Quer quebrar a monotonia de uma parede mas não sabe como? Os adesivos de parede são uma boa alternativa. Mais baratos e menos trabalhosos para instalar do que papéis de parede, eles ficaram populares nos últimos anos e hoje estão disponíveis em vários tamanhos, formatos e temáticas, podendo ser aplicados em todos os cômodos.

Saber como e onde usá-lo vai depender bastate da sua percepção e gostos pessoais. Afinal, não faz sentido usar cores ou padrões de desenhos que não combinam com você. Mas existem algumas dicas e regras que podem te ajudar a garantir um bom resultado. 

Antes da compra – Antes de escolher o adesivo, saiba em qual espaço irá aplicá-lo. Os adesivos não se fixam adequadamente em paredes porosas, por isso prefira aquelas cobertas por tintas cerâmicas ou sintéticas. Além disso, a parede não pode receber incidência de sol, que pode descolar ou desbotar o adesivo, nem ter infiltrações ou umidade, que criam mofo e bolor. Vá à loja, se possível, com as medidas da parede.

Na hora de escolher o adesivo, leve em conta seu material e características como, por exemplo, a necessidade de limpeza. Alguns adesivos podem ser colados e descolados, outros não. Alguns, de desenhos maiores e mais complexos, exigem mais habilidade na hora de serem colados. Por isso, avalie também se será preciso a ajuda de um profissional – algumas lojas oferecem o serviço de instalação. Antes da aplicação, deixe a parede limpa e livre de imperfeições como furos de prego e rachaduras. 

Escolha e cuidados – Embora seu gosto pessoal seja a regra, tenha em mente que cores muito fortes e motivos lúdicos devem ser evitados em espaços sociais da casa, como sala de estar e de jantar. Nesses casos, cores neutras e desenhos mais simples são mais indicados. Não esqueça de levar em conta a decoração de todo o ambiente, buscando a harmonia entre os adesivos e outros elementos. Caso você queira algo bastante personalizado, vale a pena buscar produtores que fazem adesivos sob encomenda. Desenhos e frases especiais para você deixam o ambiente ainda mais a sua cara.

A manutenção e conservação do material dependem do lugar e das características do material. Geralmente um pano úmido é capaz de dar conta do acúmulo de poeira, enquanto produtos de limpeza podem comprometer a superfície, por isso evite utilizá-los. Quando for descolar o adesivo, tome cuidado para não retirar junto pedaços de tinta. Aquecer o local com um secador de cabelo, para amolecer a cola, evita esse incidente.