Você sabe o que é área privativa? Entender sobre este e outros conceitos na hora de comprar seu apartamento faz toda a diferença. Afinal, é possível saber qual é o espaço total do seu empreendimento!

É importante estar atento a todas as formas de medida de cada espaço, pois muitas propagandas podem enganar. Sabendo o que cada uma significa, você não corre o risco de comprar gato por lebre. Pensando nisso, confira o que é área privativa.

O que é área privativa

A área privativa em apartamento é basicamente todo o espaço a partir da porta para dentro do imóvel. É tudo que os moradores podem aproveitar sem precisar compartilhar com outras pessoas de fora. Geralmente, ela vem informada na matrícula e também na escritura. 

Para medir tudo o que é área privativa em apartamento pode-se incluir também as espessuras das paredes internas. Para incluir outros espaços na conta, como a garagem, é necessário que ela seja de uso exclusivo do apartamento em questão. 

Parede de divisão com outro apartamento

Para incluir a parede que divide o apartamento com o vizinho não é difícil. Basta calcular a espessura e dividir pela metade, uma para cada imóvel, e incluir na medição do espaço. 

Outros termos relacionados

Área privativa, útil, comum… Todas elas têm um significado e uma importância na hora de medir o seu imóvel. Para ficar atento na hora de comprar seu apartamento, entenda o que cada um especifica.  

área privativa

Esses termos foram definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para que o comprador de um imóvel não se engane ao observar as metragens definidas por áreas. 

Área útil

A área privativa e a área útil têm poucas diferenças. As duas servem para se referir ao espaço interno do imóvel. No entanto, diferentemente da primeira, a segunda não inclui as espessuras das paredes internas. 

A área útil é todo o espaço que pode ser ocupado por móveis. Para contá-la, é comum usar apenas os pisos de cada cômodo. Ela pode ser chamada também de “área de vassoura”, pois é tudo que pode ser varrido no imóvel. 

Área comum

Em um apartamento, é normal ter espaços internos no condomínio para uso coletivo, como salão de festas e piscina. Eles são chamados de área comum, pois todos podem usar e devem se responsabilizar pelos custos de manutenção. 

Nesse caso, o estacionamento sem vagas demarcadas é considerado um espaço de uso comum. Quando essas áreas são definidas e cada um tem a sua, pode-se dizer que são privativas. 

Para calcular os gastos com as áreas comuns existe a fração ideal. Essa é a divisão dos espaços de todos os condôminos proporcionalmente a cada apartamento. Assim, cada proprietário arca com os custos que lhe cabem, como IPTU e os rateios de manutenção. 

Área total

A área total é caracterizada por todo o espaço comum e privativo de um condomínio. Ou seja, é a soma dos espaços externos, dentro do limite do prédio, com a parte interna de cada apartamento.

Como escolher o imóvel ideal

Depois de entender o que é a área privativa de um imóvel e todos os significados de medidas, fica mais fácil encontrar seu apartamento ideal. Você poderá se basear nos espaços e analisar se é confortável ou não para você.

Será possível planejar melhor seu espaço, contratando ou não um arquiteto, e saber como instalar os móveis da melhor forma. Sem esquecer, é claro, de contar quantas paredes existem no imóvel e qual é a espessura de cada uma delas. 

Já no momento da negociação, certifique-se de que os valores são reais e correspondem ao que especificam. Por exemplo, comprar se baseando na apenas na área total pode gerar problemas, pois você não saberá ao certo o tamanho privativo. 

Além disso, é importante saber o tamanho do espaço total, junto às áreas comuns, pois será mais fácil ter uma noção dos gastos futuros, como IPTU e as taxas do condomínio.