” não são sinônimos em operações financeiras. Enquanto que a primeira se refere a pagamentos opcionais, as taxas são cobranças obrigatórias.

Como otimizar os gastos com tarifas bancárias?

Como falamos no início, o pagamento das tarifas bancárias em excesso interfere no planejamento financeiro de qualquer pessoa, ainda mais se você possui planos de fazer um grande investimento no futuro.

Conhecer as suas características possibilita que você otimize os seus gastos ao escolher quais são as tarifas realmente necessárias. Confira a seguir:

  • Tarifa de saque: geralmente cobrada quando o cliente ultrapassa o limite de saques;
  • Tarifa de impressão de extrato: é cobrada pelas instituições bancárias quando é superado o limite de extratos anuais e mensais determinado no pacote de serviços da mensalidade;
  • Tarifa de DOC: esta é uma modalidade de transferência simples entre contas, com o limite de R$ 4,999,00, tendo um maior tempo para finalizar,
  • Tarifa de TED: um processo mais rápido que o DOC, esse tipo de transferência é finalizada em minutos. Porém, para o dinheiro cair na conta no mesmo dia, ela precisa ser feita até às 16h.

Serviços bancários gratuitos

Além dessas tarifas bancárias, existem outros serviços disponíveis na sua instituição financeira — que não contam com essa incidência extra. Isso permite que você administre melhor as suas operações, desde empréstimos a financiamentos imobiliários. Veja quais são eles:

  • Transferências entre contas da mesma instituição;
  • Pagamentos de contas e boletos;
  • Abertura de poupança, que é uma conta sem tarifa;
  • Utilização do débito automático,
  • Recebimento do cartão de crédito pelo correio.

Cobranças indevidas de tarifas bancárias? Confira no blog da Melhortaxa

Muito mais que assessorar você nos seus empréstimos e financiamentos, no blog da Melhortaxa, você encontra informações importantes para a relação com sua instituição financeira; como a Resolução 3.3919 do BACEN (Banco Central do Brasil), que garante os seguintes serviços gratuitamente: 
  

  • 2 saques por mês;
  • 12 folhas de cheque;
  • 6 transferências,
  • 2 extratos bancários referentes ao mês anterior.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso blog e confira nossos serviços de simulação de crédito e taxas on-line!