Entre as diversas linhas de crédito disponíveis no Brasil, será que a hipoteca é uma opção? Provavelmente, você já viu em algum filme americano algum diálogo sobre hipotecar um imóvel, e é muito comum aprender sobre esse tipo de empréstimo dessa forma: com conteúdos estrangeiros.

Uma vez que não temos o costume de ouvir falar em hipoteca de imóvel no Brasil, será que existe essa possibilidade aqui no nosso país? Para essa resposta e mais informações sobre o tema, confira o conteúdo exclusivo que preparamos a seguir.

Entendendo a hipoteca de imóvel

Antes de mais nada, vamos entender o que é hipoteca de imóvel. Essa é uma modalidade de linha de crédito, uma transação na qual altos valores são emprestados utilizando o próprio imóvel como garantia para a operação. Essa movimentação acontece apenas com bens imobiliários.

Ao contrário do senso comum, o imóvel hipotecado não passa a ser do credor. Ao hipotecar um imóvel, ele continua sendo posse de seu proprietário. No entanto, caso o empréstimo não seja pago, a instituição financeira credora pode leiloar o imóvel, com o intuito de quitar a dívida e as restantes prestações.

É possível hipotecar um imóvel no Brasil?

A explicação de como hipotecar um imóvel soou familiar, não é mesmo? Provavelmente, você relacionou essa forma de crédito com o refinanciamento imobiliário, muito comum no Brasil, mas eles não são a mesma coisa. 

Enquanto o refinanciamento imobiliário só pode ser feito uma vez, a garantia hipotecária pode ser feita em vários bancos, inclusive para pagar um empréstimo com outro. Isso acontece porque a propriedade não fica, em momento algum, em nome da instituição financeira. 

Confira, a seguir, mais algumas diferenças entre refinanciamento de imóvel e empréstimo com hipoteca

Características da hipoteca

  • A hipoteca não aceita outros bens, apenas imóveis;
  • A hipoteca não está disponível no Brasil;
  • Na hipoteca, a instituição credora não é proprietária do bem.

Características do refinanciamento

  • O refinanciamento aceita outros tipos de bens, como carros, por exemplo;
  • O refinanciamento está disponível em todo o território nacional;
  • No refinanciamento, a instituição financeira é a proprietária do bem até o término da transação.

Diferenças entre hipoteca e refinanciamento

Outro ponto muito diferente entre hipotecar um imóvel e refinanciar uma casa são os bens aceitos como garantia de pagamento da dívida. No segundo caso, por exemplo, é possível oferecer uma propriedade e veículos, enquanto o primeiro aceita apenas a casa. 

hipotecar imóvel

Assim, se você quiser hipotecar apartamento, por exemplo, apenas ele servirá como garantia de pagamento da sua dívida. Já no refinanciamento, é possível fazer isso com um imóvel ou veículo. 

Refinanciamento imobiliário

Geralmente, o refinanciamento imobiliário é feito porque o contratante da operação necessita de um empréstimo de alto valor. Por ser uma cifra difícil de conseguir com opções mais comuns, como o cheque especial, por exemplo, o refinanciamento se mostra uma boa opção nessas situações.

Após contatar uma instituição financeira e encontrar as melhores taxas para o refinanciamento, um contrato é assinado, no qual o imóvel é entregue como garantia para a transação e passa à posse do banco. Depois disso, o valor do empréstimo é liberado e as parcelas começam a ser pagas.

No caso do refinanciamento, caso haja inadimplência e nenhuma negociação acerca das parcelas atrasadas, a instituição financeira pode tomar o imóvel para si, vendendo-o para quitar a dívida. Por essas principais características, o refinanciamento pode ser confundido com a hipoteca.

Hipoteca de imóveis

Hipotecar um imóvel consiste em oferecer a casa como garantia de pagamento de uma dívida, assim como é feito com o refinanciamento imobiliário. Porém, a instituição financeira não passa a ser dona da propriedade, ela apenas tem a autorização de leiloar o bem caso a dívida não seja paga. 

Porém, esse tipo de linha de crédito está caindo em desuso, justamente por conta da burocracia no caso de inadimplência. O processo de venda da propriedade para a quitação das dívidas pode levar até cinco anos. 

Na lista de “o que é preciso para hipotecar um imóvel”, está a exigência de uma escritura pública. Isso faz esse tipo de empréstimo, além de burocrático, ser mais caro, especialmente quando comparado ao refinanciamento imobiliário.

Conte com a ajuda da Melhortaxa

Apesar de não ser possível hipotecar um imóvel no Brasil, há a possibilidade de solicitar um refinanciamento de imóvel ou veículo caso você esteja precisando de um montante significativo com urgência.

Para isso, conte com a ajuda dos especialistas da Melhortaxa! Com eles, você encontra as melhores propostas do mercado, com taxas de juros atrativas, de acordo com o seu perfil. Além disso, há a segurança de estar fechando negócio com uma instituição financeira responsável e confiável.

Conte com a ajuda da Melhortaxa! Clique aqui e entre em contato, agora mesmo, com um de nossos especialistas. Tire suas dúvidas e receba a assessoria para fazer os trâmites da negociação de forma totalmente gratuita e segura!