Muitos brasileiros se viram em situação de desespero e angústia ao perceberem que a própria renda não era suficiente para as despesas do dia a dia e acabaram se rendendo ao empréstimo pessoal sem consulta.

Isso pode ser perigoso, pois, como consequência desse desespero, muitos tiveram a perda do nome limpo e de praticamente todo o crédito na praça, recorrendo a saídas de emergência.

Assim, para conseguir um alívio e voltar a respirar com tranquilidade, muitos buscam novamente o empréstimo sem consulta. Porém, com o nome negativado, como conquistar tal benefício?

Entenda mais sobre o empréstimo

É possível conseguir um empréstimo pessoal sem consulta no SPC e no Serasa, porque existe uma flexibilização na análise de crédito, em que alguns critérios são utilizados e avaliados para conceder ou não esse benefício. Qual é a consequência disso? Taxas de juros mais altas. 

Consultar o CPF do solicitante em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa compõe a rotina das financeiras que realizam essa transação. Esse processo se chama análise de crédito e busca descobrir se o solicitante tem nome limpo e é bom pagador. A partir dessa avaliação de perfil, a financeira descobre se a pessoa é confiável ou não para liberar o empréstimo pessoal sem consulta.

Na verdade, o termo “sem consulta” é apenas ilustrativo, um chamariz, pois sempre há consulta na base de dados de pessoas negativadas antes de toda transação. Porém, algumas instituições financeiras são mais permissivas e flexíveis, liberando o valor solicitado, mesmo com restrições no nome e mau histórico de pagamento.

empréstimo pessoal sem consulta

A consequência disso são as altas taxas de juros. Essa é uma forma de a instituição se garantir quanto aos prejuízos. Para o solicitante, é extremamente importante ter ciência da existência desses valores mais altos e evitar o risco de não quitar a dívida, piorando a própria situação.

Quais tipos de empréstimos existem no mercado?

  • Empréstimo pessoal: também conhecido por crédito pessoal, é o tipo mais comum no mercado. Muitas instituições financeiras o oferecem, e as taxas, os prazos e as regras mudam bastante conforme o banco;
  • Empréstimo pessoal com garantia: essa modalidade tem semelhanças com o crédito pessoal. Porém, para conseguir o valor desejado, um bem é dado como garantia, seja um carro, seja um imóvel. Se o solicitante não arcar com as parcelas, o bem é transferido à instituição como forma de pagamento;
  • Empréstimo consignado: consiste em conceder o valor solicitado e descontá-lo por meio da folha de pagamento. Essa modalidade é oferecida a servidores públicos, aposentados e funcionários de empresas credenciadas;
  • Empréstimo pessoal on-line sem consulta: o solicitante precisa entrar em contato com bancos, correspondentes bancários e financeiras. Dependendo do valor, é possível obter o empréstimo sem sair de casa, recebendo o dinheiro na conta corrente após negociar o empréstimo on-line sem análise;
  • Refinanciamento de imóvel: o refinanciamento de imóveis é realizado quando o solicitante “entrega” seu imóvel próprio como garantia de pagamento.  Nessas condições, o empréstimo é liberado mais rapidamente pelos bancos e o valor acordado é depositado diretamente na conta do solicitante.

Dicas para fazer um empréstimo pessoal sem consulta

Tenha motivos sólidos antes de solicitar um empréstimo pessoal sem consulta. Isso porque, você terá uma dívida que pode ser a longo prazo. E, se essa for a saída que mais se encaixa no seu perfil, conheça as dicas abaixo:

  • Antes de definir a melhor opção, tenha um excelente controle de suas finanças;
  • Faça um planejamento consistente de suas despesas;
  • Saiba qual será seu custo fixo e tenha certeza de que, antes de solicitar um dinheiro extra, não é possível enxugar os gastos;
  • Tenha certeza de que esse dinheiro é extremamente necessário e você vai conseguir arcar com mais essa despesa;
  • Avalie sempre os empréstimos com o menor Custo Efetivo Total (CET);
  • Compare os valores das taxas de juros em todas as instituições financeiras que oferecem empréstimo sem consulta SPC e, sempre que for possível, faça simulações;
  • Conheça a empresa que você está contratando, veja se não existem muitas reclamações e casos não resolvidos, evitando fraudes;
  • Se a instituição solicitar um valor de depósito, fuja! Essa prática é um sinal de fraude;
  • Tente renegociar suas dívidas no caso de se enrolar com as despesas.

Com essas dicas, seu empréstimo pode ser realizado de uma forma melhor e dentro do seu planejamento financeiro. Porém, caso você não consiga pagá-lo, vale a negociação. 

Conte com a Melhortaxa!

Temos diversas informações importantes e relevantes para você  considerar antes de efetuar transações de crédito ou empréstimo pessoal sem consulta. Então, acesse o Blog Melhortaxa e mantenha-se sempre atento às novas informações!

Você vai adorar todas as informações que fornecemos e, se precisar de ajudar, nossa equipe está sempre pronta para ajudar. Estamos aqui para ajudar você a fazer o seu planejamento financeiro da melhor forma!