Empréstimo com imóvel em garantia: saiba detalhes

O empréstimo com imóvel em garantia é a melhor opção caso queira obter um alto volume de crédito com juros baixos

Trocar sua dívida por uma mais barata e com juros mais vantajosos pode ser uma boa opção caso queira obter melhores condições de pagamento. Diante disso, a melhor escolha é fazer um empréstimo com imóvel em garantia, em que você obtém um elevado volume de crédito e outros benefícios.

Como se sabe, com o refinanciamento imobiliário, pode-se obter até 60% do valor total da propriedade como crédito. Além disso, é possível quitar as prestações em até 240 meses (20 anos) com uma taxa de juros média de 16,7 a.a.

Contudo, existem alguns itens a serem cumpridos caso esteja interessado em contratar esses serviços. Justamente por isso, preparamos este post com o intuito de te orientar e passar todas as informações necessárias sobre os pré-requisitos do empréstimo com garantia de imóvel.

?

Quem pode optar por fazer um refinanciamento imobiliário?

As vantagens do empréstimo com garantia de imóvel são tantas, que muitos brasileiros estão preferindo contratar esse crédito ao invés dos famosos empréstimos pessoais. Como já mencionado os juros são muito mais baixos e o prazo de pagamento oferece mais benefícios ao bolso do consumidor.

Antes de mais nada, ao solicitar um refinanciamento de imóvel, a propriedade a ser usada como garantia precisa estar registrada em seu nome. Além disso, o bem precisa estar devidamente regularizado com todos os impostos, como o IPTU e o ITBI.

Outro ponto importante diz respeito a renda mensal do cliente. No caso, o ideal é que no máximo 30% do salário seja usado durante o pagamento das prestações. Dessa forma, será possível evitar possíveis imprevistos financeiros e o atraso das demais contas do orçamento. Por exemplo: a renda da pessoa no mês corresponde a R$ 6 mil, logo o valor máximo a ser pago por cada parcela deve ser de R$ 1,8 mil.

Uma dúvida muito frequente de quem deseja refinanciar o imóvel é sobre questões envolvendo empréstimo com garantia de imóvel para negativado. Nessa situação, alguns credores podem elevar as taxas de juros a serem pagas mensalmente, pois o risco de inadimplência tende a ser maior.

Como é feita a solicitação do crédito com garantia de imóvel?

Resumidamente, a solicitação e contratação do refinanciamento consiste em fazer uma breve análise sobre os juros cobrados por cada banco a fim de verificar qual possui condições vantajosas.

Essa tarefa pode ser ainda mais fácil de ser feita caso você faça um cadastro no site da Melhortaxa e passe a contar com uma equipe especializada no assunto para te atender.

1- Cadastre-se no site da Melhortaxa e verifique quais instituições possuem os menores juros

Preenchendo o cadastro no site da Melhortaxa, nossa equipe irá fazer uma análise dos juros de refinanciamento cobrados por cada banco. Logo depois, todas as propostas oferecidas pelas maiores instituições do Brasil são mostradas ao cliente e este será capaz de escolher qual melhor atende seu perfil.

Escolhido o credor mais vantajoso, nossa equipe irá lhe oferecer a ficha da instituição a ser preenchida com todas as informações pessoais e do imóvel. Ao mesmo tempo, é preciso deixar separado todos os documentos solicitados a fim de agilizar o processo de contratação.

2- Análise jurídica, do crédito a ser concedido e do bem a ser refinanciado

A segunda etapa de contratação do refinanciamento é a análise do crédito a ser concedida pela instituição financeira de acordo com a renda mensal do cliente. Nessa etapa, a Melhortaxa acompanha de perto todo o processo e fica de prontidão caso o banco tenha alguma dúvida sobre o contratante.

Aprovado o crédito, é feita uma análise jurídica sobre a propriedade a ser usada como garantia. Para isso, são solicitados do cliente alguns documentos do bem, como seu registro em cartório e matrícula devidamente regularizada. Tendo toda a papelada em mãos, o banco as encaminhará ao setor jurídico.

Com todos os documentos do imóvel aprovados, o banco irá solicitar uma avaliação da propriedade. Nesse ponto, um engenheiro é contratado e o cliente irá recepcioná-lo em casa durante o processo de vistoria. Aqui também a Melhortaxa fica disposição caso surja algum problema capaz de comprometer o bom andamento do processo.

3- Assinatura do contrato e seu registro em cartório

Após tudo estar devidamente regularizado, o contrato de empréstimo com imóvel em garantia é emitido pelo credor. Ao mesmo tempo, a Melhortaxa marca uma data para contratante e contratado se encontrarem e assinarem toda a papelada. Após isso, o cliente deve levá-los a um cartório e registrá-los.

Com isso, imediatamente, a quantia solicitada é disponibilizada na conta do cliente e o mesmo poderá usá-la em diferentes funções. Seja no pagamento das dívidas ou, até mesmo, dar entrada em um novo imóvel: não existem restrições quanto ao saldo do crédito concedido.

A Melhortaxa oferece assistência gratuita em todas as etapas de contratação de um refinanciamento com os menores juros do mercado. Por isso, não perca mais tempo, cadastre-se já em nosso site e conte com a ajuda de uma equipe altamente especializada para te ajudar.

Veja Também