O sonho da casa própria é uma das principais metas dos brasileiros; contudo, nem sempre o lugar que desejamos cabe na nossa realidade, não é mesmo? Com tantas opções de aluguel e financiamento no mercado, fica a dúvida: é melhor comprar ou alugar?
A decisão de comprar ou alugar um imóvel não é nada fácil e depende diretamente do momento de vida do indivíduo, da sua realidade financeira e também das condições de negociação do imóvel desejado.
Afinal, ninguém quer perder dinheiro em um aluguel que não vale a pena. Porém, nem todos estão dispostos a passar anos financiando um apartamento e no final pagar muito mais do que o imóvel realmente vale. Mas fique tranquilo! No conteúdo a seguir, vamos ajudar você a resolver esse dilema.
Como saber se é melhor comprar ou alugar?
Uma das formas de saber se é melhor comprar ou alugar um imóvel é avaliar o preço de venda e o valor do aluguel. De acordo com os especialistas, o aluguel pode ser interessante quando o valor pago mensalmente é entre 0,3% e 0,5% do valor do imóvel.
Isso significa que o aluguel deve ser um valor abaixo das parcelas pagas em um financiamento. Porém, essa é uma vantagem momentânea, afinal anos no aluguel podem sair bem mais caros no final.
Alugar imóvel: quando vale a pena?
Por demandar o pagamento de uma entrada e se tratar de um comprometimento por anos, o financiamento imobiliário é bastante intimidador. Por isso, o aluguel se mostra uma opção interessante para quem deseja sair de casa, mas não quer se comprometer tanto.
Outro ponto positivo do aluguel é a mobilidade, afinal é possível mudar de casa com muito mais facilidade. Porém, existem questões que vão além do financeiro e afetam a estabilidade desse lar, como o encerramento do contrato por vontade do locatário ou a venda do imóvel.
Comprar um imóvel: quando vale a pena?
Comprar vale a pena sempre que o indivíduo tiver condições de arcar com os custos da aquisição de um imóvel. Ou seja, se ele tiver dinheiro suficiente, seja para comprar à vista ou financiar. Além da questão financeira, outros fatores devem ser observados:
- certifique-se de que vai ficar no imóvel boa parte da sua vida;
- veja se a parcela do financiamento é equivalente à de um valor confortável de aluguel;
- analise se a moradia vai atender a família com conforto.
Comprar ou alugar? Não existe uma resposta fácil para a questão, pois é preciso avaliar a situação como um todo. Afinal, cada um tem a sua realidade, mas se você sonha em adquirir um imóvel próprio e não pode pagar à vista, existem opções.
Alugar ou financiar?
Entre alugar ou financiar, a melhor alternativa é aquela coerente com a realidade financeira, os recursos e os objetivos da pessoa. Para tomar essa decisão, é necessário pensar em longo prazo e considerar os prós e contras de cada caminho.
Se você não deseja embarcar em um financiamento, o ideal é ter um aluguel que permita poupar dinheiro suficiente para comprar o seu imóvel à vista. Atualmente, existem aplicações no mercado que podem trazer mais rentabilidade e ajudar você a atingir a meta mais rápido.
No entanto, caso disponha de uma boa parte do valor do imóvel desejado, entre 20% e 30%, é possível iniciar um financiamento. Com um simulador de financiamento imobiliário, você pode ver como vão funcionar as parcelas do seu futuro imóvel.
Agora, para aqueles que não têm a disciplina necessária para juntar esse montante ou realmente não dispõem de uma sobra no orçamento para economizar e investir, o consórcio imobiliário pode ser uma opção mais interessante entre comprar ou alugar.
Isso, porque no consórcio um grupo de pessoas se reúnem com objetivo de adquirir o imóvel. Todos os meses uma pessoa é contemplada com uma carta de crédito e, assim, recebe o valor total para a construção ou a aquisição de um imóvel. Nessa modalidade, não há juros nem é preciso ter o valor da entrada.
Desde que haja planejamento financeiro e consciência, é possível obter o seu imóvel por todos esses meios. Por isso, não deixe de buscar mais informações sobre o assunto e procure organizar a sua vida financeira.
Simule o seu financiamento com a Melhortaxa
Se você ainda tem dúvidas sobre comprar ou alugar um imóvel, utilize o nosso simulador de financiamento imobiliário e veja quais são as melhores condições de financiamento do mercado. Ele oferece uma visão mais clara, que permite a você saber quanto será necessário para adquirir o seu imóvel.
Agora, se o que você busca é o consórcio imobiliário, nós também podemos ajudar! A Melhortaxa pode apresentar o que há de melhor no mercado, então faça o cadastro e receba as melhores propostas. Não perca tempo!