O empréstimo com garantia de imóvel é uma das melhores alternativas para quando você precisa de um dinheiro extra. Além de ser um dos produtos com juros mais baixos do mercado, ele pode ser liberado com rapidez.
Para solicitar esse tipo de empréstimo também é simples. No entanto, é importante prestar atenção a alguns detalhes. Saiba mais sobre como obter o empréstimo com garantia de imóvel com segurança!
1 – Conheça a empresa credora
Ao solicitar qualquer tipo de empréstimo, é importante que você tenha atenção redobrada com a empresa credora. Muitos golpistas se passam por entidades sérias para tirar dinheiro dos consumidores.
Por esse motivo, antes mesmo de fornecer dados pessoais a uma empresa, confira se ela realmente existe e se presta o serviço que promete. Busque essas referências sobre a credora na internet.
Quando for fazer alguma transação, mesmo que on-line, certifique-se de que está conversando com um representante da empresa — e não um terceiro. Só repasse informações se tiver segurança.
2- Comprove a renda
Desconfie de empresas que não solicitam comprovação de renda. Apesar de ter uma garantia, no refinanciamento imobiliário, as instituições solicitam que os clientes demonstrem que podem pagar pelo empréstimo.
Nesse sentido, a parcela do empréstimo deve ser de, no máximo, ? do rendimento do interessado. Essa é uma regra para evitar a inadimplência e que todos os bancos seguem.
Para garantir mais agilidade na liberação do crédito com garantia de imóvel, é importante providenciar todos os documentos o quanto antes. Assim, o banco irá avaliar mais rapidamente a situação do cliente.
?
3 – Analise seu orçamento
Apesar de poder ajudar em momentos difíceis, o empréstimo com garantia de imóvel não é uma extensão da sua renda. Então, não adianta pegar uma alta quantia se já souber que será difícil pagar.
Lembre-se de que você pode precisar de dinheiro para alguma emergência e, então, terá dificuldades de quitar esse crédito imobiliário. Portanto, antes de assinar o contrato, analise o seu orçamento.
Verifique se realmente precisa de todo o dinheiro que irá pegar emprestado e se as condições são as melhores. Será que em vez de parcelar em dez anos, você não conseguiria quitar em nove, por exemplo? Se for necessário, utilize uma ferramenta de controle financeiro para observar todo o seu orçamento.
É importante dizer o empréstimo com imóvel de garantia é uma das modalidades que aceita consumidores com nome negativo. Por esse motivo, se você estiver endividado, é necessário tomar ainda mais cuidado para que as dívidas não cresçam.
4 – Simule
Para saber exatamente o quanto você pode pagar e os custos da operação, faça uma simulação do empréstimo com imóvel de garantia. Na Melhortaxa, você pode fazer a simulação gratuitamente, apenas para verificar qual instituição tem as melhores condições.
Depois disso, você recebe por e-mail as propostas mais adequadas e, se quiser, pode dar prosseguimento à solicitação do empréstimo. Na segunda etapa é que ocorre a apresentação dos documentos e análise de crédito.
5 – Pague em dia
Organize-se para pagar o empréstimo nas datas estipuladas no contrato. Caso contrário, você ainda terá que arcar com juros e multas. Se tiver problemas e precisar de um prazo maior, converse diretamente com a instituição.
Não deixe de pagar o seu crédito em dia. Lembre-se de que, caso caia na inadimplência, o banco poderá tomar o seu patrimônio para vendê-lo, de forma semelhante ao que ocorre na hipoteca de imóvel.
Por esse motivo, vale mais a pena renegociar a dívida ou pedir um prazo maior do que deixar a dívida aumentar. Para evitar esquecimentos com relação ao dia do pagamento, utilize aplicativos ou ferramentas que façam você lembrar da data.
Aproveite as vantagens do empréstimo com imóvel de garantia para reorganizar as suas finanças ou realizar algum projeto especial. Na Melhortaxa, você pode fazer a simulação e solicitar o empréstimo com garantia de imóvel com total segurança. Simule já!