O sonho da casa própria ainda ronda a vida de muitos brasileiros, e adquirir um imóvel nem sempre é fácil para quem possui um orçamento apertado. Por isso, comprar imóveis em leilão tornou-se uma prática comum no mercado imobiliário e uma ótima oportunidade para quem deseja investir.
O leilão de imóveis geralmente ocorre em épocas de crise, quando proprietários não conseguem pagar seus financiamentos e precisam se desfazer do patrimônio como garantia de quitação do valor. Para quem está procurando um imóvel, essa é uma ótima oportunidade de compra por um valor bem abaixo do praticado pelo mercado.
Mas será que um imóvel de leilão vale a pena? Assim como outras formas de aquisição, a modalidade também oferece prós e contras, portanto, é importante ficar atento a todos os aspectos da negociação. Tem dúvidas sobre comprar imóveis em leilão? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona na prática.
Quais as modalidades de leilão?
Quando falamos em leilão, é comum relacionarmos a prática a vendas de peças artísticas ou mesmo de objetos de pessoas famosas: o item é colocado à venda, e, você, enquanto comprador, pode disputá-lo por meio de lances em dinheiro.
Um leilão de imóveis segue a mesma proposta e acontece por diversos motivos, mas sobretudo devido ao proprietário atual não poder arcar com as despesas do imóvel. Dessa forma, a instituição financeira responsável pelo financiamento o vende por meio de um leilão.
Há duas maneiras de comprar imóveis em leilão, mas é preciso ficar atento às suas diferenças para compreender qual modalidade se encaixa nas suas pretensões de adquirir o imóvel. As duas categorias de leilão são:
- Judicial: acontece por meio de uma ação na Justiça, após o imóvel ser retirado do proprietário. Trata-se de uma opção mais segura para quem compra, afinal, o imóvel já está em situação regularizada para venda,
- Extrajudicial: realizado por bancos ou instituições financeiras, o imóvel é utilizado como garantia por um contrato não cumprido. Nesse caso, o comprador deve aguardar a regularização da Justiça para usufruir da compra.
Como funciona um leilão de imóveis na prática?
Mas, afinal, como funciona um leilão de imóveis? A primeira coisa a se levar em conta é o fato de que você disputará o imóvel com outras pessoas, portanto, é fundamental que analise se vale mesmo a pena.
Hoje em dia, é comum encontrar até mesmo leilões de imóveis on-line, em que a pessoa responsável pela organização recebe e analisa os lances de forma digital. Após a identificação de quem ofereceu a maior quantia, é divulgado o vencedor da disputa.
Assim como na maioria dos leilões, no de imóveis, os lances partem de um valor mínimo — definido anteriormente por meio de uma avaliação do imóvel. Caso não haja interesse, é aberto um novo processo, diminuindo o valor entre 40% e 60%. E assim por diante, até chegar a um comprador.
Como faço para participar de um leilão?
Como comprar um imóvel em leilão? Qualquer um pode participar dos lances? Tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas podem participar leilões de imóveis, desde que não haja pendências jurídicas ou financeiras em nome do possível comprador.
Segundo o Código de Processo Civil, não podem adquirir imóveis por meio de leilão pessoas que estejam ligadas a ministérios públicos ou defensorias públicas, além de juízes, administradores, testamenteiros e tutores.
Além do mais, editais de leilão são divulgados por meio de jornais, sites e em páginas oficiais dos Tribunais de Justiça. Para acompanhar os processos, basta uma rápida pesquisa no Google ou em páginas relacionadas.
Vale a pena comprar imóvel em leilão?
Por fim, mas não menos importante, fica o questionamento: leilão de imóveis é um bom negócio? A resposta é “sim”, caso você saiba se planejar para tal. Afinal, comprar nessa modalidade significa gastar menos por uma boa oportunidade, mas há também o risco de não conseguir conquistar o imóvel desejado.
Antes de comprar imóveis em leilão, lembre-se de seguir algumas etapas para evitar situações desagradáveis ou mesmo a perda de um imóvel desejado. Então, atente-se aos seguintes passos:
- Pesquise e compare os preços;
- Leia o edital de regras com atenção;
- Opte por pagar à vista;
- Se puder, visite o imóvel antes de comprá-lo;
- Contrate uma assessoria jurídica para auxiliar no processo,
- Fique de olho nos custos extras que podem vir embutidos.
Quer realizar o sonho da casa própria? Conte com a Melhortaxa
Agora que você já sabe como comprar imóveis em leilão, saiba que há diversas maneiras de comprar seu imóvel, e o financiamento imobiliário pode ser uma alternativa interessante.
A Melhortaxa realiza simulações de crédito e apresenta a você as melhores opções de financiamento, feitas de acordo com seu perfil. A assessoria de financiamento imobiliário é totalmente gratuita, e é você quem decide qual o melhor caminho tomar. Faça já sua simulação conosco!