No momento de dar início a um empréstimo ou financiamento, uma série de documentos são solicitados. Além de apresentar documentos pessoais, é necessário provar a sua capacidade de pagamento, mas você sabe como comprovar renda?

Há algumas possibilidades que cumprem esse papel na contratação de crédito: holerite, extratos bancários, carteira profissional, Imposto de Renda, Decore. Então, para tirar dúvidas sobre como ou quando utilizar cada um deles, acompanhe o conteúdo que preparamos e saiba como fazer um comprovante de renda a seguir.

O que é o comprovante de renda?

É por meio do comprovante de renda que você informa a uma instituição financeira seu orçamento mensal, independentemente de sua renda ser fixa ou variável. Dessa maneira, é definido seu limite de crédito.

Com isso, você garante que tem a capacidade de assumir as parcelas do seu financiamento. Para a instituição, há segurança para liberar o montante solicitado, visto que o mutuário pode arcar com o débito, sem comprometimento maior que 30% dos rendimentos mensais.

Outra função do comprovante de renda é informar seu tipo de perfil financeiro. Assim, os bancos sabem se você é ativo financeiramente, se tem débitos em seu nome ou se gasta mais do que ganha, desregulando as suas finanças.

A sua renda mensal também dita quais tipos de produtos e serviços são os mais adequados para você. Isso porque é importante ter o controle dos gastos e focar somente em valores compatíveis com o orçamento.

Como comprovar renda?

Para você entender o que serve como comprovante de renda, listamos os principais documentos que podem ser apresentados às instituições financeiras no momento da contratação de crédito. Veja abaixo:

Holerite

O holerite é entregue pela empresa empregadora ao funcionário com registro em carteira. Também chamado de contracheque, nesse documento constam informações como salário mensal, renda bruta e líquida, e dedução referente ao pagamento de impostos.

Esse é um dos meios mais comuns de como comprovar renda. Geralmente, são solicitados os três últimos holerites, em que são observados a data de admissão, o valor mensal e a renda propriamente dita.

Carteira de trabalho

Outra opção que pode substituir o holerite é a carteira profissional. Por apresentar o valor do salário, ela pode ser considerada um documento válido na hora de como comprovar renda.

como comprovar renda

Porém, se os seus rendimentos são compostos por comissionamento de vendas ou participação nos lucros, essa informação está omitida, o que pode reduzir o seu poder de compra ou crédito.

Extrato bancário

No caso de profissionais sem registro em carteira, o extrato bancário serve como comprovante de renda. Isso porque, por meio dele, você comprova a movimentação em sua conta corrente. Geralmente, é necessário apresentar os extratos dos últimos seis meses.

Para isso, o ideal é que você concentre todas as suas entradas e saídas em uma única conta. Consulte o banco com o qual você está tratando e verifique se essa opção é válida na contratação do crédito, afinal pode haver restrições quanto ao documento.

Declaração de Imposto de Renda

A DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física) é emitida anualmente por profissionais que informam seus rendimentos e os bens registrados em seu nome.

Por isso, o imposto de renda serve como comprovante de renda. Porém, a DIRPF traz os rendimentos informados no ano anterior, ou seja, não constam ali as informações sobre o rendimento atual de um profissional. Vale ressaltar que, junto à Declaração de Imposto de Renda, pode-se exigir holerites ou extratos bancários.

Decore

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore é um documento emitido por um contador, por isso não é popularmente conhecido como outros meios de como comprovar renda. Mesmo assim, é aceita pelos bancos.

Para emitir o Decore, o contador precisa reunir os extratos bancários, a declaração de Imposto de Renda e outros itens que compõem a renda do solicitante, como recibos de locação imobiliária, por exemplo. Essa é uma maneira de como comprovar renda sendo autônomo.

Entenda por que comprovar renda na contratação de financiamento

A aquisição de um financiamento imobiliário leva tempo e envolve certa burocracia ao cliente. No entanto, antes de fazer uma simulação junto aos bancos, é necessário entender como comprovar renda, o mercado e os valores dos imóveis.

Fazendo a simulação, você sabe quanto é necessário para o financiamento e a quantia que precisa comprovar. Em geral, nessa etapa, chega-se a um valor aproximado da parcela para a quitação do crédito a ser adquirido pelo cliente.

O próximo passo é apresentar os documentos, o que inclui como comprovar renda, ou seja, garantir o pagamento. Então, a instituição faz uma análise de crédito, em que o orçamento é verificado. Depois de você apresentar a documentação e provar a sua capacidade de pagamento, o montante é liberado.

Vai dar início ao seu financiamento? Conte com a Melhortaxa!

Agora que falamos sobre como comprovar renda para o financiamento, você pode reunir a documentação necessária e dar início ao seu processo de maneira mais assertiva.

Para isso, conte com a equipe de especialistas em crédito imobiliário da Melhortaxa! Envie o seu formulário de cadastro e conte com uma assessoria personalizada, rápida e gratuita! Acesse agora mesmo!