Realizar o sonho da casa própria é o desejo de muitos brasileiros. E depois de tanto esforço e dedicação, muita gente se esquece de que tão importante quanto encontrar o imóvel ideal é saber protegê-lo da melhor forma. E o seguro de casa foi criado justamente para esse fim.
Investir na segurança física do imóvel nem sempre diz respeito apenas à estrutura do local. Câmeras, alarmes e outros recursos podem fazer a diferença em casos de furtos e assaltos, mas um seguro residencial também é importante para evitar situações imprevisíveis, como incêndios, danos elétricos e mais.
O que muita gente não sabe é que o seguro residencial é relativamente barato e oferece muita proteção ao patrimônio. Mas, afinal, quais são os benefícios reais de um seguro de casa, quanto custa o investimento e o que de fato ele cobre na construção? Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.
O que é o seguro de casa?
O seguro de casas é emitido por uma seguradora, com o objetivo de fornecer uma série de serviços para combater prejuízos estruturais ao imóvel. Como diversos outros seguros, ele existe para resguardar o dinheiro investido dos moradores, garantindo uma indenização em caso de situações que geram prejuízos.
O contrato da prestação de serviços do seguro de casa deve ser negociado com a seguradora, já que há diversos níveis de cobertura que variam conforme o tamanho do imóvel e a necessidade dos moradores por serviços extras.
Por que contratar um seguro de casa?
Quando falamos na aquisição de um imóvel próprio, isso significa que um grande investimento está sendo feito por parte do comprador. O mínimo que se espera é que a residência mantenha-se protegida de quaisquer situações desagradáveis. Por isso, o seguro de casa entra como um complemento para proteger o imóvel.
Além de cobrir eventuais problemas como furtos, incêndios e outras ocorrências imprevisíveis, o seguro para casa pode oferecer, ainda, serviços de assistência 24 horas, como chaveiros, eletricistas e outros prestadores de serviço convencionais do dia a dia.
Se você tem dúvidas sobre quanto custa um seguro de casa, saiba que o valor é também uma das grandes vantagens. O custo médio anual de um seguro residencial gira em torno de R$ 250 – para uma cobertura estimada em R$ 200 mil.
Quais são as principais coberturas do seguro de casa?
Mas afinal, o que cobre o seguro residencial? Se você está em dúvidas, acompanhe todos os detalhes a seguir e saiba quais são as situações em que ele pode ser acionado para cobrir eventuais problemas.
Incêndios
Uma das principais funções do seguro residencial é proteger o imóvel de situações imprevisíveis, ou seja, aquelas que acontecem de repente e podem acabar gerando prejuízos na estrutura física do imóvel.
É o caso dos incêndios causados por qualquer circunstância, sejam explosões, problemas na fiação elétrica etc. Em caso de emergência, a proteção é acionada para a seguradora – que garantirá uma indenização ao morador, de acordo com o que está previsto em contrato.
Furtos e roubos
O seguro de casa também cobre a sua residência de eventuais furtos e roubos, o que acaba sendo uma vantagem e tanto para quem mora em casa, já que esse tipo de situação infelizmente pode acontecer com certa frequência no Brasil.
O seguro é acionado quando o roubo acontece por meio de ameaça, violência física ou uso de arma, além de situações como arrombamento e destruição. A seguradora se responsabiliza por gerar uma indenização para a reparação dos bens e possíveis reparos na estrutura, caso necessário.
Desastres físicos e naturais
Fragilidade na estrutura, problemas recorrentes de desastres naturais, queda de aeronaves… Ninguém gosta de pensar em situações como essa, mas a verdade é que nunca estamos totalmente protegidos de uma situação como essa.
O seguro de casa pode cobrir a reconstrução parcial ou total do imóvel em situações graves como essas, além de indenizar o morador para possíveis reparos e fortalecimento da estrutura para evitar novos acidentes.
Assistência 24h
Além de reparar possíveis situações de desgaste no imóvel, o seguro residencial facilita a vida do morador por meio de serviços de assistência. Portanto, ele não precisa ser acionado apenas para situações de emergência na estrutura.
Perdeu a chave da residência? Está com problemas na fiação elétrica? Precisa de um conserto rápido? Muitas seguradoras oferecem trabalhos assistenciais extras no contrato do seguro, o que acaba sendo um benefício a mais na hora de fechar a apólice combinada.
Tire suas dúvidas com a Melhortaxa
Agora que você já sabe tudo sobre o seguro de casa, ficou mais fácil pesquisar a melhor forma de adquirí-lo. Quer acompanhar outras dicas para deixar sua casa mais segura? Continue lendo o blog da Melhortaxa e tire todas as suas dúvidas com nossos consultores.