A Folha de S. Paulo dedicou parte do Caderno de Imóveis para chamar a atenção dos moradores e torcedores em como agir em relação ao condomínio quando reunirem os amigos em casa, nos dias dos jogos da Copa do Mundo. Uma pauta muito bem-vinda em tempos de comemorações descontroladas.

Cada condomínio tem sua convenção e seu regulamento, que precisam ser respeitados. Os mal-intencionados nem sequer consultam as normas internas para saber o que é ou não é permitido. Por exemplo, não dá simplesmente para decidir e mandar instalar um aparelho de ar-condicionado no seu apartamento sem antes conhecer as regras e  limitações do edifício; nem todos os prédios sustentam sobrecarga elétrica.

Cuidados e convivência

Além disso, qualquer reforma, principalmente, na parte externa precisa ser aprovada pela prefeitura municipal. Mas voltando à Copa, a Folha alerta sobre as precauções antes de marcar a reunião de amigos nos dias de jogos. Segundo o jornal, “mesmo que a tolerância para festejos seja maior nessa ocasião, é preciso ficar atento às regras do condomínio e à política da boa vizinhança”. Confira a matéria do jornalista Daniel Vasques, do último domingo, 18/5.

“Esses cuidados valem tanto para os condomínios que vão organizar eventos na área comum como para aqueles em que a festa ocorrerá dentro dos apartamentos. É o caso da advogada Marcela Monteiro Guimarães, 36, que planeja assistir aos jogos com dez amigos. Uma empresa vai preparar os lanches e enfeitar o imóvel. "Na última Copa, vimos os jogos na casa de um amigo, que também decorou o espaço. Agora será na minha. 

Os problemas mais graves que podem surgir durante as comemorações são os relacionados à ação de bandidos, ao uso de fogos de artifício e à soltura de balões. E, para evitá-los, uma medida simples e eficaz costuma ser tratar do tema em reunião com os moradores e distribuir um comunicado.

Especialistas em administração condominial recomendam que o uso de fogos pelo condômino seja proibido nos prédios, já que podem provocar acidentes graves. "Os fogos podem estar umedecidos por causa de armazenamento ruim e demorar a estourar. A pessoa acha estranho, abaixa o rojão para ver e estoura na direção dos outros", diz o capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo Marcos Palumbo.

Segurança

Em relação aos riscos de assalto, moradores e funcionários, apesar do clima festivo, devem permanecer atentos, evitando, por exemplo, aglomerar-se na portaria. Para agilizar a entrada de carros, é recomendável que os moradores forneçam a lista de convidados ao porteiro. Segundo Angélica Arbex, gerente de relacionamento da Lello Condomínios, nos finais do semana, 10% a 15% dos condôminos recebem visitas. Esse número, diz, deve dobrar ou até triplicar nos condomínios com amplas varandas nos jogos do Brasil.

"Os funcionários têm de ter muita atenção. Uns estão querendo ver o jogo, e outros, invadir o prédio", diz Dostoiéviscki Vieira, diretor da associação Pró-Síndico (associação de síndicos).

Etiqueta

Os condôminos devem lembrar também as regras de convivência, evitando excessos nas comemorações. Também é importante orientar os visitantes para seguir as regras do condomínio, como a proibição de tomar bebidas alcoólicas na área da piscina, restrição comum em muitos regimentos internos.

Hubert Gebara, vice-presidente de condomínios do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário), diz que o morador responde por seus convidados e deve coibir comportamento inadequados.