Comprar um imóvel está entre os seus maiores sonhos? Pois, saiba que você não está sozinho! Esse é o desejo de grande parte dos brasileiros, e nós sabemos que nem sempre é possível realizá-lo à vista. Por isso, é importante que você entenda como calcular financiamento imobiliário

Diversos são os fatores que influenciam o valor final de uma parcela de financiamento, desde a aprovação do crédito até o sistema de amortização escolhido. Se você está em dúvida sobre quanto vai ganhar mensalmente, nada melhor que entender como o cálculo é feito.

Está em busca do melhor financiamento imobiliário para realizar o sonho da casa própria? Preparamos um guia para você planejar todas as etapas e compreender como o seu crédito será calculado. Confira!

Entenda como a análise de crédito é feita

Pode parecer que não, mas a análise de crédito, isto é, a primeira fase do processo de solicitação, influencia muito a hora de avaliar como calcular financiamento imobiliário. Os bancos responsáveis pelas modalidades de crédito utilizam esse recurso para reunir garantias financeiras do cliente.

Durante o processo de análise dos financiamentos imobiliários, são avaliados fatores como a reputação do contratante, se o nome está limpo em agências como Serasa e SPC, se a proposta se encaixa no orçamento, etc. É a partir dessa avaliação que a instituição credora realizará o cálculo de liberação de crédito.

Portanto, o ideal é que você organize o orçamento antes de sair à procura do financiamento certo para a realização do seu sonho. Isso evitará até uma cobrança maior de juros lá na frente. 

Saiba diferenciar as taxas e os encargos

Uma das maiores dúvidas que surgem sobre esse tema é a respeito da taxa do financiamento imobiliário. Ela é composta por vários encargos, ou seja, a taxa de juros é apenas uma das variantes.

O aglomerado de taxas que compõem o financiamento faz parte do Custo Efetivo Total (CET) da operação. Nele, constam as taxas cobradas por cada instituição credora, além dos juros, do sistema de amortização, dos gastos com documentos do imóvel, etc. 

Por isso, na hora de avaliar as opções de financiamentos imobiliários disponibilizadas pelo mercado, você deve se atentar para o cálculo total dos valores. Lembre-se que esse tipo de linha de crédito possui prazos longos, que podem durar até 30 anos, e os valores seguem reajustes anuais. 

Defina o sistema de amortização

O sistema de amortização nada mais é que a fórmula de cálculo utilizada pela instituição para definir o saldo devedor do cliente. Há diversas formas de estabelecer o padrão de cobrança, e isso também influencia diretamente a hora de saber como calcular os juros de um financiamento imobiliário.

O Sistema de Amortização Constante (SAC) e a Tabela Price são os dois principais métodos utilizados pelos bancos, mas ainda há o Sacre e o Americano. A diferença entre eles está na maneira como os juros incidem sobre o financiamento. Isso também é definido conforme a análise feita pelo banco lá no início, com base no perfil do contratante.

como calcular financiamento imobiliário

Faça simulações para definir o melhor crédito

No fim das contas, o melhor financiamento será aquele que for bem planejado. Para isso, uma boa relação com o banco faz toda a diferença. Se você está em busca da compra do primeiro imóvel, é fundamental pesquisar as melhores condições — afinal, é o seu orçamento que está em jogo.

A melhor maneira de definir a linha de crédito ideal para o seu negócio é comparando as opções. O simulador de financiamento imobiliário da Caixa, por exemplo, utiliza seus dados para apresentar propostas personalizadas com base na sua renda mensal, no valor do imóvel que você deseja comprar e em outros fatores.

O Custo Efetivo Total, contando com os juros, também é pré-calculado, o que permite se planejar financeiramente antes mesmo de visitar uma agência bancária para negociar. 

Com essas dicas, você saberá como calcular financiamento imobiliário antes de negociar as condições. Lembre-se de avaliar o próprio orçamento e nunca comprometer mais de 30% da renda mensal com o parcelamento do crédito.

Faça simulações com a Melhortaxa!

Agora que você já sabe como calcular financiamento imobiliário, que tal aproveitar um de nossos simuladores para encontrar a melhor oferta para a sua proposta? A Melhortaxa pode te ajudar a realizar o sonho da casa própria!

Faça o cadastro em nosso site e receba as melhores ofertas para o seu orçamento, sem sair de casa. Nossa assessoria é gratuita e ajudará você a sanar todas as dúvidas referentes ao processo de solicitação de financiamento.